Dissertações defendidas - Turma 2
ALESSANDRO PIRES DE CARVALHO
Título: Fatores institucionais associados à evasão na educação superior
Resumo: A evasão é um dos gargalos a ser superado pela educação em seus diversos estágios, de modo especial na Educação Superior, onde as Instituições de Ensino sofrem com as perdas constantes de alunos. Com o intuito de entender melhor esse fenômeno, esta pesquisa teve como objetivo descrever os fatores institucionais a ele associados, utilizando como referência normativa o conceito de evasão da Comissão Especial de Estudos da Andifes, que entende como evadido qualquer aluno que saia definitivamente do curso de origem sem, portanto, concluí-lo. A pesquisa foi realizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, que possui quatorze campus em diversas cidades do estado. Foram utilizados os microdados do Censo da Educação Superior, no período de 2010 a 2014, sendo eles analisados utilizando mecanismos da Estatística Descritiva. Como resultado, observou-se que diversos fatores institucionais citados na literatura com relação à taxa de evasão não influenciavam significativamente na evasão na instituição de ensino analisada, como é o caso, por exemplo, do turno de oferta e duração do curso. A taxa média de evasão por curso encontrada no estudo é bastante flutuante, chegando a ser muito díspares os valores entre o curso com menor e o com maior taxa de evasão, 8% e 42%, respectivamente. Na instituição analisada, há políticas educacionais que contribuem – ou pelo menos deveriam contribuir – para a permanência do aluno no curso. O aspecto do suporte pedagógico mais evidente na instituição é o programa de monitoria, que auxilia os alunos com mais dificuldade em algumas disciplinas do curso. A avaliação institucional permite que tanto a comunidade interna quanto a externa contribua, de forma a permitir que a instituição consiga visualizar possíveis gargalos que afetam a administração. Por outro lado, ao analisar a evasão média anual dessa Instituição no período, nota-se que ela segue um padrão de similaridade.
Orientador: Prof. Dr. Marcos de Moraes Sousa
ARTUR CANDIDO BARBOSA SILVA
Título: Avaliação da implementação da política nacional de resíduos sólidos em municípios goianos
Resumo: A avaliação de implementação de políticas públicas colabora para compreender os caminhos trilhados, os resultados obtidos, e subsidia a tomada decisão relacionada ao ajuste, à manutenção ou à exclusão de ações empregadas em prol dos objetivos definidos. Esta pesquisa teve como objetivo central avaliar o processo de implementação, tomando como objeto de estudo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Como objetivos específicos propôs-se a (i) verificar junto aos municípios quais e como as atividades foram, ou estão sendo desenvolvidas, (ii) identificar fatores facilitadores e dificultadores da implementação da PNRS nos municípios pesquisados, e (iii) identificar, à luz dos objetivos da PNRS, o nível de implementação desta política nos municípios estudados. A metodologia empregada foi exploratória e descritiva, com o desenho misto, valendo-se de casos múltiplos referentes a municípios goianos (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Mossâmedes), e realizando entrevistas com os responsáveis pela PNRS em cada urbe. O grau de implementação da referida política foi classificado em: implementado, parcialmente implementado, em planejamento e não implementado. Conclui-se que a implementação avança na maioria dos municípios pesquisados, e também que o nível populacional do município não é representativo para definir o nível de implementação, uma vez os dois extremos, Goiânia (mais populoso) e Mossâmedes (menos populoso), avançaram com a implementação, enquanto um município de porte intermediário permanece “em planejamento”. Embora a escassez de recurso para implementação tenha sido recorrente entre todos os municípios pesquisados, como fator que restringe as ações de implementação, evidenciou-se que a falta de dinheiro não é o problema, mas antes, a falta de vontade e priorização da gestão pública para as ações voltadas à preservação ambiental e de gestão integrada dos resíduos sólidos.
