Disciplinas/Ementas

Teorias organizacionais
Teoria das Organizações: desenvolvimento e sua relação com a teoria administrativa. Paradigmas sociológicos (funcionalista, estruturalista, humanista e interpretativista) e análise de organizações. Visão geral dos elementos envolvidos nas organizações: cultura, poder, decisão, estrutura e tecnologia. A abordagem de sistemas e o controle externo de organizações. Principais teorias organizacionais: da Agência, de Custos de Transação, Institucional, e Baseada em Recursos. Tradições de pesquisas em teoria das organizações. Teoria Organizacional no Brasil. Estudos críticos e abordagens pós-modernas em organizações. Pesquisa em organizações.

Métodos quantitativos em administração
Estatística descritiva; (técnicas de sumarização de dados; métodos gráficos; medidas de tendência central, de posição, de variabilidade e de associação); Uso de softwares de estatística; Mensuração e escalas; Modelos de Distribuição Discreta; Modelos de Distribuição Contínua; Inferência estatística; Intervalos de confiança; Amostragem; Teste de hipótese; Testes não paramétricos; Análise de variância.

Administração da inovação
Conceito de inovação. Taxonomias e tipologias de inovação. Diferenças entre tecnologia e produto/serviço/processo. Evolução conceitual e teórica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação. Inovação e desenvolvimento econômico-social. Estratégias de Inovação. Inovação e Competitividade. Dimensões do processo de inovação. Difusão de Inovações. Inovação e especificidades setoriais. Inovação e internacionalização de empresas. Planejamento e gestão do processo de inovação. Indicadores de inovação. Políticas públicas para inovação. Pesquisas em inovação. Inovação aberta.

Aprendizagem e gestão do conhecimento
Perspectivas teóricas da Aprendizagem e da Gestão do conhecimento em Organizações. Teorias de aprendizagem: behaviorista, cognitivista e a discussão no contexto organizacional. Processos de aprendizagem e de gestão do conhecimento. Teoria da criação do conhecimento organizacional. Métodos e técnicas de criação do conhecimento: Criatividade, Comunidades de prática, Métodos e Técnicas de avaliação do conhecimento. Capital intelectual. Elementos da gestão do conhecimento: pessoas, tecnologia da informação e organização. Cultura para a aprendizagem e para a gestão do conhecimento. As relações entre aprendizagem, gestão do conhecimento, inovação e mudança em organizações. Estudos e pesquisas em Aprendizagem e Gestão do Conhecimento.

Estado, governo e políticas públicas sociais
(1) Democracia, Estado e esfera pública; (2) O Papel do Estado contemporâneo e a oferta de serviços sociais; (3) Emergência e crescimento do Estado de bem estar social; (4) Cidadania e participação social; (5) Concepção e desenvolvimento das políticas sociais em diversos paradigmas teóricos; (6) Universalismo, seletividade, integralidade e focalização; (7) Evolução das políticas de geração de oportunidades (educação, cultura, trabalho e renda, desenvolvimento rural) e seguridade social (previdência social, assistência social, saúde) no Brasil: gestão pública, articulação público-privado na provisão de bens e serviços, abrangência da cobertura social (benefícios e beneficiários), estrutura organizacional, financiamento e gastos públicos; (8) Políticas de geração de oportunidades e de inserção produtiva qualificada no Brasil.

Gestão pública contemporânea
Caracterização da gestão pública – conceitos, objetivos e princípios. A relação entre Estado, governo e gestão pública. Desafios contemporâneos da gestão pública. Reformas administrativas no Brasil: uma breve retrospectiva. A administração pública gerencial ou o modelo pós burocrático. O conceito de “público” e o paradigma do “público” como estatal. A reforma gerencial do setor público no Brasil: características e desafios. Alguns conceitos emergentes na gestão pública: governabilidade; governança; controle social; accountability.

Gestão de políticas públicas
O conceito de problema e ‘problema público’. Definição do termo ‘política’. Policy x politics. Políticas públicas: conceito, atributos, tipos e aplicação. Instrumentos de política pública (voluntários, compulsórios e mistos). Policy cycle: construção da agenda, formulação de políticas; processo decisório; implementação e avaliação de políticas. O papel dos atores no processo de políticas públicas. Políticas públicas, descentralização, poder local e promoção da cidadania.

Indicadores socioeconômicos para políticas públicas
Extração e análise de informações de fontes de dados nacionais: Censo Demográfico, PNAD, Censo Escolar, DATASUS e RAIS. Noçõesbásicas de regressão múltipla. Noções básicas de modelos de probabilidade. Técnicas de amostragem. Construção de indicadores de desigualdade. Indicadores de desempenho de políticas públicas e organizações.

Análise multivariada de dados
Visão geral das técnicas de análise de dados uni, bi e multivariada; Regressão linear simples e múltipla; Análise de séries temporais; Análise de conglomerados; Análise fatorial; Análise de correspondência; Escalonamento multidimensional.

Pesquisa em administração
Pesquisa em ciências sociais. A pesquisa empírica em Administração. Identificação de objetos, interesses e problemas de pesquisa. Base teórico-empírica. Variáveis e Categorias Analíticas. Hipóteses e Perguntas de Pesquisa. Definições Constitutivas e Operacionais. Bases metodológicas do delineamento de pesquisa. Pesquisa quantitativa, qualitativa e mistas. Uso das fontes de pesquisa. Análise e interpretação de dados. Elaboração de projetos de pesquisa. Elaboração de relatos de pesquisa e comunicação científica.

Seminário de pesquisa em administração
Processo de pesquisa em Administração. Processo da redação da dissertação de mestrado. Análise de pesquisas em desenvolvimento. Redação de artigos científicos. Comunidade de pesquisa em administração no Brasil e no mundo.

Empreendedorismo
Empreendedorismo como campo de estudos. Tipos de empreendedorismo. Empreendedorismo e inovação. Empreendedores e equipes empreendedoras. Processo empreendedor. Oportunidades de negócio. Ambiente empreendedor. Impactos do empreendedorismo. Políticas e sistema de apoio ao empreendedorismo. Redes de relacionamento e capital social. Spin-offs tecnológicos. Crescimento e mortalidade de novos negócios. Pesquisa em empreendedorismo.

Estratégia e competitividade
Estratégia: conceitos, evolução e interfaces com a gestão. As escolas da estratégia. Competitividade: conceitos, escopo, competência essencial e vantagem competitiva. As escolas da competitividade organizacional. Posicionamento estratégico e Estratégias Competitivas. Sustentabilidade de vantagens competitivas. Gestão Estratégica: processo estratégico, cenários, alinhamento de estratégias, monitoramento e medição de desempenho organizacional e competitivo.

Tópicos especiais em administração de organizações
Conteúdo a ser definido em função de novas tendências no estudo da administração de organizações.


Tópicos especiais em administração pública e políticas públicas
Conteúdo a ser definido em função de novas tendências no estudo da administração pública e políticas públicas.

Tópicos especiais em estratégia, empreendedorismo e inovação
Conteúdo a ser definido em função de novas tendências no estudo da estratégia, do empreendedorismo e da inovação.