Política de Incentivo à Inovação
Em 2022, o programa decidiu estruturar políticas para nortear as ações durante o quadriênio. Neste sentido, em decisão da CPG, criou grupos formalizados por meio de portaria da unidade (FACE). A Portaria FACE/UFG Nº 10, de 14/03/2022 formalizou a criação de um Grupo de Trabalho (GT), composto por membros do NDP (professoras Maria Salete Batista Freitag e Daniela Rosim e o Professor Cândido Vieira Borges Júnior) para propor uma Política de Incentivo à inovação, transferência de conhecimentos e impacto social no PPGADM. A portaria está disponível na página web do PPGADM no menu ‘programa’.
O GT realizou discussões e reuniões com membros do NDP para levantamento de iniciativas em curso. Após 90 dias de trabalho, duas diretrizes da Política de Incentivo à inovação, transferência de conhecimentos e impacto social foram propostas pelo GT e validadas pela CPG:
(1) Fomentar a aproximação e parcerias com organizações públicas, privadas e da sociedade civil para realização de projetos que envolvam formação de pessoas e o desenvolvimento de soluções inovadoras com potencial de impacto social e econômico;
(2) Estimular o desenvolvimento de atividades de formação e pesquisa articuladas no nível do programa para o fortalecimento das estruturas de cooperação e trabalho coletivo dentro do programa e que amplie o potencial de impacto social e econômico.
Quanto à diretriz um, verificou-se que os 19 docentes do NDP coordenaram 48 projetos no quadriênio de forma articulada às suas produções intelectuais e orientações de mestrado e doutorado. 33 com financiamento externo. Os números mostram que houve aproximação dos docentes com as organizações de suas áreas específicas de atuação. Vale ressaltar que os projetos, principalmente os financiados, previam as metas de resultados que envolviam alguma forma de transferência de conhecimento e os impactos esperados.
Os projetos são:
* Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Mapeamento, Monitoramento e Avaliação em Educação na Saúde (SIMAPES)
* Centro de Inovação Em Gestão Da Educação e do Trabalho em Saúde (CGTES)
* Redes de cooperação e rotas tecnológicas sobre energias renováveis
* Cooperação para estudos e pesquisas em gestão do trabalho em saúde no Brasil
* Empreendedorismo por mulheres em Goiás
* Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação de Modelo Referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho em * Regiões de Saúde no Brasil
* Competitive resources and RDI collaborative networks for the performance of technological innovation in the agricultural sector
* Governança de redes de inovação como estratégia competitiva para smart agriculture/ agricultura 4.0
* Recursos competitivos e redes de inovação aberta no âmbito de projetos de PDI entre instituições públicas e startups para o desenvolvimento do ecossistema de saúde regional
* Municípios: capacidades, políticas públicas e desenvolvimento local
* Estudo de Políticas Públicas
* Gestão nas organizações públicas
* Inovação em organizações de justiça
* Como se caracteriza o racismo contra a população negra no Brasil? Uma análise do discurso organizacional do Supremo Tribunal Federal (STF) pós-Constituição de 1988
* Práticas de organização, raça e gênero no mercado empresarial brasileiro: uma análise sobre a atuação de organizações de mulheres negras a partir da Teoria Interseccional
* Ambidestralidade organizacional em associações quilombolas uma investigação no território Kalunga
* Ambidestralidade e Aprendizagem Organizacional: Uma investigação de suas relações com os Sistemas de Controles Gerenciais em ONGs Brasileiras
* Administração pública e gênero: Violência, trabalho e educação
* Análise da reengenharia de processos na área de convênios no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: uma perspectiva tridimensional dos indicadores
* Desempenho dos tribunais de justiça brasileiros: uma análise multidimensional
* Assistente Jurídico Virtual para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
* Behavioral basis of marketing strategy and performance
* Comunidade UFG/EstaTiDados de Marketing Analytics e Machine Learning
* Inteligência Artificial como instrumento de governança radical para organizações públicas
* Aprendendo a ser empreendedor: como os jovens empreendedores tecnológicos aprendem o metier empreendedor
* Aprendizagem por empreendedores em contextos com restrição socioeconômica
* Desenvolvimento de indicadores e métricas de inovação aplicáveis em aeródromos da Aviação Geral
* Implications of future urban air mobility in planning innovation in sustainable air transport based on the principles of artificial intelligence.