Orientadora: Profa. Dra. Estela Najberg
BARBARA LOPES FRANCO
Título: Práticas organizativas dos empreendedores culturais na constituição das cidades: compreendendo a produção e ocupação dos espaços da cidade por grupos de forró em Brasília, Distrito Federal
Resumo: Nessa dissertação, proponho que as práticas cotidianas das organizações do campo das culturas populares formam políticas de produção e de ocupação dos espaços das cidades que resistem frente a imposição das lógicas de planificação do espaço urbano. Com efeito, destaco que as cidades são processos organizativos, portanto podendo ser compreendidas com base nas práticas cotidianas das organizações que as habitam. Proponho a aproximação teórica do campo dos Estudos Baseados em Práticas (EBP) na área de Administração com os debates sobre cidades, a partir das discussões propostas por Certeau (2008), tendo como contexto empírico de pesquisa o cotidiano organizativo dos empreendedores culturais. Para o desenvolvimento desses conceitos de análise organizacional, foi realizado um estudo qualitativo no ano de 2017 com dois sujeitos ligados ao forró no Distrito Federal, considerado um movimento de cultura popular. A opção pelo estudo de diferentes sujeitos ligados ao forró ocorreu pelo fato de se constituírem a partir da realização de shows e eventos em diferentes locais da cidade de Brasília, o que possibilita a compreensão dos diferentes espaços produzidos por eles que constituem Brasília. A produção de material empírico para as análises ocorreu a partir das observações participantes realizadas no cotidiano de eventos de forró realizados na cidade de Brasília, bem como das entrevistas de história de vida com dois sujeitos ligados ao forró em Brasília e considerados como referência profissional nesse campo de atuação. Como contribuição ao campo da Administração destaco (1) a relevância de se pensar a cidade como processo organizativo; (2) o entendimento de que as práticas cotidianas das organizações formam políticas de produção e de ocupação dos espaços das cidades; (3) a relevância de se pensar as culturas populares como processos organizativos de resistência frente a lógica de planificação da cidade; (4) avançar na apropriação teórica dos trabalhos de Michel de Certeau para as análises organizacionais.
Orientadora: Profa. Dra. Josiane Silva de Oliveira
DANIEL DO PRADO PAGOTTO
Título: Formas de capital, capacidade inovadora e inovação em empresas nascentes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar, ao longo do processo de criação de empresas, a influência da composição de diferentes formas de capital na variação de capacidade inovadora e, em seguida, desta na inovação. Para cumprir este objetivo, foi utilizada a base de dados em painel Panel Study of Entrepreneurship Dynamics (PSED) com um corte de apenas empreendedores sem equipes. O desenho da pesquisa foi dividido em dois modelos. No primeiro, as variáveis independentes consideradas foram formas de capital enquanto a variável dependente foi a variação da capacidade inovadora. Em seguida, para o segundo modelo, a capacidade inovadora tornou-se a variável preditora enquanto a inovação foi utilizada como variável resposta. A partir disso, foram realizados testes de regressão múltipla. Considerando os resultados, foi possível identificar que o grau de escolaridade, o capital social físico e as finanças pessoais são recursos que impactam na variação positiva da capacidade inovadora. Em seguida, com base no segundo modelo, observou-se que a capacidade inovadora impacta a inovação nas empresas nascentes.
Orientador: Prof. Dr. Candido Vieira Borges Junior
DENISE SANTOS DE OLIVEIRA
Título: Estratégias de marketing e as dimensões de valor da marca no transporte aéreo analisadas sob a perspectiva do passageiro
Resumo: A proposta desse estudo consiste em examinar a influência da percepção do passageiro em relação às estratégias de marketing, desenvolvidas por companhias aéreas, sobre cada uma de suas dimensões de valor da marca. A partir de revisão sistemática e de pesquisa com gestores de companhias aéreas foi proposto um modelo conceitual, relacionando as estratégias de marketing, adotadas por companhias aéreas, e as dimensões de valor da marca na perspectiva do consumidor: associações/reconhecimento da marca, qualidade percebida e fidelidade à marca. Os dados foram coletados em seis aeroportos sediados nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil e analisados com Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados demonstram correlação entre a percepção de estratégias de marketing, adotadas pelas companhias aéreas, indicando que para que as companhias consigam afetar as dimensões de valor que o passageiro percebe na marca, não basta a realização de investimentos isolados, em uma ou outra estratégia de marketing, mas sim esforços para fortalecimento de inovações em serviços, promoções relacionadas a preço e patrocínio de eventos em conjunto. Este estudo fornece base para o desenvolvimento de estudos futuros sobre valor da marca na perspectiva do passageiro e possibilita o melhor direcionamento de estratégias de marketing no setor de transporte aéreo.
