Ementas disciplinas obrigatórias e/ou de Métodos
OBRIGATÓRIAS OU DE FORMAÇÃO EM MÉTODOS
Análise Multivariada de Dados (64h) |
Ementa: Machine Learning Supervisionado: Mecânica e interpretação dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Análise de Regressão Linear Múltipla. Inferência e Consistência dos estimadores de MQO. Multicolinearidade, Heteroscedasticidade, Endogeneidade e problemas adicionais de especificação do modelo de regressão. Análise de regressão com informações qualitativas: variáveis dummy e categorias múltiplas. Regressão Logísitca e Multinomial. Introdução a modelos multivariados de associação. Machine Learning Não Supervisionado: Análise de cluster e Análise fatorial. Análise de Variância. Modelagem de Equações Estruturais. Tópicos Emergentes. |
Referências:
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Formação para o Ensino em Administração (32h) |
Ementa: Origens e bases reguladoras do ensino em administração. Visões sobre o ensino em Administração. Atividades, papéis, funções e competências do docente de nível superior. Processo ensino-aprendizagem. Estratégias de Ensino. Casos para ensino: perspectivas teórica e prática. |
Referências: 1) AMES, M. C. F. D. C.; SERAFIM, M. C. Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática (Phronesis) em Administração: Uma Revisão Sistemática. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 4, p. 564-586, 2019 2) AKTOUF, O. Ensino de administração: por uma pedagogia para mudança. O&s - v.12 - n.35 - Out/Dez – 2005. 3) ALBERTON, A.; SILVA, A. B. da. Como escrever um Bom Caso para Ensino? Reflexões sobre o Método. RAC, v. 22, n. 5, pp. 745 – 761, 2018.4) ALCADIPANI, R. academia e a fábrica de sardinhas. O&S - Salvador, v.18 - n.57, p. 345-348 - Abril/Junho – 2011. 5) CANOPF, L. et al. Prática docente no ensino de administração: analisando a mediação da emoção. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 86, p. 371-391, 2018. 6) DE ALMEIDA CARLOS, Ed; APOLINARIO, Raíssa Helena Paiva; DE CARVALHO PEDRO, Samara. Método do Caso: Conceito, Difusão e Aplicação na ESPM. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 608-614, 2021. 7) DE MESQUITA, R. F.; DE VASCONCELOS, C. R. M. A Ambidestria da Prática Docente de Professores de Administração no Ensino Superior. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 1-23, 2020. 8) DINIZ-PEREIRA, J. E.. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2014. 9) FREITAG, M. S. B.; ARANTES, F. P.; CHAVES JUNIOR, L. R. Nosso Caso para Ensino foi Rejeitado. O que Faltou? RAEP, v.22, n.3, pp. 468–489, 2021.10) GIMENEZ, C. Gi et al. Inovação nos Cursos de Administração no Brasil: uma Análise do Alinhamento às Competências do Século XXI. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 181-213, 2020. 11) LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2019 12) LIMA, M.Correia et al. Transformação Pedagógica e (auto) formação docente. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 214-243, 2020 13) MARTINS, A. A., HONÓRIO L.C. Prazer e sofrimento docente em uma instituição de ensino superior privada em Minas Gerais. O&S - Salvador, v. 21 - n. 68, p. 79-96 - Janeiro/Março – 20149) 14) MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus 2012.1 15) MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A.; CASA NOVA, S. P. C. Revolucionando a docência universitária: orientações, experiências e teorias para a prática docente em negócios. São Paulo: Atlas, 2018 16) NOGUEIRA, D. R.; LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C. Revolucionando a sala de aula 2: novas metodologias ainda mais ativas. São Paulo: Atlas, 2020.17) PAULA, A. P.de Paes; RODRIGUES, M. A. Pedagogia crítica no ensino da administração: desafios e possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. SPE, p. 10-22, 2006. 18) PASSOS, A. P. P. dos. MENEGHINI, E. M. P.; LANA, J.; MARCON, R. O Caso do Caso: A escrita e a Aplicação do Método. RAC, Early access, 15 p., 2023 19) SILVA, AB da; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Aprendendo em ação: Utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. Editora UFPB, 2021. 20) SILVA, AB da; BISPO, A C K A; COELHO, A L A. (Ogrs). Metodologias ativas na educação superior: aprendendo e ensinando na prática docente. Editora UFPB. 2024. 21) SÖLLINGER, M. E; ANTONELLO, C S. Palidez estética na Universidade: Inquietações acerca da aprendizagem da docência. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 7, n. 1, p. 185-230, 2020. |
