Acompanhamento de Egressos

Nos cinco anos recentes, o programa vem fortalecendo ações para acompanhamento dos egressos por entender que esse movimento é fundamental para compreender em que medida o PPGADM tem cumprido sua finalidade precípua que é "formar pesquisadores, docentes e profissionais altamente qualificados e desenvolver soluções, estratégias e inovações para organizações públicas e privadas por meio da produção e avanço do conhecimento científico e tecnológico".

 

Em 2022, o programa decidiu estruturar políticas para nortear as ações durante o quadriênio. Neste sentido, em decisão da CPG, criou grupos formalizados por meio de portaria da unidade acadêmica (FACE). A Portaria FACE/UFG Nº 9, de 14/03/2022 formalizou a criação do grupo de um Grupo de Trabalho (GT), composto pela professora Estela Najberg e o Técnico-administrativo Gilson Carlos de Assis Junior para criar uma política de Acompanhamento de Egressos no PPGADM.  A portaria está disponível na página web no PPGADM no menu programa.

 

No Planejamento Estratégico 2024-2028 foi previsto o objetivo estratégico 8 (OE 8) de “consolidar uma política para o acompanhamento de egressos”. O programa entende que é necessário consolidar uma política no sentido de sistematizar as ações existentes. De todo modo, considerando o tempo de existência do programa, as ações existentes têm contribuído para o programa avaliar o cumprimento de sua finalidade e aperfeiçoar seu funcionamento a partir da inserção dos egressos no mercado de trabalho e dos feedbacks que eles fornecem.

 

Um eixo das ações existentes refere-se à organização e atualização dos dados dos egressos. A secretaria do programa realiza os processos referentes a estas ações.  Elas são descritas a seguir.

 

O Programa possui em sua página web um ambiente em que são listados e atualizados os egressos do mestrado, do doutorado e de pós-doutorado. Ela pode ser acessada em https://ppgadm.face.ufg.br/p/38601-egressos. Essa lista mostra, além do nome do/a egresso/a, o ano de titulação, o nome do/a orientador/a, o link para currículo Lattes e para o repositório institucional de dissertação e teses da UFG gerida pela Biblioteca Central (sibi.ufg.br).

 

Outra ação recente fomentada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG e customizada pelo PPGADM é o ‘Mapa de Egressos’. Essa ferramenta está disponível na página web do programa e consiste em uma plataforma Power BI na qual os/as egressos atualizam periodicamente suas informações. A partir de arquivos mestres é possível gerar painéis com informações valiosas para o  programa, como quantidade de egressos por ano e atuação, mapear local de atuação (no Brasil ou mundo), montar uma rede de contatos, entre outros aspectos. Essa ferramenta tem um caráter dinâmico. Ou seja, o egresso pode atualizar suas informações a qualquer tempo. Mas o programa faz chamadas anuais para incentivar a atualização. Na página do programa e em anexo estão as informações da chamada de 2024. O PPGADM tem utilizado a ferramenta para autoavaliação e acompanhamento de egressos. Adiante, nos itens seguintes desta seção serão apresentadas informações oriundas do mapa de egressos. O Mapa de egresso está na página web do programa.

 

Outro instrumento utilizado pelo PPGADM é o levantamento de percepção do/a egresso/a em relação ao programa. Esse levantamento foi realizado pela primeira vez nesse quadriênio para subsidiar o Planejamento Estratégico 2024-28. É um instrumento menos dinâmico que o Mapa de Egressos porque reflete a “foto” do momento da coleta de dados. Porém, traz informações mais detalhadas sobre diversos aspectos. Por exemplo, neste levantamento foi possível traçar a “persona do egresso” com base nos dados de 41 respondentes: Mulher CIS, entre 30 e 40 anos; branco/a, heterossexual; Sem dificuldades físicas ou motoras, morador de Goiânia; Graduado/a em Administração; Servidor/a público/a efetivo/a; renda mensal acima de R$ 7.500; Sente falta do ambiente universitário; Consideram que a finalização da pós-graduação no PPGADM melhorou sua vida profissional; Está satisfeito com o Programa.

 

Igualmente, trouxe informações que 73,2% têm alta satisfação (notas 8, 9 ou 10) em ter participado do PPG. Por outro lado, revelou que 14,6% não sentem falta de nada do período que estavam cursando a pós. Neste último grupo, alguns egressos revelaram sofrimento e adoecimento causado por fatores associados ao programa (sobrecarga de trabalho ou relacionamento com orientador/a). Essas informações foram úteis para o programa estabelecer no âmbito do Planejamento Estratégico 2024-28 o objetivo estratégico (OE 2) de "Aumentar a atratividade do programa para discentes, docentes e TAEs” e ações como: Ação 1: Realizar treinamentos para o corpo docente, discentes e funcionários sobre a importância da inclusão e acessibilidade; Ação 2: Possibilitar ampla divulgação das ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis-PRAE sobre segurança física e psicológica no âmbito da UFG; Ação 3: Promover ações de sensibilização para os efeitos nocivos de todo tipo de assédio; Ação 4: Promover atividades com o objetivo de intervir no processo de adoecimento de discentes, docentes e técnicos, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas (ações de escuta e monitoramento).

 

Outro eixo das ações existentes refere-se à comunicação e relacionamento. Neste eixo, o programa mantém, desde janeiro de 2020, um grupo via aplicativo Whatsapp para comunicações rápidas (convites, avisos, recados, lembretes etc.). Em dezembro/2024 este grupo tinha 91 membros (65% dos egressos). Este é um canal efetivo de comunicação do programa com egressos. Lá são postados, pela coordenação do programa e pelos egressos, diversos conteúdos de interesse, tais como: oportunidades de trabalho, concursos, editais diversos, solicitação de parceria para realização de pesquisa, oportunidades em projetos, indicação de profissionais, convites de eventos do PPGADM e externos etc.

 

O PPGADM entende que precisa melhorar o relacionamento com egressos e no Planejamento estratégico previu seis ações para cumprir o objetivo estratégico (OE 8) “Desenvolver uma política para o acompanhamento de egressos”: Ação 1: Estabelecer formalmente um protocolo de acompanhamento de egressos/as; Ação 2: Coletar sistematicamente informações sobre egressos (mapa de egressos); Ação 3: Incentivar a criação de associação de egressos/as; Ação 4: Incentivar a participação de egressos/as em projetos do Programa; Ação 5: Promover encontros anuais com egressos; Ação 6: Realizar survey periódico (cada 2 ou 4 anos) sobre a posição profissional dos/as egressos/as. Importante notar que, conforme descrito acima, as ações 2 e 6 já foram implementadas e serão continuadas.