Orientador: Prof. Dr. Mauro Caetano de Souza
EDY LAWSON SILVA SANTOS
Título: Relações raciais e empreendedorismo: um estudo sobre negros empreendedores na região metropolitana do Rio de Janeiro
Resumo: O objetivo de pesquisa neste trabalho é compreender as influências raciais na constituição de empreendimentos por negros na região metropolitana do Rio de Janeiro. A escolha em trabalhar com a articulação destas duas categorias teóricas, raça e empreendedorismo, decorreu da lacuna teórica e empírica de pesquisas existente na área de Administração quando a temática é a proposta nesse trabalho. Apesar do empreendedorismo ter se consolidado no campo da Administração em termos de área de estudo, o tema raça ainda é pouco explorado no país nas pesquisas desenvolvidas nessa área. Sendo assim, nesse estudo, a contribuição teórica que apresento é discutir os efeitos da constituição das relações raciais no processo empreendedor realizado por negros no Brasil. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores. Os resultados da pesquisa foram analisados com a técnica de análise interpretativa para análise qualitativa em estudos que possuem base empírica, visando a identificação de categorias conceituais que possibilitem a compreensão sobre como a raça tem relação com o empreendedorismo no Brasil. Para a categorização foi feita de acordo com o modelo de processo empreendedor de Baron e Shane (2015). Foram entrevistados nove empreendedores negros com diferentes negócios na região metropolitana do Rio de Janeiro. As entrevistas colheram as percepções de cada entrevistado sobre raça, empreendedorismo e um pouco da história de vida de cada um. Essas entrevistas, somadas às experiências e percepções do pesquisador e seus registros comporam a parte empírica do estudo. Como resultado o estudo apresenta que a construção de raça e o “lugar” do negro possuem grande impacto na vida e no empreendimento de cada um dos entrevistados, na motivação, na identificação do negócio e no significado do próprio trabalho.
Orientadora: Profa. Dra. Josiane Silva de Oliveira
ELLYSSON FERNANDES ROSA
Título: O perfil do public service motivation (psm) de servidores públicos inovadores
Resumo: Esta pesquisa pretendeu conhecer o perfil da motivação do serviço público (PSM) em gestores governamentais goianos que inscreveram seus projetos inovadores no 1º concurso de projetos dos Gestores Governamentais de Goiás em 2012, promovido pelo SINDGESTOR. Considerando a importância da motivação no contexto da administração pública, bem como, a necessidade premente por inovação para dar respostas às demandas sociais, esta pesquisa se ocupou em entender a relação do índice de PSM com o perfil de servidores públicos de nível estratégico considerados inovadores. Utilizando teste t, análise de correspondência múltipla (MCA) e a análise hierárquica de cluster (HCA) concluiu-se que o nível de PSM destes servidores públicos inovadores é significativamente maior do que os servidores públicos em geral em comparação à uma pesquisa que é referência no tema no Brasil. Quanto ao perfil dos servidores descobriu-se que a maior parte dos resultados alcançados está em consonância com estudos anteriores da literatura que pesquisaram sobre o perfil de servidores públicos com alto índice de PSM, destacando os gestores da tecnologia da informação em maior proporção.
Orientadora: Profa. Dra. Estela Najberg
FERNANDA PAULA ARANTES
Título: Aprendizagem do empreendedorismo em equipe: influências contextuais sobre novas empresas de base tecnológica
Resumo: Considerado um processo experiencial contínuo, a aprendizagem do empreendedorismo ainda não possui suficiente estrutura conceitual que explique como uma equipe de empreendedores aprende. Os escassos modelos apresentados na literatura centram-se no indivíduo empreendedor e, por vezes, desconsideram o contexto e demais grupos de influência. Desta forma, partindo de uma perspectiva sociocultural construtivista, a presente dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa cujo principal objetivo foi o de analisar e caracterizar o processo de aprendizagem do empreendedorismo no nível de equipes de fundadores de Novas Empresas de Base Tecnológica (NEBTs). Optou-se por estudar as equipes fundadoras dessas organizações devido à necessidade que enfrentam de aprenderem rapidamente, tendo em vista a também rápida evolução do mercado tecnológico. O estudo é sociocultural construtivista por considerar que para ocorrer o compartilhamento de conhecimentos e a aprendizagem é preciso haver