* Technology roadmapping application for the development of a flight simulator training device equipped with motion cues provided by a Stewart platform
* Data Science Methods and Machine Learning Algorithms Applied to Marketing Analytics
* Evolução histórica do conhecimento em Administração Estratégica
* Economia da Educação
* Mercado de trabalho brasileiro - salário, ocupação e mobilidade
* Características e determinantes da rotatividade docente nas escolas públicas de educação básica
* Custo-aluno qualidade na educação pública municipal de Vitória-ES
* Subsídios ao planejamento das redes públicas de educação básica utilizando o Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ)
* Implementação no Centro da Avaliação e do Ciclo de Políticas
* Informação Estatística e Políticas Públicas no Brasil: uma análise temporal e comparativa internacional
* As contribuições do conceito de pacto narcísico da branquitude para as análises organizacionais
* Avaliação da implementação de políticas públicas sustentáveis em municípios goianos
* O papel das práticas de gestão de conhecimento na capacidade de absorção da firma: casos de produtores de soja em Goiás
* Políticas de empreendedorismo como estratégia de inclusão social: avaliação de resultados e proposição de aperfeiçoamentos
* Populismo e Desmonte de Capacidades Estatais no Setor Ambiental Brasileiro
* Um Estudo Empírico dos Antecedentes da Preferência do Consumidor por Canais de Varejo
* Métodos econométricos aplicados a problemas de desempenho mercadológico no Brasil
* Políticas e práticas de gestão desenvolvidas no sistema de justiça
* Produtividade nos tribunais de justiça estaduais: aspectos emergentes
Todavia, quanto à diretriz dois, somente o projeto Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Mapeamento, Monitoramento e Avaliação em Educação na Saúde (SIMAPES) foi realizado, na parte referente à formação (oferta de uma turma de mestrado para o Ministério da Saúde), de forma articulada no nível do programa e fortaleceu estruturas de cooperação de vários docentes do NDP para a oferta de disciplinas e orientação de dissertações. Foi uma experiência desafiadora que deixou o legado do aprendizado institucional e o conhecimento do grande potencial que o PPGADM tem para realizar projetos de impacto social e econômico articulando vários docentes do NDP, a estrutura instalada de grupos de pesquisa e os conhecimentos acumulados. Um convênio para ofertar uma turma de mestrado com 25 discentes das forças de segurança administradas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) foi acordado em 2024 e a turma começará as atividades em agosto/2025.
- B) IMPACTOS GERADOS
Esta seção destaca os projetos e atividades coordenados por docentes do NDP que geraram impacto local, regional ou nacional.
É importante destacar que, por ser um programa com 10 de criação e com docentes cujo tempo médio de titulação é de 10,6 anos, há assimetria entre as estruturas e trajetórias de pesquisa entre os pesquisadores e também no tipo, magnitude e abrangência de impactos gerados.
De toda forma, avalia-se positivamente os impactos que têm sido gerados ao longo do tempo pelo programa, sobretudo quando são contextualizados no tempo de funcionamento e no âmbito de atuação. Desse modo, acredita-se que o PPGADM vem cumprindo os compromissos assumidos na sua criação quanto ao fortalecimento da pesquisa em Administração em Goiás e na Região Centro-Oeste; formação de docentes e pesquisadores no estado de Goiás; redução da desigualdade intra e inter-regional da Pós-Graduação em Administração no Brasil; e colaboração para o desenvolvimento econômico e social de Goiás.
* ALEX FABIANNE DE PAULO
Realiza um projeto de extensão com importantes resultados para as políticas educacionais (Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE SUDESTE) em parceria com os docentes José Eduardo Ferreira Lopes e Peterson Gandolfi da UFU. Igualmente trabalha em Projeto de pesquisa (Soluções diagnósticas e terapêuticas da covid-19 protegidas por patentes: sistematização das principais redes, rotas e tecnologias) com Priscila Rezende da Costa (UNINOVE), Geciane Silveira Porto (USP) e Henrique Machado Barros (Dublin City University)".
Realizou a palestra “Rotas Tecnológicas e Tecnologias Emergentes sobre Hidrogênio Verde”, realizada no dia 21 de outubro de 2024 no IEA/USP para alunos de graduação e pós-graduação da USP. A palestra, fruto de pesquisa sobre novas tecnologias sobre hidrogênio verde, buscou explorar as rotas tecnológicas de desenvolvimento inovativo e os arranjos colaborativos nos P&Ds das organizações. Diante do momento de graves problemas climáticas, a discussão de tecnologias que proveem energia de forma limpa e sustentável se tornam alvo essencial de ser abordado. (http://www.iea.usp.br/noticias/evento-discute-tecnologias-emergentes-sobre-hidrogenio-verde; http://www.iea.usp.br/eventos/rotas-tecnologicas-e-tecnologias-emergentes-sobre-hidrogenio-verde.
