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Dissertações defendidas - Turma 1

Turma 1

Linha 1 (LP1) : Estratégia, Empreendedorismo e Inovação

Altair Camargo Filho

Título da dissertação: Impacto das atividades de marketing realizadas nos primeiros anos do negócio em seu desempenho futuro

Resumo:  O objetivo deste trabalho foi analisar como o momento do início da realização de atividades de marketing nos primeiros anos de uma empresa impacta no seu desempenho futuro. Para atingir o objetivo foi utilizada a base de dados longitudinal do Panel Study of Entrepreneurial Dynamics (PSED), que consistiu na aplicação de questionários, via telefone, a 1214 empreendedores nascentes dos Estados Unidos entre os anos de 2005 e 2011. A análise de dados se deu por estatística descritiva e análise de regressão logística, em que as variáveis dependentes consideradas como desempenho foram a sobrevivência e a rentabilidade das empresas. Como variáveis independentes – atividades de marketing – foram consideradas o “diálogo com clientes”, “coleta de informações dos concorrentes”, e “execução de esforços promocionais”. Para a análise, foram relacionados o início da realização das atividades de marketing no primeiro e no segundo anos da empresa com o desempenho do negócio no segundo, terceiro e quarto anos. Como resultados, esta pesquisa mostra que ao longo do primeiro ano de funcionamento é o momento ótimo para que o empreendedor inicie diálogos com seus clientes, ou seja, que leva a empresa ao melhor desempenho nos anos subsequentes. Constatou-se que a execução de esforços promocionais logo no primeiro ano também leva a resultados positivos para o negócio, mas não foram encontrados resultados conclusivos sobre o momento ótimo para realizar esta ação, bem como para coletar informações dos concorrentes.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5418

Orientador: Cândido Vieira Borges Júnior


Anderson Shneider

Título da dissertação: A aprendizagem do empreendedorismo e a sua influência no processo de criação de empresas

Resumo: O objetivo desse estudo foi compreender a influência do histórico de aprendizagem dos empreendedores sobre o processo de criação e o desempenho futuro das empresas. Para tanto, utilizou-se o Panel Study of Entrepreneurial Dynamics II (PSED II) como amostra. Trata-se de um painel envolvendo 1.214 empreendedores nascentes dos Estados Unidos que foram acompanhados durante os anos de 2005 a 2011 através de entrevistas por telefone sobre diversos temas que envolvem o processo de criação de empresas. O estudo teve como eixo teórico a aprendizagem organizacional e a aprendizagem do empreendedorismo e foi desenvolvido em duas etapas sendo a primeira com o objetivo específico de avaliar a relação causal entre o histórico de aprendizagem dos empreendedores e a realização de atividades do processo de criação de empresas e pela qual utilizou-se o método de regressão linear múltipla. A segunda envolveu a avaliação da relação causal entre a realização de atividades do processo de criação e o desempenho futuro das empresas, utilizandose para tanto, métodos de regressão logística. Os resultados demonstram que o histórico de aprendizagem dos empreendedores favorece a realização de atividades do processo de criação de empresas,e essas por sua vez, quando realizadas, aumentam as chances das empresas atingirem melhores resultados de desempenho, traduzidos na realização de vendas e o atingimento do equilíbrio entre receitas e despesas. Percebeu-se também, que o histórico de aprendizagem por si só, não possui relações significativas com o desempenho.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6884/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Anderson%20Schneider%20-%202016.pdf

Orientadora: Maria Salete Batista Freitag


Bruno Alencar Pereira

Título da dissertação: Caracterização da inovação em modelos de negócios: aplicações no transporte aéreo.

Resumo: No setor do transporte aéreo, especialmente nas companhias aéreas, a inovação nos modelos de negócios pode contribuir para a criação de valor, vantagem competitiva e lucratividade com novas possibilidades de atuação no setor. A pesquisa proposta teve por objetivo identificar os modelos de negócios adotados pelas companhias aéreas brasileiras e caracterizar como a inovação ocorre para a criação de valor, vantagem competitiva e lucratividade nos modelos aplicados ao setor, com a identificação e aplicação de indicadores ainda não explorados adequados à essa compreensão. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa empírica, exploratória e descritiva realizada por estudo multicaso com três das principais companhias aéreas brasileiras, permitindo uma investigação para levantar as características significantes e holísticas dos indicadores de inovação aplicados aos modelos de negócios adotados no transporte aéreo. Os resultados demonstram a busca por rupturas do paradigma relacionado à dicotomia dos modelos tradicionais low-cost e full-service em direção à modelos de negócios híbridos, sendo perceptível a necessidade de um modelo de negócio que mantenha um equilíbrio entre os serviços oferecidos, porém, sem grandes inovações identificadas pela proposição de valor ofertada. Conclui-se que, nas companhias brasileiras a inovação nos modelos de negócios ocorre de forma linear conforme exemplos destacados pelas companhias que, pela percepção das próprias empresas, as mudanças internas nos modelos de negócios são consideradas grandes inovações organizacionais, porém, não se evidencia nos resultados grandes inovações externas para o mercado proporcionada pelos modelos de negócios adotados em um panorama comparativo entre tais companhias.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5575/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Bruno%20Alencar%20Pereira%20-%202015.pdf