interação social, participação, formação de identidade e influência contextual. O contexto em que a equipe se encontra influencia diretamente sua aprendizagem, ao mesmo tempo em que é influenciado, moldado, por ela. E, tendo em vista o princípio do Lebenswelt, um dos direcionadores do estudo, considerou-se não ser possível estudar o ser humano de forma isolada do seu contexto, do mundo por ele vivenciado, transferindo-se essa premissa para equipes. Portanto, seguindo uma abordagem fenomenológico-hermenêutica interpretativa e utilizando-se de um modelo teórico direcionador, foram analisadas as experiências de aprendizagem de quatro diferentes equipes fundadoras de NEBTs, sendo duas incubadas e duas não incubadas. Três procedimentos de coletada de dados foram utilizados: entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisa documental; sendo aplicada sobre os dados coletados as premissas da análise fenomenológica interpretativa (AFI). O estudo possibilitou a captação dos significados mais profundos da experiência de aprendizagem das equipes, permitindo analisar o impacto do contexto, a relevância das relações interpessoais a nível interno e externo e o fortalecimento dos capitais humano e social de uma equipe para sua aprendizagem. Assim, como principal resultado da dissertação foi proposto um modelo conceitual de aprendizagem do empreendedorismo em equipe, o qual considera a aprendizagem como um processo continuamente modificado pela experiência e reflexão conjunta dos indivíduos, sendo evolutivo e indissociável do contexto.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Salete Batista Freitag
GABRIEL DO CARMO YAMAMOTO
Título: Imigração como prática social: estratégias e táticas de organização dos imigrantes haitianos na região metropolitana de Goiânia, Goiás
Resumo: Nesta dissertação trabalhamos a imigração como prática social por meio de uma pesquisa empírica com imigrantes haitianos. Nosso objetivo foi compreender as práticas de organização dos imigrantes haitianos na região metropolitana de Goiânia, Goiás. Isso porque a prática social da imigração é a base de produção de processos organizativos, cuja construção de espaços e lugares se constitui a partir da mobilidade socioespacial dos sujeitos sociais. Para o desenvolvimento desse argumento teórico, nos respaldamos principalmente nos conceitos trabalhados por Michel de Certeau e Tim Cresswell sobre práticas e de imigração, respectivamente. A pesquisa de campo foi conduzida em comunidades haitianas estabelecidas na Região Metropolitana de Goiânia, que juntas contam com mais de 500 sujeitos provenientes do Haiti. Para produção de material empírico utilizamos as técnicas de história de vida e observação participante. As entrevistas contaram com roteiro semiestruturado. Os resultados obtidos foram analisados por meio da técnica interpretativa, sendo encontradas cinco práticas principais na organização de imigrantes haitianos: prática de caminho; prática econômica e de trabalho; prática de coabitação; prática de cuidado; e prática de religião. Como principais contribuições do trabalho pontuamos: 1) realização de aproximações de teorias da prática com as discussões sobre mobilidade socioespacial; 2) o entendimento da imigração como prática social; 3) aprofundamento da compreensão do processo imigratório/organizativo de sujeitos haitianos em terras brasileiras; e 4) discussão das políticas de recepção de imigrantes no contexto pesquisado.
Orientadora: Profa. Dra. Josiane Silva de Oliveira
HUGO MOREIRA DE OLIVEIRA
Título: Caracterização de modelos de negócios sob a lógica das estratégias de governança aplicada a produtores de carne bovina
Resumo: O setor agropecuário tem assumido o papel de protagonista na economia brasileira e o segmento de bovinocultura de corte contribui para tal, já que o país é o segundo maior produtor e exportador de carne bovina do mundo. O presente trabalho situa-se no campo de estudo da Administração Estratégica de negócios industriais, na busca pelo desenvolvimento e competitividade dessas organizações, e tem por objetivo caracterizar modelos de negócios para produtores de carne bovina, adicionando a lógica das estruturas de governança. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e que adota como estratégia de pesquisa o estudo de múltiplos casos, tendo sido selecionado cinco casos com diferentes estratégias de produção de carne bovina. Como ferramenta de coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações diretas. Os dados coletados foram examinados a partir da análise de conteúdo. Como ferramenta de auxílio no tratamento dos dados, foi utilizado o software NVivo. Com base na fundamentação teórica, foram identificados seis elementos que caracterizam um modelo de negócio. Ao inserir-se a ótica da Economia dos Custos de Transação (ECT), foi incorporado, como sétimo elemento, a estrutura de governança. Os sete elementos são representados em um modelo gráfico, de formato circular, dividido em quatro camadas. Em relação aos casos analisados, observou-se uma grande heterogeneidade de estruturas de governanças, já que nenhum modelo de negócio adota uma linha a ser seguida em todas as suas operações. Para cada tipo de elemento adota-se uma estrutura de governança diferente, e em alguns tipos, adota-se mais de uma estrutura de governança. Assim, conclui-se que cada organização possui os elementos de seu modelo de negócio regidos por estruturas de governanças singulares, que se adaptam as possibilidades e necessidades de cada situação. Acredita-se que o presente estudo permitiu avanços no campo da bovinocultura de corte, além de demonstrar possíveis variáveis relacionadas à estrutura de governança, o que permitiu a formulação de cinco proposições. A pesquisa apresenta, como limitações, o baixo número de tipos de elementos analisados e a ausência de indicadores quantitativos que permitam mensurar a percepção dos dados coletados. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação do número de tipos de elementos a serem analisados, a utilização de métodos quantitativos, a replicação em casos de produtores de frango e de suíno, e a verificação das proposições formuladas.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Messias Rossi
ISABELA MACHADO PAPALARDO LANDFELDT
Título: Gestão por competências em universidades públicas federais: análise de modelos, aspectos que influenciam sua adoção e respectivos impactos
Resumo: O conceito de competência assume significados distintos nas organizações e alguns recursos são essenciais ao desempenho organizacional. Desta forma, torna-se importante a gestão por competências visando a gestão de pessoas de forma a manter e desenvolver competências requeridas para o desempenho da organização. No setor público brasileiro, a gestão por competências foi instituída por meio do Decreto nº. 5.707/2006 que define a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), incentivando a aprendizagem permanente e o desenvolvimento de competências institucionais a partir de competências individuais. Apesar da gestão por competências não ser propriamente antiga, já é difundida em diversas instituições. As instituições públicas acabam compartilhando e utilizando métodos de gestão aplicados em outras instituições, apresentando características e modelos de gestão muito semelhantes, característica do isomorfismo. Desta forma, considerando a exigência de implementação da gestão por competências nas instituições públicas federais brasileiras, o presente estudo visa identificar e descrever os aspectos que influenciam políticas de gestão por competências em universidades públicas federais e o que o desenvolvimento e implantação dessas políticas geram em termos de aprendizagem. Com base na literatura, inicialmente os conceitos de competências nas organizações, aprendizagem nas organizações e institucionalização de práticas foram definidos. Em seguida foi definida a metodologia, de forma a presente pesquisa se caracteriza como interpretativista, descritiva e estudo de casos múltiplos. Foram analisadas sete universidades federais brasileiras dentre um universo de 14 universidades que já iniciaram a implantação da gestão por competências. Com um roteiro semi-estruturado de perguntas, entrevistas foram realizadas com gestores envolvidos no processo de desenvolvimento, implantação, monitoramento e impacto da gestão por competências. Os dados foram analisados com base nos objetivos estabelecidos. Foi identificado que dentre as sete universidades analisadas, nenhuma delas possui o modelo de gestão por competências consolidado, havendo universidades em etapa de desenvolvimento e outras com processos avançados. As principais áreas que são atingidas pela gestão por competências nas universidades são a avaliação de desempenho e capacitação. Além de relacionar os campos de estudos de competências, aprendizagem e institucionalização, esta pesquisa contribui para as organizações entenderem melhor as demandas do Decreto 5.707/2006 bem como para servir de fonte de ferramentas para uma melhor gestão dos servidores.