Métodos Qualitativos em Administração (64h) |
Ementa: Estudo das metodologias de pesquisas qualitativas em Administração enfatizando suas formas de produção, análise e interpretação de conhecimento, considerando paradigmas e atitudes filosóficas. Métodos e técnicas de coleta, análise, interpretação e representação dos materiais empíricos qualitativos e a utilização de software de pesquisas qualitativas. Conteúdos temáticos: 1. Pesquisa qualitativa e o estatuto da cientificidade em diferentes epistemologias: positivismo, estruturalismo, interpretativismo, fenomenologia, construcionismo, construtivismo, materialismo histórico dialético, pós-estruturalismo e abordagens pós-coloniais. 2. Métodos de pesquisa qualitativa: etnografias, estudo de caso, análises de discurso e métodos mistos em pesquisa qualitativa. 3. Técnicas de produção e de análise de material empírico qualitativo: observações, entrevistas, pesquisas documentais, pesquisas com imagens, sons e vídeos, pesquisas em ambientes virtuais e digitais, análise de conteúdo, análise interpretativa e análise narrativa. 4. Utilização de tecnologias no tratamento de material empírico qualitativo: NVIVO e Atlas.TI. |
Referências: BURRELL, Gibson; MORGAN, Gareth. Sociological paradigms and organisational analysis: Elements of the sociology of corporate life. Routledge, 2019. CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014. CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa-: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021. GIOIA, Dennis A.; PITRE, Evelyn. Multiparadigm perspectives on theory building. Academy of management review, v. 15, n. 4, p. 584-602, 1990. EISENHARDT, Kathleen M. Building theories from case study research. Academy of management review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Conceptual and design thinking for thematic analysis. Qualitative psychology, v. 9, n. 1, p. 3, 2022. BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. One size fits all? What counts as quality practice in (reflexive) thematic analysis?. Qualitative research in psychology, v. 18, n. 3, p. 328-352, 2021. YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. |
Métodos Quantitativos em Administração (64h) |
Ementa: Tópicos básicos de Probabilidade e Eventos em Estatística; Teorema de Bayes; Estatística descritiva (medidas de tendência central, de posição, de variabilidade e de associação); Esperança Matemática; Mensuração e escalas; Modelos de distribuição discreta e continua; Inferência estatística; Intervalos de confiança; Amostragem; Testes de hipótese; Testes não paramétricos; Análise de variância; Análise de regressão simples e múltipla; Introdução à Regressão logística. |
Referências: . Básica 1. Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS. Thousand Oaks: SAGE Publications 2. Doane, D. P. & Seward, L. E. (2014). Estatística aplicada à administração e economia. Porto Alegre: AMGH. 3. Cozby, P. C. (2011). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas. 4. Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. L., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier. 5. Bussab, W. O. & Morettin, P. A. (2012). Estatística básica. São Paulo: Saraiva. 6. Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier. 7. Hoofman, R. (2006). Estatística para economistas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 8. Wooldridge, J. M. (2010). Introdução à Econometria. São Paulo: Cengage Learning. 