Publicou o capítulo de livro denominado "Potencialidades Investigativas utilizando Análise de Redes Sociais" no livro "Tecnologias utilizadas em pesquisas acadêmicas em Ciências Sociais Aplicadas". O livro, organizado pelo IBICT, é inédito no seu propósito de oferecer uma bibliografia em português que aborda métodos, técnicas e ferramentas aplicados às pesquisas na área de sociais aplicadas. O livro tem acesso aberto pelo link https://omp-editora.prd.ibict.br/index.php/edibict/catalog/book/312 possibilitando o uso amplo e irrestrito dos mais diversos públicos. Em especial, o capítulo sobre Análise de Redes Sociais esclarece sobre as mais variadas aplicações desta técnica e apresenta um passo a passo para construção e análise de uma rede de colaboração utilizando a ferramenta Gephi. Como desdobramento deste capítulo, foram realizados workshops no SINGEP (Uninove/Cyrus) e no CONPEEX (UFG) para estudantes de pós-graduação e mestrado (https://singep.org.br/9/programacao/).
* CÂNDIDO VIEIRA BORGES JÚNIOR
O projeto Introdução ao R Aplicado às Pesquisas em empreendedorismo foi um curso realizado em parceria com a Divisão Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ITE-ANPAD) e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios (ANEGEPE). Participam também os pesquisadores Fernando Gimenez (representando a ANEGEPE vinculado ao PPGPP/UFPR) e Vânia Nassif (representando a ANPAD-ITE vinculada ao PPGA/Uninove), os egressos do PPGADM Daniel do Prado Pagotto e Daiane Martins Teixeira e as discentes Fernanda Paula Arantes Manso e Jéssica Borges de Carvalho. Este projeto gerou os seguintes impactos: 185 inscritos, sendo 45 inscrições internas e 140 externas à UFG, como Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Centro Universitário Ages - UniAges - Paripiranga/BA, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Universidade Positivo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidad Nacional del Centro del Perú e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (IFPR). Teve 6.024 visualizações no YouTube para três vídeos introdutórios e quatro vídeoaulas até 31/12/2024. Recebeu convite, por parte do então editor da Revista REGEPE (Entrepreneurship and Small Business Journal) para a publicação de um editorial sobre dados em empreendedorismo. O artigo foi publicado com o título de “Pesquisa quantitativa em empreendedorismo e o apoio do software R para análise de dados”, no v. 12, n. 2, de 2023 da REGEPE.
O projeto Empreendedorismo por mulheres em Goiás realizado em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-Goiás) contou, na edição de 2022, com participação da Profa. Vânia Nassif (PPGA/Uninove). Fazem parte da equipe os egressos do PPGADM Daniel do Prado Pagotto e Daiane Martins Teixeira e as discentes Fernanda Paula Arantes Manso e Jéssica Borges de Carvalho. Gerou três relatórios sobre o perfil da empreendedora goiana e um painel interativo (disponíveis na página do grupo de pesquisa https://lapei.face.ufg.br/). Teve um artigo científico publicado no XXXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica (2021) com o título Determinantes contextuais na taxa de empreendedorismo por mulheres. Foi repercutido em 39 notícias na mídia (jornais, portais de notícia, telejornais e programa de rádio). A página do painel possuía 522 acessos até 25/02/2025. A página dos relatórios possuía 2359 acessos até 24/02/2025. No Instagram havia 2.418 visualizações de postagens.
O projeto Cooperação/Residências é financiado pelo Fundo Nacional de Saúde e realizado pelo Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/FACE/UFG) e Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS). Tem como correalizadores o Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação e o Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo (LineGov/UNB). Conta com cinco pesquisadores parceiros: Alessandra Vitorino Naghettini (PPGES/UFG), Antônio Isidro da Silva Filho (PPGA-UnB), Denise Santos de Oliveira (MPA/UNIALFA), Heliny Carneiro Cunha Neves (PPGENFS/UFG) e Rafael Alves Guimarães (PPGMTSP-UFG). A equipe também conta com oito egressos e discentes do PPGADM. Os principais resultados alcançados foram: 3 artigos científicos em periódicos; 4 e-books sobre o Gestão Administrativa de Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde e Orientação para Abertura de Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde; quatro Microcursos sobre o gestão administrativa de Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde e Orientação para Abertura de Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde; cinco Manuais sobre abertura, gestão administrativa, reestruturação e reativação de Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde; 38 Relatórios Técnicos; oito Notas Técnicas de painéis dinâmicos; uma Nota Técnica sobre Apoiadores da Região Norte; dois Acompanhamentos das equipes de Apoiadores Técnicos Loco Regionais (ATLRs - Região Norte), no período de novembro de 2021 a maio de 2022 das equipes de Apoiadores Técnicos Loco Regionais (ATLRs - Região Norte e Nordeste), no período de junho de 2023 a dezembro de 2023. Os principais impactos gerados foram: Capacitação e acompanhamento de 15 Apoiadores Técnicos Loco Regionais da Região Norte (Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), no período entre novembro de 2021 a maio de 2022, objetivando apoiar a criação, reativação e reestruturação de Programas de Residência em Saúde; Capacitação e acompanhamento de 66 Apoiadores Técnicos Loco Regionais de todos os estados das Regiões Norte e Nordeste, no período de junho de 2023 a dezembro de 2023, objetivando apoiar a criação, reativação e reestruturação de Programas de Residência em Saúde; Capacitação de 863 participantes dos microcursos autoinstrucionais "Gestão de Programas de Residências em Saúde" e "Orientação para a Abertura de Programas de Residências em Saúde", presentes em todas as Unidades da Federação. O projeto foi repercutido em 14 matérias publicadas em portais de notícia.