Orientador: Profa. Dra. Catarina Cecília Odelius,
JAIRO FERNANDO TAUFICK FRANCA
Título: Fatores determinantes da eficiência no processo de compras públicas
Resumo: A importância do tema Compras Governamentais decorre de imposição constitucional que obriga a Administração Pública a processar licitação pública para aquisição de bens e contratação de serviços no atendimento às demandas da sociedade, movimentando uma relevante fatia da economia, da ordem de 10% a 15% do PIB do Brasil. O processo de compras é imperioso para a consecução dos objetivos da Administração Pública, e somente com eficiência nesse processamento das aquisições e contrações é que se alcançaria a redução do dispêndio público e a satisfação dos stakeholders. O presente estudo, com a finalidade de contribuir para preencher lacuna na literatura científica, analisa os dados de 3.310 licitações realizadas pelo Estado de Goiás do ano de 2012 a 2016, na modalidade Pregão Eletrônico. Objetivou analisar os fatores determinantes da eficiência do Pregão Eletrônico sob os atributos Celeridade e Economicidade. Após análise descritiva, análise univariada como correlação de X2 e a correlação de Pearson, e análise multivariada como Análise de Correspondência Múltipla – MCA e Análise Hierárquica de Cluster – HCA, os resultados demonstram que são fatores determinantes da eficiência do Pregão Eletrônico os seguintes: a) da natureza de despesa, consumo ou permanente; b) quantidade de itens no processo; c) licitações exclusivas para microempresas – ME e empresas de pequeno porte – EPP; d) o porte da empresa vencedora da licitação, ME e EPP ou demais; e) a organização administrativa, Administração Direta ou Indireta; f) ano eleitoral municipal e estadual/federal; g) vulto da despesa pretendida. Este estudo contribui com preenchimento de parte da lacuna teórica sobre a análise multivariada dos fatores determinantes no desempenho dos processos de compras públicas
Abstract: The importance of Government Procurement comes from the constitutional imposition. This fact forces the Public Administration to process the public bidding for the purchase of goods and services to meet society demands. Thus, moving up a significant part of the economy, around 10% to 15% of the GDP in Brazil. The procurement process is imperative to the achievement of Public Administration objectives. It is important to emphasize that it will be possible to get the reduction of the public expenditure and the stakeholders satisfaction, only achieving efficiency on this process of purchasing and service contracting. In order to contribute to fill gaps in the scientific literature, this study analyses the data of 3.310 public biddings in Goiás State during 2012 to 2016, in the Electronic Procurement. The study aimed to identify the determinant factors of the efficiency of the Electronic Procurement, considering the analysis of Celerity and Economy. After the descriptive analysis, univariate analysis, such as the correlation of X2 and Pearson correlation, and multivariate analysis, such as the Multiple Correspondence Analysis – MCA and Hierarchical Cluster Analysis – HCA, the results showed that the determinant factors of the efficiency in Electronic Procurement are the following: a) nature of the expenditure, consumption or permanent; b) quantity of items in the process; c) biddings exclusively for micro enterprises – ME and small business – EPP; d) the size of the winning company in the bidding process, ME and EPP or any other; e) the administrative organization, direct and indirect public administration; f) municipal and state/federal election year; g) amount of the intended expenditure. This study contributes to fill in part of the theoretical gap on the multivariate analysis of the determinant factors in the performance of public procurement processes.
Orientador: Professor Ricardo Correa Gomes (UnB)
Banca examinadora: Professora Estela Najberg (UFG) e Professora Patrícia Guarnieri (UnB)
Data da defesa: 1º de setembro de 2017
Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8020.
KADNY JORDANY VILLELA DE MACEDO RESIO
Título: Jovens fora do mercado de trabalho e fora da escola: qual a diferença entre os gêneros?
Resumo: A participação no mercado de trabalho é um item fundamental para que o jovem inicie sua carreira profissional, mesmo quando ele inicie sua fase economicamente ativa como estagiário de uma pequena empresa, por exemplo. A evolução das habilidades teóricas e práticas, em todos os momentos da vida de um ser humano, levam essa pessoa a acumular capital humano. Apesar de ser natural que o jovem opte por realizar alguma dessas atividades, 12,9% das pessoas optam por estar fora do mercado de trabalho e sem frequência escolar (nem-nem). Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é analisar os efeitos dos fatores socioeconômicos e domiciliares associados à probabilidade de o jovem estar em situação nem-nem, por gênero, por meio de um modelo probit e de uma decomposição não linear de Oaxaca-Blinder. Para essa pesquisa, são utilizados os microdados do Censo Demográfico de 2010 das regiões metropolitanas do Brasil, para jovens de 15 a 24 anos. Os resultados indicam que alguns fatores impactam em maior proporção a situação de estar fora do mercado de trabalho e o abandono da escola das mulheres, como, por exemplo, o matrimônio, compromissos com a família e idade maior de 19 anos. Essa conjunta afeta sua independência financeira e sua escolarização e isso pode ser uma escolha voluntária ou involuntária, na qual a segunda opção pode gerar problemas sociais. Já os efeitos subjetivos que impactam o jovem nem-nem possuem uma expressão muito maior do que as explicações do modelo empírico e prejudica de forma mais expressiva essa situação para o sexo feminino. Isso pode ser visto pela herança da colonização ocidental, além das diferenças nos valores culturais absorvidos por homens e mulheres. E, talvez como realidade mais preocupante, a presença da violência doméstica como possível fator de permanência da mulher na situação nem-nem, pelo aprisionamento do corpo e da mente em um contexto de baixo autoestima (GOMES et al., 2012) e pouca qualificação (tanto profissional quanto em escolarização) (VIEIRA; PERDONA; SANTOS, 2011).