9. Becker, J. L. (2015). Estatística básica. Porto Alegre: Bookman. 10. Dancey, C. P., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre: Artmed. 11. Malhotra, N. (2012). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman. 12. Fávero, L. P. (Org.). (2014). Métodos quantitativos com Stata. Rio de Janeiro: Elsevier. 13. Gujarati, D. N., & Porter, D. C. (2011). Econometria básica. Porto Alegre: AMGH. Complementar 1. Doane, D. P. & Seward, L. E. (2014). Estatística aplicada à administração e economia. Porto Alegre: AMGH. 2. Becker, J. L. (2015). Estatística básica. Porto Alegre: Bookman. 3. Hoofman, R. (2006). Estatística para economistas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 4. Bussab, W. O. & Morettin, P. A. (2012). Estatística básica. São Paulo: Saraiva. 5. Wooldridge, J. M. (2010). Introdução à Econometria. São Paulo: Cengage Learning |
Pesquisa em Administração (64h) |
Ementa: Pesquisa em ciências sociais. A pesquisa empírica em Administração. Identificação de objetos, interesses e problemas de pesquisa. Base teórico-empírica. Variáveis e Categorias Analíticas. Hipóteses e Perguntas de Pesquisa. Definições Constitutivas e Operacionais. Bases metodológicas do delineamento de pesquisa. Pesquisa quantitativa, qualitativa e mistas. Uso das fontes de pesquisa. Análise e interpretação de dados. Elaboração de projetos de pesquisa. Elaboração de relatos de pesquisa e comunicação científica. |
Referências: AGUINIS, H., RAMANI, R. S., & ALABDULJADER, N. (2018). What you see is what you get? Enhancing methodological transparency in management research. Academy of Management Annals, 12(1), 83-110. BOOTH, W. C.; COLOMB. G.G.; WILLIAMS, J.M. (2019). A arte da pesquisa. (3ª ed). São Paulo: Martins Fontes. CRESWELL, J. W., & CRESWELL, J.D. (2021). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. (5ª ed). Porto Alegre: Penso. COOPER, D. R., & SCHINDLER, P. S. (2016). Métodos de Pesquisa em Administração-12ª Edição. McGraw Hill Brasil. CORLEY, K. G., & GIOIA, D. A. (2011). Building theory about theory building: what constitutes a theoretical contribution?. Academy of management review, 36(1), 12-32. DENZIN, N. K., LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000. EISENHARDT, K., Building theory from case study research, Academy of Management Review, 14(4), 1989, p.532-550. HAIR, J., BABIN, B., MONEY, A., SAMOUEL, P. (2005). Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. São. Paulo, SP. Bookman. LANGLEY, A. (1999). Strategies for theorizing from process data. Academy of Management Review, 24(4), 691-710. MILES, M. B., HUBERMAN, A. M. (1994). Qualitative data analysis : an expanded sourcebook (2ª ed..). Thousand Oaks, CA: Sage. PATTON, M. Q. (2002). Qualitative research and evaluation methods (3rd ed.). Thousand Oaks: Sage Publications. RENDER; B., STAIR, R. M.; HANNA, M. E. (2010). Análise Quantitativa para Administração (10ª ed). Porto Alegre: Bookman. ROWLEY, J.; SLACK, F. (2004). Conducting a literature review. Management Research Review, 27(6), 31-39. SAUNDERS, M.; LEWIS., P; THORNILL, A. (2023). Research Methods for Business Students. (9.ed.). Harlow, England: Pearson Education. YIN, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. (5ª ed.). Porto Alegre: Bookman. |
Teorias Organizacionais (64h) |
Ementa: Teoria das Organizações: desenvolvimento e sua relação com a teoria administrativa. Paradigmas sociológicos (funcionalista, estruturalista, humanista e interpretativista) e análise de organizações. Visão geral dos elementos envolvidos nas organizações: cultura, poder, decisão, estrutura e tecnologia. A abordagem de sistemas e o controle externo de organizações. Principais teorias organizacionais: da Agência, de Custos de Transação, Institucional, e Baseada em Recursos. Tradições de pesquisas em teoria das organizações. Teoria Organizacional no Brasil. Estudos críticos e abordagens pós-modernas em organizações. Pesquisa em organizações. |