O Projeto Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação de Modelo Referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho em Regiões de Saúde no Brasil tem financiamento do Fundo Nacional de Saúde e é realizado pelo Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS-UFG). Tem quatro instituições apoiadoras: Comissão de Governança da Informação em Saúde (CGIS-UFG), Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG), Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo (LineGov/UNB) e Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (Cepasp-UFG). Conta com uma equipe de pesquisadores de 16 docentes da UFG e Unb, além de cinco discentes e egressos do PPGADM. Os principais resultados gerados foram: 30 relatórios de projeto divididos em relatórios técnicos sobre desenvolvimento de metodologias de planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde (PDFTS), fichas executivas de metodologias de PDFTS e fichas de qualificação de indicadores; 1 capítulo de livro, no âmbito do Saúde Digital; 10 artigos em congressos científicos; 12 artigos em periódicos científicos; 26 ações educacionais entre treinamentos internos para equipe do MS, Formação em Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde para o SUS, microcursos do Saúde Digital. Cabe mencionar que alguns microcursos tiveram mais de uma oferta; 1 especialização em Saúde Digital, com oferta de 3 turmas; 7 recursos instrucionais, como tutoriais em texto e vídeo sobre o Sistema de Informação para planejamento e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde (SisDim); 19 dashboards sobre Dinâmicas da Força de Trabalho em Saúde; 31 ebooks, sendo um sobre metodologias de PDFTS e 30 no âmbito do Saúde Digital; 5 tecnologias de informação, entre elas o SisDim, plataforma metabase, Datalake, plataforma de dados abertos sobre gestão do trabalho em saúde, plataforma de indicadores sobre Dinâmicas da Força de Trabalho em Saúde. Principais impactos: Indicação ao prêmio de melhor artigo na divisão Administração de Tecnologia da Informação do XLVI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração pelo artigo Inovação em saúde: A implementação de um data lake para o armazenamento, sistematização e disponibilização de dados em saúde no Brasil; Indicação ao prêmio de melhor artigo no congresso IEEE CBMS 2023: Live Birth Forecasting in Brazilian Health Regions with Tree-Based Machine Learning Models; 78 usuários cadastrados, até o momento, no principal software criado no âmbito do projeto (SisDim); 464 concluintes da Especialização em Saúde Digital.; 47.172 participantes concluintes dos microcursos em Saúde Digital.
* CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
Coordena o projeto de pesquisa RADAR AGTECH BRASIL: Mapeamento das Startups do Setor Agro Brasileiro" que visa mapear investidores, ambientes de inovação e as startups que inovam para o setor agropecuário brasileiro, identificando seu perfil, segmento, área de atuação e localização no intuito de apoiar a Embrapa na tomada de decisão sobre que tipo de parceria de inovação aberta poderia ser feita em prol do atendimento de sua missão, bem como nortear as políticas públicas com agritechs do Ministério de Agricultura (que apoia financeira a ação – TED), Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, entre outros. Como resultado deste Produto Técnico/Tecnológico, em 2023, o prof. Cleidson Nogueira Dias ganhou o Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação: 1º colocado na categoria PESQUISADOR INOVADOR, na área de Inovação para o Setor Público, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).