Orientador: Prof. Dr. Sandro Eduardo Monsueto
Texto completo: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7534
KELLEN DIONISIO DOS REIS
Título: A lógica gerencialista e a saúde mental do servidor público de uma instituição de ensino superior
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a influência do modelo de gestão na saúde mental dos servidores de uma dada Instituição de Ensino Superior (IES) pública, situada no estado de Goiás. Para tanto, definiu-se três objetivos específicos, a saber: i) identificar a percepção dos servidores sobre a gestão da IES pública estudada; ii) identificar a existência de sofrimento psíquico e as condições de acometimento nos servidores; e iii) evidenciar as estratégias de enfrentamento frente ao modelo de gestão da IES. A base literária foi a reforma do Estado e a psicodinâmica do trabalho (PDT), que trata da saúde do trabalhador. A reforma do Estado se refere às mudanças ocorridas nas IES através do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), no ano de 2007, e se originou do movimento reformista do Estado na década de 1970, conhecido como a Nova Administração Pública (New Public Management - NPM), surgido em resposta à crise do Welfare State, ou “Estado do bem-estar social”, propondo o enxugamento da máquina pública, difundindo a gestão gerencialista em órgãos públicos, já consolidada em empresas privadas. É uma reforma de fundo ideológico pós-moderno neoliberal, guiado pelos ditos Toyotista da produção flexível e enxuta, que criaram uma onda crescente de precarização do trabalho, subemprego e desemprego mundial. O segundo suporte teórico desta pesquisa foi dado pela escola dejouriana, que analisa a dinâmica existente entre Sujeito/empresa, e como se dá as vivências de prazer-sofrimento do Sujeito diante das incoerências da organização do trabalho (OT). Esta escola também aborda as consequências para o trabalhador quando enfrenta sofrimento insuperável no trabalho, quando adota estratégias de defesa para a preservação da saúde psíquica; e quais complicações ocorrem quando estas falham ou são utilizadas excessivamente pelo Sujeito, ocasionando adoecimento e patologias sociais no ambiente de trabalho. O desenho de pesquisa foi qualitativo, assumindo o fenômeno relacionado ao Sujeito de caráter subjetivo. O viés metodológico foi a Análise Crítica de Discurso (ACD), analisando os enunciados dos entrevistados para a identificação das anunciações ideológicas da cultura social neoliberal. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista com perguntas semiestruturadas e o público alvo foi escolhido a partir de dados secundários estatístico de licenças médicas de Técnicos Administrativos e Docentes, elegendo as Unidades Acadêmicas (UA) da IES com maior incidência de licenças médicas por Transtorno Mental Comportamental (TCM) no ano de 2015. Os resultados apontaram características do estilo de gestão gerencialista (controle, produtividade, individualidade). Dentro deste contexto, os trabalhadores sentem prazeres ligados à natureza do trabalho que realizam, mas também sofrimentos, momento em quando se utilizam de defesas psíquicas para o enfrentamento. Também se identificou que existem sinalizações de uso excessivo de defesa ou o fracasso de sua utilização, ocasionando patologias sociais no ambiente de trabalho da IES pesquisada. Sugere-se que ocorram novas pesquisas abordando demais motivadores de adoecimento (física, acidentes) destes servidores e também que haja estudos que proponham a implantação de processo de reintegração de servidores que foram afastados por transtorno mental em IES.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Barroca Costa
RAFAEL DOS REIS COSTA
Título: Avaliação de impacto do projeto Escola Estadual de Tempo Integral em Goiás
Resumo: O Programa Escola Estadual de Tempo Integral, implementado desde 2006 no estado de Goiás, alcançou o número de 135 unidades escolares atendidas em 2013. Este programa oferece no contra turno atividades artísticas, culturais, esportivas, além do reforço escolar. O trabalho pretende avaliar o impacto do projeto sobre o desempenho escolar em português e matemática dos estudantes dos 5º e 9º anos com dados da Prova Brasil de 2013. Para alcançar este objetivo foi utilizado o método de propensity score matching. Os resultados encontrados apontam para efeitos não significativos em matemática e português para os alunos do 5º ano. Por outro lado, os alunos do 9º que estudam em escolas que participam do programa antes de 2013 apresentaram desempenho positivo. Aqueles que estão em escolas que começaram no programa em 2013 não tiveram efeito significativo em matemática, mas obtiveram um desempenho negativo e significativo na comparação com o grupo de controle em português.