Orientador: Mauro Caetano de Souza


Érica de Aguiar Botelho

Título da dissertação: Desaprendizagem organizacional em empresas graduadas

Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como ocorre a desaprendizagem organizacional em empresas que foram graduadas após processo de incubação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, abrangendo horizonte temporal longitudinal retrospectivo. Adotou-se a estratégia de estudo de casos múltiplos, tendo sido selecionados seis casos. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, documentação e observações diretas. Perspectivas relacionadas às empresas e à incubadora foram consideradas. Para a análise dos dados, foi realizada análise de conteúdo. Foi adotado o software NVivo para suporte à condução da pesquisa. Com base na fundamentação teórica, foi elaborado um quadro de análise que especificou as abordagens que foram seguidas. Foi examinado como o contexto organizacional das empresas graduadas, que tiveram vínculo com Incubadora de Empresas de Universidade com atuação no setor de tecnologia, pode influenciar a desaprendizagem organizacional. Foram descritas mudanças nas rotinas organizacionais das empresas graduadas, tendo sido tratadas rotinas específicas, a partir dos processos de criação e desenvolvimento de novos negócios. Foi verificada a ocorrência de desaprendizagem organizacional, com predominância do descarte da rotina de elaboração ou atualização de plano de negócios. Foram identificados tipos de interação entre aprendizagem e desaprendizagem organizacional, constatando-se ocorrência de aprendizagem organizacional isolada em todas as rotinas examinadas e classificação de todas as situações de desaprendizagem organizacional como isolada. Assim, foi corroborada a distinção entre os dois processos. Não foram observadas situações de desaprendizagem organizacional precedendo tampouco ocorrendo simultaneamente à aprendizagem organizacional. Foi verificada reaprendizagem apenas na rotina de elaboração ou atualização de plano de negócios. Percebeu-se que não somente após a graduação, mas também durante o período de incubação, o contexto dessas empresas oferece oportunidades para o estudo da desaprendizagem organizacional. Proposições foram formuladas, tendo sido fundamentadas nas literaturas de incubação de empresas, processos de criação e desenvolvimento de novos negócios e desaprendizagem organizacional.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6121/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20%C3%89rica%20de%20Aguiar%20Botelho%20-%202016.pdf

Orientadora: Maria Salete Batista Freitag


Gustavo Abrantes Condeixa

Título da dissertação: A relação entre ciência, tecnologia e inovação e o empreendedorismo de alto crescimento.

Resumo: O Alto Crescimento é um fenômeno que ocorre em um número pequeno de empresas, estando relacionado a um crescimento acelerado, proporcionando uma expressiva geração de novos empregos. Esta condição, aliada a outros fatores, imprime uma importância estratégica ao fenômeno do alto crescimento tanto para pesquisadores quanto para decisores políticos. Diante desta importância, a presente pesquisa buscou compreender quais fatores se mostram determinantes na criação de empresas de alto crescimento. Optou-se por focar na análise da relação entre os indicadores regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a taxa de empreendedorismo de alto crescimento (TEAC) nos estados brasileiros por meio de uma crosssection para as 27 unidades da federação do Brasil, entre os anos de 2008 a 2012, cujas variáveis explicativas foram agrupadas em quatro indicadores de CT&I, as quais correspondem à Infraestrutura para CT&I; aos Recursos Humanos para CT&I; ao Investimento em P&D; e à Inovação. Com o objetivo de melhor ajustar o modelo proposto, a variável dependente TEAC geral foi segregada entre os setores de Serviço, Indústria e Comércio. Para a obtenção dos resultados apresentados neste trabalho, foram utilizados dados empilhados, sendo o método de estimação adotado o de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Como resultado, este trabalho demonstrou que a relação entre os indicadores regionais de CT&I e a TEAC de forma geral apresentou uma baixa correlação. Contudo, quando analisados os efeitos relativos aos setores segregados, verificou-se que os resultados estão diretamente relacionados ao setor ao qual a empresa está baseada, confirmando também que as diferenças de crescimento podem ocorrer em função da segmentação do setor. Também é verificado um maior impacto proveniente da relação entre os indicadores regionais de CT&I para a TEAC do setor da indústria, sugerindo que empresas que possuem maior relação com inovação podem ser mais beneficiadas com investimentos regionais em CT&I. Finalmente, a contratação de pessoal com nível superior também se mostra como um elemento favorável à promoção do alto crescimento.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/7519/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Gustavo%20Abrantes%20Condeixa%20-%202016.pdf

Orientador: Candido Vieira Borges Junior


Jéssica Traguetto Silva

Título da dissertação: Instrumento de apoio ao planejamento da inovação em combustíveis ecoeficientes para a aviação.