Além disso, as 05 ações em Programa de rádio ou TV/Entrevista descritas para o ano de 2023, com a participação do docente, são resultado do Radar Agtech Brasil. estudo Radar Agtech Brasil pode ser acessado por meio do site: Link: https://www.radaragtech.com.br/. O estudo é reconhecido como fonte de informações que suportem a criação de iniciativas de fomento ao ecossistema, políticas públicas e inovação aberta por renomadas instituições nacionais e internacionais, como consultoria McKinsey & Company. E, ainda, referência para as principais revistas nacionais do setor agro, empreendedorismo e de investimento: Globo Rural, Revista FAPESP, Época Negócios, Revista PEGN, Portal DBO, Portal PRESS, a Revista PIB, Investe SP, entre outros. E, ainda, tem apoiado na elaboração de projetos de pesquisa e execução de articulações, parcerias e iniciativas para inovação. Além disso, atualmente este estudo inclui também o mapeamento de investidores das agtechs e dos ambientes de inovação conectados com o setor agropecuário em todo o território nacional. Por fim, no que tange ao Impacto para a inovação e melhoria da gestão institucional no setor público, podemos destacar: i) Melhoria da gestão institucional e da eficiência na inovação; ii) Suporte à melhoria e formulação de políticas públicas; e iii) Posicionamento dos PPGs participantes e da Embrapa (ICT pública) na fronteira do conhecimento.
JOSIANE SILVA DE OLIVEIRA
Realizou formações em relações étnico-raciais com a Escola de Formação de Delegadas e Delegados do Estado de São Paulo e com a Prefeitura Municipal de Maringá (Capacitação das forças de segurança pública do município). Realizou Curso de aperfeiçoamento para delegados da Polícia Civil do Estado de São Paulo (ACADEPOL) em 2021: Racismo estrutural e seus efeitos na tipificação da injúria racial.
Realizou oficina com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) - Ateliê de Escrita Científica: usos de Inteligência Artificial em pesquisa científica (2024) por convite da Revista do Serviço Público (RSP)/Coordenação Geral de Pesquisa (CGP-DAE). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UuukUKMdXAk.
Foi convidada para participar do Especial Comemorativo | RAE 60 anos | Inclusão e diversidade na Administração: manifesto para o futuro-presente. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 61, p. 1-11, 2021. O convite foi realizado para pesquisadoras e pesquisadores relevantes para a área de Administração no Brasil. O número teve contribuições do prof. Luiz Carlos Bresser-Pereira e Jean-François Chanlat.
Desenvolveu plataforma de recursos pró-equidade em políticas públicas (2024). A plataforma foi desenvolvida pelo IPEA para auxiliar gestoras e gestores a avaliarem e reduzirem riscos de reprodução de desigualdades em suas políticas. Há várias recursos na plataforma que foi recomendada para utilização pela CGU. (https://inclua.ipea.gov.br)
JULIANO LIMA SOARES
Teve artigo indicado como um dos três melhores trabalhos na área de Inovação e Gestão Tecnológica (IGT), Congresso CASI (2023). Foi premiado como o melhor trabalho da área de Gestão Tecnológica, Inovação e Empreendedorismo (GTE), no XV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Melhor Artigo do tema de Controladoria do 2º Congresso UFG de Contabilidade, Controladoria e Finanças, Universidade Federal de Goiás (2023).
MARCOS INÁCIO SEVERO DE ALMEIDA
Coordena Acordos de Cooperação Internacional entre a UFG e duas universidades indianas, IITGN e IIT Jammu, que promovem intercâmbio de discentes e docentes. Em seus projetos, o professor conta com uma rede que envolve pesquisadores de instituições como UFRGS, USP, Iowa State University, San Diego State University, University of New South Wales, entre outras.
Coordenou o Projeto Regulatório 'Projeto Adoce' - Programa Institucional ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (2021) que foi protocolado como proposta de programa institucional ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Trata-se de um projeto fundamentado em resultados empíricos do uso de suco de uva em audiências de conciliação do Estado de Goiás com vistas a aumentar as taxas de conciliação do Estado. O prof. Marcos Severo foi colaborador da institucionalização do projeto de responsabilidade da Dra. Aline Vieira Tomás, Juíza de Direito com atuação na 2ª Vara de Família e Sucessões. O Projeto Adoce foi instituído como Política Pública no Poder Judiciário do Estado de Goiás em 22 de janeiro de 2021, por meio de decreto judiciário do então presidente do Tribunal de Justiça, Walter Carlos Lemes.
MARIA SALETE BATISTA FREITAG
A professora coordenou de 2022 a 2024 o projeto de extensão Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento: prática de aplicação do conhecimento pelo PPGADM/UFG que visa desenvolver e aplicar ações práticas em organizações públicas e privadas nas áreas de Aprendizagem Organizacional (AO) e de Gestão do Conhecimento (GC). As ações foram desenvolvidas pelos alunos de mestrado e doutorado do PPGADM no contexto da disciplina Aprendizagem e Conhecimento Organizacional, Turmas 2022.2 e 2023.2, com a participação de alunos da graduação. Participaram 14 Alunos de Graduação em Administração e 10 discentes de mestrado e doutorado. Seis organizações foram beneficiadas e 15 gestores e auxiliares dessas organizações participaram do projeto. Foram desenvolvidos artefatos inspirados nas orientações da DSR - Design Science Research e estão em processo de avaliação e validação.