Abstract: The State School Program of Full Time, started in 2006 in the state of Goiás. It have 135 schools attended in 2013. This program offers cultural and sports activities, besides school reinforcement. The study intends to evaluate the project impacts on the academic performance in portuguese language and math of the 5th and 9th graders with data from the Brazil Proof (Prova Brasil) of 2013. To achieve this goal was used the method of propensity score matching. The results found point to non-significant effects in mathematics and portuguese language for the 5th graders. On the other hand, the 9th graders who study in schools that participated in the program before 2013 the effects are positive. Those in schools that started the program in 2013 did not have a significant difference in math, but did a negative and significant performance in comparison with the control group in portuguese language.
Orientador: Professor Sandro Eduardo Monsueto (UFG)
Banca examinadora: Professora Estela Najberg (UFG) e Professora Larissa Barbosa Cardoso (UFG)
Data da defesa: 4 de julho de 2017
Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7740.
RICARDO AUGUSTO FERREIRA E SILVA
Título: O significado do trabalho para juízes estaduais
Resumo: O trabalho é visto não só como fonte de renda para a subsistência, mas como meio de o indivíduo se relacionar com outros indivíduos e de se sentir como parte da sociedade. Com a finalidade de contribuir para preencher uma lacuna na literatura científica esta pesquisa teve como objetivo descrever o significado do trabalho do juiz, apoiando-se nas dimensões de significado descritas no modelo MOW – Meaning of Work (1987): (a) centralidade, (b) normas sociais e (c) objetivos e resultados valorizados no trabalho. A pesquisa foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com abrangência nas 13 regiões judiciárias. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2016; foram entrevistados 20 juízes de primeiro grau por meio de um roteiro semiestruturado. Os dados obtidos das respostas às questões foram analisados por meio de técnicas de análise textual e, posteriormente, pela análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que não houve consenso quanto à centralidade do trabalho tanto em relação ao tempo quanto em comparação do trabalho com outras esferas da vida, embora a maioria dos entrevistados afirmasse que a Família é prioridade, seguida de trabalho e religião. O conceito de significado do trabalho, de forma unânime, foi associado pelos entrevistados a algo útil e produtivo à sociedade. Neste sentido, os juízes consideram o trabalho mais como um dever do que um direito diante da sociedade. Os entrevistados foram incisivos no entendimento de que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os tribunais superiores são órgãos com caráter político, por possuírem na cúpula membros não advindos da magistratura. Criticou-se também a forma de legislar do CNJ por meio de resoluções, o que pode interferir na autonomia e independência dos juízes. Embora os sentimentos de frustração e felicidade sejam contrabalanceados entre os magistrados, os dados da pesquisa convergem com o padrão de concepção positiva onde o trabalho é visto como atividade geradora de valor na sociedade.
Abstract: Work has been seen not only as a source of income for subsistence, but as means for the individual to relate to others and to feel as part of society. This research aims to describe the meaning of the work of the judge, relying on the dimensions of meaning described in the model MOW ‒ Meaning of Work (1987): (a) centrality, (b) social norms and (c) objectives and results valued at work. The research carried out at the Court of Justice of the State of Goiás, covered the 13 judicial regions. Data collection took place between October and December 2016; 20 first-degree judges were interviewed through a semi-structured script. The data obtained from the answers to the questions were analyzed through textual data techniques and, later, by content analysis. The results of the research showed that there was no consensus regarding the centrality of work in relation to time and in comparison to work with other spheres of life, although most interviewees affirmed that the Family is a priority, followed by work and religion. The concept of meaning of work, in a unanimous way, is associated with something useful and productive to society. In this sense, judges consider work more as a duty than a right before society. The interviewees demonstrated incisive behaviour in the question of the CNJ and the superior courts being organs of a political character, for having at the top members not coming from the judiciary. The way of legislating through resolutions is another criticized topic, which directly interferes with the autonomy and independence of the judges. Although feelings of frustration and happiness are counterbalanced among magistrates, research data converge with the positive conception pattern where work has been seen as value-creating activity in society.
Orientador: Prof. Dr. Marcos de Moraes Sousa
Banca examinadora: Tomás de Aquino Guimarães (UnB), Juliana Barreiros Porto (UnB), Maria Salete Batista Freitag (UFG)
Data da defesa: 4 de julho de 2017
Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7740.