F.A.Q. PPGADM - Processo Seletivo

1. Quais são as linhas de pesquisa do programa?

Atualmente o PPGADM conta com duas linhas de pesquisa, o(a) candidato(a) poderá escolher em qual das duas deseja se inscrever:

  •  Linha 1 (LP1): Estratégia, Empreendedorismo e Inovação;
  •  Linha 2 (LP2): Administração Pública e Políticas Públicas;

Para mais informações sobre as linhas de pesquisa clique aqui.

2. Preciso entrar em contato com o professor responsável pela área temática que pretendo concorrer?

Não. É recomendável que acesse o currículo lattes dos(as) docentes que pesquisam seu tema de interesse para conhecer artigos publicados e projetos em andamento.

3. Como faço para me inscrever no programa?

A inscrição poderá ser realizada pelo e-mail ppgadm.face@ufg.br durante o período de inscrições. Informações podem ser obtidas também pelo site.

4. Quantas vezes ao ano ocorre o processo seletivo para os cursos do programa?

O processo ocorre uma vez no ano, em geral, o edital é divulgado no início do segundo semestre e as etapas ocorrem no início do ano.

5. Quais as etapas do processo seletivo?

O processo de seleção é composto das seguintes etapas:

  1. Suficiência em Inglês;
  2. Teste ANPAD;
  3. Prova Oral;
  4. Avaliação da Proposta de Pesquisa;
  5. Avaliação de Currículo.

6. Para me candidatar ao programa devo fazer o teste ANPAD profissional ou acadêmico?

Aceitamos o Teste ANPAD na orientação acadêmica.

7. Qual a nota mínima no teste ANPAD para aprovação?

A pontuação mínima do Teste ANPAD é de 300 pontos para os candidatos para o Doutorado. Já para os candidatos a Mestrado não tem pontuação mínima.

8. Por quanto tempo é válido a nota do Teste ANPAD?

Para se inscrever no programa é preciso que o Teste Anpad que será apresentado tenha sido feito a no máximo dois anos em relação ao provável ano de ingresso.

9. O tema do pré-projeto apresentado pode ser diferente dos temas de pesquisa divulgados com o Edital?

Não. Um dos aspectos a serem avaliados no pré-projeto é a adequação às linhas de pesquisa do programa e aos temas de pesquisa (que será divulgado na página), por isso o pré-projeto precisa ter total aderência com os temas de pesquisa divulgados.

10. A prova oral pode ser realizada on-line para os candidatos que não residem em Goiânia?

A prova oral ocorre exclusivamente pela modalidade on-line. 

11. Qual a titulação necessária para me candidatar e frequentar o programa na modalidade mestrado ou doutorado?

Para admissão aos Programas de Pós-Graduação da UFG, será exigida a titulação mínima de graduado para o Mestrado e de mestre para o Doutorado, em cursos reconhecidos pelo MEC.

Para estudantes estrangeiros, que não sejam residentes permanentes no Brasil e queiram estudar no País, não há necessidade de revalidação ou reconhecimento do título obtido no exterior para fins de inscrição no processo seletivo e acesso aos cursos de Pós-Graduação.

12. Preciso apresentar diploma de graduação no ato da matrícula ou uma declaração de conclusão de curso serve?

O Regulamento Específico do Programa assegurará a inscrição de candidatos que, apesar de não possuírem a titulação exigida, estejam aptos a apresentá-la quando forem convocados para a primeira matrícula no Programa de Pós-Graduação.

13. Quais línguas estrangeiras são exigidas?

A língua estrangeira exigida é a língua inglesa.