* Artefato para viabilizar a transferência do conhecimento. Empresa beneficiada: Vitasse Corretora de Seguros- Goiânia GO. Essa atividade gerou uma publicação, na modalidade trabalho em desenvolvimento, nos anais da 15a Edição do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI, realizado em dezembro de 2023.
* Artefato para viabilizar o processo de aprendizagem na micro empresa Elétrica Brito localizada no estado da Bahia. Essa atividade gerou uma publicação, na modalidade trabalho em desenvolvimento, nos anais da 15a Edição do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI, realizado em dezembro de 2023.
* Artefato para viabilizar a retenção do conhecimento no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. A atividade foi conduzida por 1 aluna de doutorado do PPGADM em 2023, contando com a participação de 3 alunos de mestrado da PUC/GO e 2 alunos de graduação em Administração da UFG.
* Artefatos com o objetivo de auxiliar na melhoria da aprendizagem na Brava - Empresa Junior do Curso de Administração e Ciências Contábeis da UFG. As atividades foram conduzidas por por 2 alunos do mestrado em 2023, envolvendo a participação de 5 empresários juniores, alunos da graduação em administração.
A professora também coordenou o projeto de extensão “Palestra Grupo de Discussão como Prática de Pesquisa Qualitativa” (2024) em parceria com pesquisadores da UFG, UFPB, UPF e IFErechim, UNB e UEM. Participaram 35 discentes de mestrado e de doutorado das Instituições envolvidas.
RICARDO LIMONGI FRANÇA COELHO
Realiza palestra sobre Inteligência Artificial em instituições como FGV-SP, Sacramento University, Mona University, Universidade de Santiago de Chile, Unesc, Mackenzie, Unifimes, URV, USP, ABEC e outras
Realiza formação em Pesquisa Científica com Uso de Inteligência Artificial para professores, alunos e gestores com o objetivo de contribuir no letramento de inteligência artificial.
Foi reconhecido por prêmios como Distinguished Reviewers (2021) pela International Journal of Professional Business Review, Avaliador Destaque no ano de 2021 da Revista Brasileira de Marketing (REMARK).
ANA KARINE PEREIRA
Realizou o projeto de extensão "Impactos da Reforma Administrativa na Gestão Ambiental", em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Este projeto investigou os possíveis impactos das propostas atuais de reforma administrativa para a capacidade de o Estado brasileiro ofertar políticas ambientais satisfatórias e de solucionar crises ambientais. Especificamente, avaliou como o conteúdo de um conjunto de propostas de emendas constitucionais (PECs) em tramitação no Congresso Nacional - 32/2020 (PEC da Reforma Administrativa), 186/2019 (PEC Emergencial) e 188/2019 (PEC do Pacto Federativo) - reorganiza os processos e os recursos disponíveis no setor ambiental. A análise foi ancorada no mapeamento de indicadores de capacidades estatais críticos para a gestão ambiental. Os resultados do projeto foram apresentados para a comissão de meio ambiente da Câmara dos Deputados por meio de Relatório técnico.
Resultados do projeto de pesquisa “Populismo e Desmonte de Capacidades Estatais no Setor Ambiental Brasileiro” coordenado pela professora Ana Karine Pereira tem sido usado para subsidiar a tramitação do Projeto de Lei n. 909/2024 no Congresso Nacional. O projeto visa criar o corredor ecológico da onça-pintada, às margens dos Rios Araguaia e Tocantins. Esse trabalho foi repercutido na TV Senado (EcoSenado : https://www12.senado.leg.br/tv/programas/ecosenado?utm_medium=share-button&utm_source=whatsap)
A professora faz parte da equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).que realiza o projeto "Divisão do poder, interesses e representação: dissecando as lógicas de constituição das burocracias decisórias nos ministérios" que visa aprofundar o entendimento sobre o processo de divisão do poder político e administrativo nos ministérios e, mais amplamente, a lógica de operação do governo no presidencialismo de coalizão, sobretudo os canais de representação de interesses e a formação da agenda de políticas. Especificamente, avaliar a inserção e a influência de partidos, grupos políticos e interesses organizados na burocracia federal de médio e alto escalão (DAS 5 e 6, cargos de natureza especial e equivalentes), e como aqueles dois aspectos variam entre governos, ministérios e órgãos da mesma pasta. Trata-se, em suma, de olhar para a organização do Executivo federal e a formulação de políticas públicas pelo prisma das forças sociais e políticas representadas na sua burocracia decisória.