Referências: Alvesson, M. and Deetz, S. (2021). Doing Critical Research. London: Sage. Burrel, G., and Morgan, G. (2001). Sociological Paradigms and Organizational Analysis. Aldershot. Aldershot, UK: Ashgate Publishing Co Clegg, S. R.; Hardy, C.; Nord, W, R. (org) Caldas, M.; Fachin, R.; Fischer, T. (Org ed. Brasileira) (2014) Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas. Faria, J. H. De (2022) Introdução à Epistemologia: dimensões do ato epistemológico. Jundiaí: Paco Editora. Fayol, H. (2012) Administração Industrial e Geral: previsão: organização, comando, coordenação e controle. 10. Ed. São Paulo: Atlas. Marx, K. (2024) O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Monteiro, Pedro and Adler, Paul. (2021). Bureaucracy for the 21st Century: Clarifying and Expanding Our View of Bureaucratic Organization. The Academy of Management Annals. 10.5465/annals.2019.0059. Motta, F. C. P.; Vasconcelos, I. F. F. G. de (2021) Teoria Geral da Administração. 4. Ed. São Paulo: Cengage Learning. Örtenblad, Anders (ed.), (2024) The Oxford Handbook of Metaphor in Organization Studies, Oxford Handbooks; online edn, Oxford Academic, 22 Feb. 2024), https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780192895707.001.0001, accessed 20 Feb. 2025. Paes de Paula, A. P. (2016). Para além dos paradigmas nos Estudos Organizacionais: o Círculo das Matrizes Epistêmicas. Cadernos EBAPE.BR, 14(1), 24 a 46. https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/31419 Parker, M. (2021). The Critical Business School and the University: A Case Study of Resistance and Co-optation. Critical Sociology, 47(7-8), 1111-1124. https://doi.org/10.1177/0896920520950387 Spicer, A. and Alvesson, M. (2025), Critical Management Studies: A Critical Review. J. Manage. Stud., 62: 446-483. https://doi.org/10.1111/joms.13047 Taylor, F. W. (2020) Princípios de Administração Científica. 9. Ed. São Paulo: LTC. Tragtenberg, M. (2005) Administração, poder e ideologia. 3. Ed. São Paulo: Editora Unesp. Veldman, J. and Willmott, H. (2022), "Social Ontology of the Modern Corporation: Its Role in Understanding Organizations", Meyer, R.E., Leixnering, S. and Veldman, J. (Ed.) The Corporation: Rethinking the Iconic Form of Business Organization (Research in the Sociology of Organizations, Vol. 78), Emerald Publishing Limited, Leeds, pp. 165-189. https://doi.org/10.1108/S0733-558X20220000078009 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM MÉTODOS DE PESQUISA: MÉTODOS QUANTITATIVOS AVANÇADOS (32h) |
Ementa: Revisão do modelo de regressão linear clássico e introdução à abordagem matricial. Endogeneidade e Variáveis Instrumentais. Modelos de regressão com dados em painel. Introdução aos modelos de escolha qualitativa. Viés de seleção. Introdução a métodos de avaliação de política pública. |
Referências: • [GP] GUJARATI, Damodar N. Econometria Básica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 (Ou GUJARATI, D.N. e PORTER, D.C. Econometria básica. São Paulo: Mc Grall Hill, 5ªed. 2011). • [GR] GREENE, W. Econometric analysis, Prentice Hall. 7ªed, 2012. • [SB] SIMON, C. e BLUME, L. .Matemática para economistas. Porto Alegre: Bookman, 2004. • [BA] BAUM, C. F. (2006): An introduction to modern econometrics using Stata. Stata Press. • [MF] MENEZES-FILHO, N. (Org.). Avaliação econômica de projetos sociais. São Paulo: Fundação Itaú social. 2017. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2018/05/avaliacao-economica-3a-ed_1513188151.pdf • [BT] BALTAGI, B.H. (2003): A companion to theoretical econometrics. Blackwell Publishing. • [HY] HAYASHI, F. (2000): Econometrics. Princeton University Press. • [SB] SIMON, C. e BLUME, L. (2004): Matemática para economistas. Porto Alegre: Bookman. • [CW] CHIANG, A.C. e WAINWRIGHT, K. Matemática para Economistas. 4ªed. Campus, (2006). • [CO] CORSEUIL, C.H. (Org.) Estrutura Salarial: Aspectos conceituais e novos resultados para o Brasil. Ipea, 2002. |