Resumo: Prevê-se que nos próximos vinte anos o transporte aéreo apresentará um crescimento de quase o dobro da taxa de crescimento do PIB mundial. Projeta-se que enquanto nesse período o PIB crescerá 3,2%, o tráfego aéreo e de passageiros apresentará o crescimento médio de 5%. Essa expansão acelerada do setor tem causado algumas consequências negativas, como o aumento significativo das emissões de dióxido de carbono. A indústria da aviação já se comprometeu na mudança desse cenário e a meta é reduzir pela metade as emissões de CO2 até 2050. Para o alcance dessa meta, torna-se necessário o planejamento de combustíveis ecoeficientes para a aviação que minimizem os impactos negativos, como no caso da substituição de combustíveis fósseis por combustível extraídos a partir de recursos renováveis, o que permite a redução em até 80% das emissões de CO2. A identificação de alternativas que permitam essa substituição tem sido realizada em diferentes grupos de pesquisa, porém, percebe-se que o planejamento das inovações tem sido realizado de modo não integrado e ainda a literatura relacionada negligencia elementos relacionados à gestão da inovação, especialmente ao planjeamento. Nesse sentido, o presente estudo busca preencher essa lacuna teórica e busca contribuir com esse tema através da proposição de um método teórico que oriente a inovação nesse setor. A partir de características de instrumentos de apoio ao planejamento da inovação de destaque na literatura elaborou-se o método de planejamento proposto, identificado como MEPICE. Para a verificação se o método seria considerado aplicável ao contexto a que se destina, o de planejamento da inovação em combustíveis ecoeficientes, utilizou-se a metodologia Delphi. O resultado obtido demonstra a viabilidade do MEPICE e as sugestões dos especialistas foram utilizadas no sentido de aprimorá-lo.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5183/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20J%C3%A9ssica%20Traguetto%20Silva%20-%202015.pdf

Orientador: Mauro Caetano de Souza


Luciana Padovez Cualheta

Título da dissertação: Processo de desenvolvimento de um novo serviço - atividades críticas para o setor de transporte aéreo.

Resumo: O setor de serviços de transporte aéreo é altamente relevante para a economia global e tem crescido cerca de seis vezes mais que o PIB mundial nos últimos anos. Apesar disso, o setor não tem sido capaz de gerar a rentabilidade desejada devido aos altos custos e a incapacidade de entregar um serviço diferenciado ao cliente. Nesse contexto, a inovação em serviços tornase prioritária. O presente estudo teve como objetivo identificar quais são as principais práticas do processo de desenvolvimento de um novo serviço (PDNS) para empresas do setor de transporte aéreo. Para tanto, são identificadas as práticas de PDNS propostas na literatura, que compõem um modelo conceitual. Através da condução de estudos de casos múltiplos e da comparação dos seus resultados com a literatura, identificou-se que dez dessas práticas são recorrentes para as empresas do setor de transporte aéreo, sendo elas a análise do ambiente externo, análise da capacidade financeira da empresa, a criação de atividades de suporte, a definição do preço do novo serviço, o treinamento dos funcionários, a adaptação da estrutura física da empresa, a divulgação do novo serviço, evidenciação dos benefícios do novo serviço para o cliente, a obtenção de feedback dos clientes e a comparação dos custos realizados versus o planejado. Sugere-se que pesquisas futuras busquem compreender como e porque cada uma dessas práticas é realizada, ampliando a compreensão acerca do assunto.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5435/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Luciana%20Padovez%20Cualheta%20-%202015.pdf

Orientador: Mauro Caetano de Souza


Maíra Jéssika Fernandes Silva

Título da dissertação: Corporate venturing externo: o impacto das aquisições e joint ventures no desempenho das empresas