DANIELA ROSIM
A professora coordenou o projeto de extensão que promoveu o curso de Formação para Conselheiros de Alimentação Escolar de municípios que compõe as microrregiões goianas denominadas Goiânia e Anápolis, com vistas ao desenvolvimento de suas atribuições e fortalecimento do controle social sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ação foi financiada pelo FNDE.
É coordenadora, desde 2022, do projeto de extensão Fiscalização e Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE/FNDE). O projeto consiste na realização de 32 encontros virtuais de capacitações com os Gestores, Fiscais e demais profissionais atuantes na gestão e fiscalização dos contratos administrativos de compra de gêneros alimentícios para o PNAE nos municípios goianos para formar 376 atores sociais atuantes na gestão e fiscalização dos contratos do PNAE dos municípios Goianos; e na realização de 24 encontros virtuais de capacitações com os 376 Conselheiros de Alimentação Escolar dos 188 Municípios Goianos não assessorados pelo CECANE UFG; e 1 encontro de capacitação presencial com os 14 Conselheiros de Alimentação Escolar do CAE Goiás, sendo previsto a formação de 390 conselheiros de alimentação escolar.
Coordenou em 2021 o projeto de extensão Atualização dos cursos EaD "Capacitação para conselheiros da alimentação escolar"; e "PNAE e a agricultura familiar"; de acordo com a nova legislação do PNAE. O projeto teve como objetivo atualizar o conteúdo dos cursos EAD, hospedados na plataforma e-FNDE, do CAE e da Agricultura Familiar, a partir das alterações que constam na Resolução nº 06/2020 do FNDE. Atuaram na equipe do projeto, professores e alunos tanto da Faculdade de Nutrição quanto da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia / UFG.
ESTELA NAJBERG
Foi a coordenadora da Turma de Mestrado que o PPGADM ofertou para a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde no período de 2021 a 2023. Os trabalhos desenvolvidos no e as dissertações defendidas aportaram melhorias na gestão da saúde pública. 17 discentes (gestores do ministério) foram titulados. Esta ação faz parte de um projeto amplo denominado Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Mapeamento, Monitoramento e Avaliação em Educação na Saúde (SIMAPES), coordenado pelo Professor Vicente Ferreira.
Coordenou em 2021 e 2022 o projeto de pesquisa intitulado Programa da Gestão de Riscos, Eixo IV do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás. Teve financiamento da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) e analisou a gestão de riscos em sete órgãos do Estado de Goiás, quais sejam: SEDUC; SES; IPASGO; CBM; SANEAGO, ECONOMIA e DETRAN. Foram selecionados, prioritariamente, os processos de licitação, gestão de contratos e folha de pagamento. O visou Identificar as melhores práticas por comparação entre os órgãos; e Analisar os resultados do Programa de Gestão de Riscos para a Administração Pública em Goiás.
JÉSSICA TRAGUETTO
Coordena, desde 2020, o projeto de extensão "Embaixadores da Cidadania". Consiste em um projeto de educação política e cidadã do Governo do Estado de Goiás realizado por meio de parceria entre a UFG e a Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE). Tem como público destinatário a população em geral. Além de curso de formação, compreende a premiação de ideias inovadoras com potencial de gerar impacto social. O projeto possui um alcance regional, impactando principalmente o estado de Goiás, mas com atividades e resultados que reverberam em nível nacional devido à sua abordagem inovadora e colaborativa em educação cidadã. O projeto foi destacado em diversos meios de comunicação regionais, incluindo jornais como "O Popular" e "Diário de Goiás ", além de portais de notícias educacionais e governamentais. (https://diariodegoias.com.br/relatorio-internacional-destaca-iniciativas-do-governo-de-goias/462414/; https://goias.gov.br/controladoria/embaixadoresdacidadania/). Houve elevado número de interações nas redes sociais, com posts sobre as atividades do projeto alcançando milhares de visualizações e centenas de compartilhamentos, refletindo o alto engajamento do público com o tema da cidadania.
