Diretrizes do Projeto Pedagógico
O projeto pedagógico do programa propõe uma trilha formativa alinhada ao propósito do programa que é "formar pesquisadores, docentes e profissionais altamente qualificados e desenvolver soluções, estratégias e inovações para organizações públicas e privadas por meio da produção e avanço do conhecimento científico e tecnológico". Foi estruturado considerando as orientações da área 27 da Capes, do Regulamento Geral da Pós-Graduação na UFG, da Resolução Específica do PPGADM o perfil dos docentes e projetos de pesquisa e outras características do contexto em que o programa está inserido.
O projeto está estruturado basicamente em três tipos de atividades formativas: (a) Oferta de disciplinas, (b) Formação para docência e (c) Desenvolvimento de pesquisas.
Segue o elenco de disciplinas do programa com respectivos números de créditos (cr) e natureza (obrigatória ou eletiva):
* Fundamentos [obrigatórias]
Teorias Organizacionais (4cr)
Pesquisa em Administração (4cr)
Formação para o Ensino em Administração (2cr)
*Formação em Métodos de Pesquisa [obrigatórias]
Métodos Quantitativos em Administração (4cr)
Métodos Qualitativos em Administração (4cr)
Análise multivariada de dados (4cr)
Tópicos avançados em Métodos Quantitativos em Administração (4cr) (obrigatória apenas para DR)
Tópicos avançados em Métodos Qualitativos em Administração (4cr) (obrigatória apenas para DR)
* Linha 1 - Estratégia, Empreendedorismo e Inovação [eletivas]
Administração da Inovação (2cr)
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento (2cr)
Empreendedorismo (2cr)
Estratégia (2cr)
Estratégias de Marketing (2cr)
Tópicos Especiais em Estratégia, Empreendedorismo e Inovação (2cr)
* Linha 2 - Administração Pública e Políticas Públicas[TA4] [eletivas]
Estado, Governo e Administração Pública (2cr)
Gestão de Políticas Públicas (2cr)
Gestão Pública Contemporânea (2cr)
Tópicos Especiais em Administração Pública e Políticas Públicas (2cr)
Cada crédito em disciplina corresponde a 16 (dezesseis) horas de atividades. As disciplinas obrigatórias são oferecidas anualmente e as eletivas pelo menos uma vez a cada dois anos.
O rendimento acadêmico do aluno em cada disciplina é avaliado por meio de instrumentos de avaliação definidos pelo docente responsável pela disciplina. O resultado final é expresso sob a forma de conceitos: A = Muito bom, aprovado, com direito a crédito; B = Bom, aprovado, com direito a crédito; C = Regular, aprovado, com direito a crédito e D = Insuficiente, reprovado, sem direito a crédito. A reprovação em duas disciplinas implica no desligamento do discente do programa.
O aproveitamento de crédito é permitido e os critérios são previstos em instrução normativa específica do programa.
As atividades de formação para docência preveem a oferta de uma disciplina de dois créditos (Formação para o Ensino em Administração) e a realização do Estágio em Docência de 32 horas para o mestrado e 64 horas para o doutorado sob orientação de um docente do curso. Os critérios e orientações para a realização do estágio docência estão estabelecidos em uma norma interna específica do programa.
Nas atividades de pesquisa, os discentes participam de projetos sob a orientação de docentes e fazem interações com organizações para o desenvolvimento da pesquisa em contextos empíricos. Este processo culmina em dois resultados principais: (1) na elaboração de relatórios de pesquisa sob a forma de artigos para apresentação em congressos científicos e do trabalho de conclusão do curso (dissertação de mestrado ou tese de doutorado); e (2) no desenvolvimento de soluções, estratégias e inovações para organizações ou políticas públicas. Os discentes são incentivados a participar das atividades dos projetos e grupos de pesquisa de seus orientadores, que podem realizar atividades específicas de formação tais como seminários, visitas técnicas e reuniões nas organizações, cursos de formação de curta duração etc.
Não há atividades complementares regulamentadas com direito a crédito.
As atividades do MESTRADO estão previstas da seguinte forma:
* Integralização de 24 créditos em disciplinas, sendo 16 créditos em obrigatórias e 8 em eletivas;
* Realização do exame de qualificação (até o 14º mês);
* Realização do estágio docência;
* Publicação de trabalhos relacionados à pesquisa da dissertação antes da defesa (no mínimo, um artigo ou resumo expandido em evento científico; e a submissão de um artigo para periódico).
* Defesa do trabalho final (até 24º mês);
As disciplinas obrigatórias são: Teorias Organizacionais, Pesquisa em Administração, Métodos Quantitativos em Administração, Formação para o Ensino em Administração e, de acordo com o método de pesquisa escolhido para o projeto de pesquisa, Análise multivariada de dados ou Métodos qualitativos em administração.
As atividades do DOUTORADO estão previstas da seguinte forma:
* Integralização de 34 créditos em disciplinas, sendo 24 créditos em obrigatórias e 10 em eletivas;
* Aprovação no exame em conteúdos específicos (do 15º ao 20º mês);
* Aprovação no exame de qualificação (do 20º ao 26º mês);
* Realização do estágio docência;
* Publicação de trabalhos relacionados à pesquisa da tese antes da defesa (no mínimo um artigo ou resumo expandido em evento de abrangência nacional ou internacional; e um artigo em periódico publicado ou aceito pelo menos nível qualis A4).
* Defesa do trabalho final (até 48º mês);
As disciplinas obrigatórias são: Teorias Organizacionais, Pesquisa em Administração, Métodos Quantitativos em Administração, Formação para o Ensino em Administração, Análise Multivariada de Dados, Métodos Qualitativos em Administração e uma disciplina de Tópico Avançado em Método quantitativo ou qualitativo.
Os requisitos necessários que devem ser cumpridos para a realização da sessão de defesa do trabalho final e obtenção do título estão previstos em norma interna do programa.