
O professor Ricardo Limongi foi indicado para o Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD!
Participe da eleição da coordenação da divisão de marketing da ANPAD!
Esta semana, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2023, ocorrerá a eleição para a Coordenação da Divisão de Marketing (MKT) para o período de 2024-2026. Poderão votar todos os membros individuais e filiados aos PPGs com a anuidade em dia e que tenham escolhido Marketing como sua divisão acadêmica primária.
O candidato à Coordenação da Área de Marketing da ANPAD para o período 2024-2026 é o Prof. Jorge Brantes Ferreira, da PUC-Rio, que tem experiência de mais de 15 anos na divisão, é colíder do Tema de Marketing Digital e Inovação e está alinhado com os objetivos das gestões anteriores, buscando ampliar o alcance, o engajamento e a integração da divisão. Com o Professor Jorge Brantes Ferreira estará o Comitê Científico composto pelo Prof. Evandro Luiz Lopes da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Profa. Ana Augusta Ferreira de Freitas da Universidade Estadual do Ceará (UECECE) e Prof. Ricardo Limongi da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Neste contexto, a chapa proposta para a Coordenação da Divisão de Marketing tem como propósito principal a continuidade e aprimoramento de objetivos iniciados e trabalhados pelas gestões anteriores, por meio dos seguintes objetivos:
- aprimorar a coesão da divisão de Marketing com relação às pesquisas científicas nacionais e internacionais;
- aumentar a relação entre grupos de pesquisas e pesquisadores individuais;
- estimular uma participação mais ativa dos pesquisadores de Marketing nos eventos da ANPAD;
- focar na gestão participativa, na qual a comunidade de Marketing traga suas necessidades e sugestões para a solução dos problemas.
Como forma de avançar nestes objetivos, algumas ideias e ações propostas pela candidatura, e que serão debatidos no momento oportuno, seriam:
1) Ampliar o impacto/alcance da Divisão de Marketing da ANPAD, membros e produção:
- Buscar aprendizado e parcerias com associações de pesquisa internacionais (como AMA – American Marketing Association, EIASM - European Institute for Advanced Studies in Management e CLADEA - Latin American Council of Management Schools).
- Ampliar a parceria com periódicos nacionais e internacionais, fomentando a publicação e o impacto dos trabalhos da Divisão de Marketing, seja por meio de fast track para artigos em eventos da ANPAD, edições especiais com temas ligados aos tracks de Marketing atuais e futuros, ou por encontros no estilo “Meet the Editors” que ajudem a clarificar o processo de publicação para os membros e o formato de temas/pesquisas mais desejados por cada periódico.
- Buscar parcerias com empresas e ONGs, de forma que as pesquisas realizadas pelos membros possam gerar frutos para a sociedade, aplicações gerenciais concretas e oportunidades de troca de experiência e dados com o mercado.
- Continuar com a ampliação e o desenvolvimento dos canais de divulgação digitais (redes sociais e plataformas) da Divisão de Marketing, buscando ampliar o alcance de pesquisas, notícias e eventos, gerando maior visibilidade para divisão e seus membros.
- Criar encontros e formas de facilitar a integração com pesquisadores e escolas internacionais, estimulando sua participação em eventos da divisão e abrindo portas para pesquisadores brasileiros criarem parcerias e contatos com redes de pesquisa e agências de fomento do exterior.
2) Promover o engajamento e a participação nos eventos científicos da divisão:
- Estimular os membros a sugerirem e participarem dos diversos temas, aprimorando o conjunto de temas da divisão de forma que todos os membros se sintam incluídos e que pesquisas das mais diversas naturezas tenham seu lugar, buscando engajar membros que não sejam colíderes de tema a participarem de seus temas de interesse de outras formas além do papel de revisor.
- Propor encontros especiais, painéis e outras oportunidades de networking e discussão dentro de cada tema durante eventos da ANPAD ou em formato online em outros momentos, além de fomentar o uso de canais específicos em plataformas digitais para a integração dos interessados em cada tema.
- Continuar com o desenvolvimento de PDWs, minicursos e oficinas para a divisão e para cada tema individualmente, estimulando a integração e a troca entre pesquisadores experientes e iniciantes.
- Manter os prêmios já em vigor e buscar a criação de novos prêmios que estimulem a qualidade e avanço da pesquisa em Marketing no Brasil, buscando também, via parceria com empresas e outras fontes, a possibilidade de prêmios com valores financeiros para ajudar o financiamento de pesquisas e desenvolvimento de núcleos de pesquisa.
- Buscar maneiras de ampliar a participação e interesse dos alunos e outros stakeholders ligados a programas de mestrado/doutorado profissional, por meio de sessões ou atividades em eventos direcionadas a produtos tecnológicos, além de outras iniciativas.
- Ampliar a oferta de sessões e atividades híbridas em inglês (durante eventos e em outros momentos), para facilitar a integração e participação da comunidade internacional.
3) Fomentar a integração e interação dos membros da divisão, apoiando divulgação e interação mais ampla de pesquisadores e discentes de marketing:
- Apoiar a formação e divulgação de núcleos de pesquisa e parcerias realizadas entre diferentes instituições, pesquisadores e alunos, com foco particular em estimular o surgimento de grupos de pesquisa interinstitucionais que avancem os temas da divisão, integrando pesquisadores de diversas regiões do Brasil.
- Usar ativamente canais digitais para divulgação de acontecimentos, prêmios de membros e resultados de pesquisa relevantes para a comunidade.
- Criar formas de estimular novos pesquisadores (discentes ou egressos recém-formados) a se juntarem a grupos de pesquisa ou realizarem parecerias com pesquisadores experientes, nacionais e internacionais, em seus temas de interesse.
- Desenvolver atividades e sessões de networking para ajudar o contato e contratação de pesquisadores recém-formados por instituições interessadas, contribuindo para a empregabilidade dos novos pesquisadores e para a perenidade da academia de marketing brasileira.
Baseado nestes pontos, buscando aprimorar o que já foi realizado e caminhando com novas ideias e discussões em direção ao futuro da divisão, pedimos seu voto para a Coordenação da Divisão de Marketing (MKT). É fundamental que toda a comunidade participe deste processo eleitoral e contribua com sugestões, ideias, críticas ou outras contribuições que almejem colaborar com a construção de uma melhor divisão. Sua participação, nesse sentido, é essencial.
Acesse o site anpad.org.br e apoie a chapa composta pelo professor Ricardo Limongi e liderada pelo Prof. Jorge Brantes Ferreira!
Fonte: anpad.org.br