MARCO ANTONIO CATUSSI PASCHOALOTTO
É membro da equipe do projeto de pesquisa “The Partnership for Global Health System Sustainability and Resilience (PHSSR) Phase 2 – Brazil” financiado pela London School of Economics. Motivada por um compromisso compartilhado de melhorar a saúde da população, durante e além da pandemia da COVID-19. De novos modelos de atendimento a mecanismos de financiamento inovadores e tecnologias de ponta, a PHSSR visa fazer a mudança acontecer, identificando soluções transferíveis com o maior potencial e apoiando sua adoção para oferecer melhor saúde e melhor atendimento para todos. A segunda fase da PHSSR visa: Expandir as evidências e percepções rápidas sobre como construir de forma mais eficaz a sustentabilidade e a resiliência do sistema de saúde para uma gama mais ampla de países; Iniciar diálogos de políticas para se envolver com os formuladores de políticas para orientar a ação e implementar soluções; Promover a colaboração entre os setores público e privado para efetuar mudanças positivas juntos. O caso brasileiro foi liderado pelo professor e apresentou relatórios para os principais stakeholders do SUS no Brasil e teve repercussão nacional. (https://futurodasaude.com.br/relatorio-fortalecimento-da-saude-no-brasil/; https://veja.abril.com.br/saude/relatorio-inedito-faz-radiografia-e-aponta-solucoes-para-fortalecer-o-sus; https://www.metropoles.com/saude/propostas-para-melhoraria-do-sus; https://monitormercantil.com.br/sus-6-do-pib-para-melhorar-a-saude-publica-em-uma-decada/; https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/08/31/pesquisa-compara-sus-na-busca-de-avancos-e-falhas.ghtml
SANDRO EDUARDO MONSUETO
Coordena o projeto “Economia da Educação” que visa avaliar o desempenho e a trajetória acadêmica dos alunos de graduação, principalmente daqueles vinculados à UFG. Busca-se relacionar os indicadores acadêmicos com variáveis sociodemográficas e modalidades de ingresso na universidade. São avaliados indicadores de sucesso ou aprovação nas disciplinas, tentando traçar perfis dos alunos com maiores problemas de retenção. Para tanto, é realizado um levantamento do perfil social dos alunos, buscando caracterizar a incidência de, por exemplo, alunos envolvidos com atividades de pesquisa, estudantes trabalhadores, tempo de deslocamento até o campus, motivações etc. A pesquisa contribui para entender que fatores podem levar ao abandono de um curso de graduação, além de determinar melhor qual é o perfil de aluno atendido pelos cursos. Recentemente, o projeto se transformou em um componente de uma pesquisa mais abrangente em escala e escopo (CEIA - P&D: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUXÍLIO DE AÇÕES QUE VISAM À REDUÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR) que visa avaliar os indicadores de evasão acadêmica nas instituições de ensino superior brasileiras. Este projeto conta com a participação de docentes e discentes de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFG.
THIAGO ALVES
Coordena o projeto de pesquisa “Subsídios ao planejamento das redes públicas de educação básica utilizando o Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ)” em cooperação com professoras da UFPR (Gabriela Schneider) e da USP (Adriana Dragone). No âmbito deste projeto foi desenvolvido o Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ) (www.simcaq.ufg.br). A ferramenta on-line ainda está disponível para a comunidade escolar e os gestores das 5.595 redes públicas estaduais e municipais do país para calcular o orçamento de cada escola pública (quase 138 mil) com base em Parâmetros de Qualidade conforme prevê a Constituição Federal nos Art. 206 e 211. Desse modo, tem o potencial de impactar 37 milhões de estudantes das escolas públicas do país. O simulador tem sido utilizado para subsidiar as discussões sobre financiamento da educação básica no âmbito do projeto de Lei do Novo Plano Nacional de Educação 2024-2034 que tramita no Congresso Nacional (PL 2614/2024).
VICENTE DA ROCHA SOARES FERREIRA
Coordena desde 2020 o projeto Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Mapeamento, Monitoramento e Avaliação em Educação na Saúde (SIMAPES) financiado pelo Ministério da Saúde. Este projeto tem por objetivo investigar a relação entre a oferta de cursos de graduação na área da saúde, cursos técnicos e a estrutura de serviços de saúde no que se refere às condições de oferecer campo de prática suficiente e de qualidade.
Além de vários resultados que impactaram a gestão do Departamento de Gestão da Educação da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/SGTES/MS), o projeto qualificou a equipe da SGTES por meio de duas turmas de especialização com 25 servidores cada e uma turma de mestrado ofertada pelo PPGADM com 17 titulados. A turma de mestrado envolveu 12 professores do PPGADM em disciplinas e orientações.
Vale recordar que o Planejamento Estratégico 2024-28 estabeleceu o Objetivo estratégico (OE 09) em “Potencializar a interação e a geração de externalidades positivas nos âmbitos local, regional e nacional". Este objetivo se tangibiliza através de ações estruturantes alinhadas à Política de Incentivo à inovação, transferência de conhecimentos e impacto social. As ações previstas são a criação de um Comitê Consultivo com membros da Comunidade Externa; desenvolvimento de uma Política de Comunicação e Interação com a Sociedade; e o desenvolvimento de um Plano de Comunicação e Marketing do PPGADM.