14. Quais testes de proficiência o programa aceita?

O programa aceita sete testes de proficiência em língua inglesa, devendo o(a) candidato(a) escolher entre os seguintes:

  1. Comprovante de 300 pontos na avaliação de inglês do Teste Anpad;
  2. Comprovante de suficiência em Língua Inglesa (Certificado de Suficiência do Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira – CASLE da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás);
  3. Certificação TOEFL-IPT com no mínimo 550 pontos;
  4. TOEFL-IBT com no mínimo 80 pontos;
  5. IELTS com no mínimo 6,0 pontos;
  6. Certificate of Proficiency in English (CPE);
  7. Suficiência em Língua Inglesa adquirida em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, comprovado pelo histórico escolar aos candidatos ao Doutorado.

15. Posso apresentar o teste de proficiência em língua estrangeira após resultado final do processo seletivo?

Como esta etapa é eliminatória, o/a candidato/a que não comprovar suficiência de língua inglesa, não será aprovado/a para a etapa seguinte do processo de seleção.

16. Qual a nota mínima para comprovar proficiência em Língua Inglesa?

O Programa oferece sete opções para a modalidade de suficiência em inglês: (a) comprovante de 300 pontos na avaliação de inglês do Teste Anpad, (b) comprovante de suficiência em Língua Inglesa (Certificado de Suficiência do Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira – CASLE da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás), (c) certificação TOEFL-IPT com no mínimo 550 pontos, (d) TOEFL-IBT com no mínimo 80 pontos, (e) IELTS com no mínimo 6,0 pontos, (f) Certificate of Proficiency in English (CPE), e ainda, (g) Suficiência em Língua Inglesa adquirida em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, comprovado pelo histórico escolar aos candidatos ao Doutorado.

17. Se eu não pontuar no currículo lattes consigo avançar no processo seletivo?

Sim. A pontuação do processo seletivo consiste em várias etapas, e a do currículo lattes não é eliminatória, apenas classificatória.

18. O programa cobra taxa de inscrição para participação no processo seletivo?

A taxa de inscrição é de R$150,00 (via GRU).

19. Quais as condições para solicitar isenção da taxa do processo seletivo?

O(as) candidatos(as) que poderão solicitar a isenção do pagamento da inscrição, via CADÚNICO, deverão:

  1. ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO), de que trata o Decreto Federal n. 9.462, de 8 de agosto de 2018;
  2. ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal n. 9.462, de 8 de agosto de 2018; e
  3. declarar formalmente essa condição, no formulário de inscrição, indicando o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CADÚNICO.

A Comissão do Processo Seletivo consultará o órgão gestor do CADÚNICO para verificar a veracidade das informações prestadas pelo (a) candidato (a) e repassará a esse órgão a responsabilidade pela análise da condição do candidato e definição da concessão da isenção. A solicitação de isenção do pagamento da inscrição via CADÚNICO deve ser feita por meio do formulário disponível no site https://prpg.ufg.br/up/85/o/formulario_isencao_de_taxa_8.pdf

20. Quantas vagas são ofertadas pelo programa?

São oferecidas 14 (quatorze) vagas para ingresso no mestrado e 8 (oito) vagas para o doutorado. As vagas serão divididas igualmente entre as duas Linhas de Pesquisa do PPGADM, podendo haver transferência de vagas de uma linha a outra, de acordo com a disponibilidade de orientação dos docentes das respectivas linhas.

21. O programa possui cota de vagas?

De acordo com a Resolução CONSUNI 07/2015, 3 (três), das 14 (quatorze) vagas oferecidas para o mestrado e 2 (duas), das 8 (oito) vaga para doutorado, estão reservadas para pretos, pardos e indígenas, visando o atendimento da política de ação afirmativa na Pós-Graduação.

22. É obrigatório o preenchimento de todas as vagas ofertadas? Existe formação de cadastro reserva para preenchimento de possíveis vagas?

O preenchimento das vagas será realizado de acordo com os critérios para a aprovação e classificação dos/as candidatos/as, de acordo com Edital vigente, não havendo, portanto, nenhum compromisso do PPGADM-UFG com o preenchimento de todas as vagas oferecidas ou mesmo cadastro reserva.