Resumo: O corporate venturing externo é uma das dimensões do empreendedorismo corporativo, o empreendedorismo praticado por empresas já existentes. Por meio do corporate venturing externo as empresas buscam a sobrevivência, consolidação no mercado em que atuam, exploração de novos mercados e obtenção de melhores retornos financeiros. Para a prática do corporate venturing externo as empresas podem realizar operações de aquisições, joint ventures, licenciamentos, fusões e corporate venture capital. Este estudo enfocou as aquisições e joint ventures como práticas de corporate venturing externo. O impacto destas práticas no desempenho das empresas ainda é inconclusivo, assim o objetivo deste estudo foi verificar qual o impacto do corporate venturing externo no desempenho das grandes empresas. Para isso, foram utilizados dados secundários divulgados pelas empresas dos setores de consumo cíclico e não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Analisou-se os fatos relevantes divulgados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para a coleta de dados referentes aos anúncios de aquisições e joint ventures realizados por essas empresas durante os anos de 2010 a 2014, e os demonstrativos contábeis na Bovespa para a coleta de dados financeiros para a mensuração do desempenho. Os dados foram analisados por meio de regressão com dados em painel de efeitos fixos e efeitos aleatórios. Os modelos de regressão foram estimados com as variáveis de desempenho retorno sobre o ativo (ROA) e retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). Os resultados indicam que a realizaçao de operações de aquisição e joint ventures não apresentam impactos significativos estatisticamente no ROA e no ROE das grandes empresas listadas na Bovespa. Apesar dos resultados não serem condizentes com alguns estudos realizados anteriormente sobre o tema, apresentam contribuições para a teoria e para a prática, principalmente em relação ao aspecto do tempo que pode ser determinante na relação entre operações de aquisições e joint ventures e desempenho. Para estudos futuros recomenda-se um horizonte temporal maior e a verificação dos objetivos e estratégias que as empresas possuem ao investir em operações de aquisições e joint ventures, pois se forem adotadas com o objetivo de retornos financeiros a curto prazo podem não ser as mais indicadas.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6316/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Ma%C3%ADra%20J%C3%A9ssika%20Fernandes%20Silva%20-%202016.pdf

Orientador: Cândido Vieira Borges Junior


Linha 2 (LP1) : Estratégia, Empreendedorismo e Inovação

Alex Diniz Lopes

Título da dissertação: Financiamento de campanhas eleitorais e empréstimos do BNDES: lobby e interesses privados.

Resumo: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em diversos segmentos da economia brasileira. Nos últimos doze anos, uma das principais características da política econômica nacional foi o aumento da atuação do banco, com volumes de empréstimos crescentes e sua maior participação na economia brasileira. Embora parte dos recursos tenha-se dirigido a outros entes estatais, a maior fatia dos dispêndios, foi destinada a empresas privadas, seja em forma de operações de fusões e aquisições ou apoio a projetos de investimento, na maioria das vezes, com taxas de juros subsidiadas. Na lista das empresas que mais foram beneficiadas por empréstimos do banco figuram doadoras contumazes de campanhas eleitorais. A possível influência política sobre as decisões do BNDES é um aspecto bastante relevante, na medida em que se trata de uma empresa pública federal, cujos recursos provêm, essencialmente, de fundos públicos como o Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Tesouro Nacional, ou seja, com origem principalmente, nos tributos pagos pelo cidadão e empresas. O presente trabalho analisou a relação existente entre o financiamento de campanhas eleitorais e as operações de crédito do BNDES. Com o objetivo de entender a dinâmica existente entre as eleições e a política de crédito da estatal empregou-se o método de regressão com dados em painel, utilizando informações quantitativas relativas à: a) prestação de contas de campanhas eleitorais, disponíveis no sitio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral-TSE; e b) Lista de operações diretas e indiretas não automáticas do BNDES, disponível no Sitio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Os resultados demonstraram que as doações de campanha eleitoral destinadas a partidos coligados ao do presidente da república influenciam positivamente o montante dos empréstimos do BNDES, e que, por outro lado, as doações realizadas a partidos não coligados ao presidente, têm o efeito contrário. Nesta mesma linha, encontrou-se, também, evidências de que existe relação positiva entre a vitória do candidato destinatário das doações, notadamente para o cargo de deputado federal, e o acesso ao crédito do BNDES.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5907/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Alex%20Diniz%20Lopes%20-%202016.pdf

Orientador: Paulo Roberto Scalco


Ana Paula Xavier Amaral

Título da dissertação: Incentivos fiscais e o programa “produzir” em Goiás: impactos.

Resumo: O incentivo fiscal é uma política governamental utilizada com o objetivo de atrair empresas e providenciar o desenvolvimento local. Esta ação pública era inicialmente utilizada apenas pelo governo federal, porém, com a Constituição de 1988, os estados também puderam adotar esta medida, o que levou a conflitos internos pela atração de empresas. O incentivo fiscal vem sendo discutido na literatura e ainda não apresenta um consenso. Há autores que defendem sua prática e autores que apontam suas deficiências. Além disso, ainda são poucos os trabalhos que fornecem uma análise estatística a nível regional. O impacto destes programas no desenvolvimento da economia ainda é inconclusivo, dessa forma, o presente estudo se propôs a verificar se há uma correlação significativa entre as políticas públicas de incentivo fiscal e o desenvolvimento regional, analisando os dados relativos às empresas beneficiadas pelo programa de incentivos fiscais implementado no estado de Goiás (Produzir) e verificando se há uma correlação entre esta política pública com os aspectos econômicos das regiões beneficiárias. Os dados foram extraídos da base da Secretaria de Indústria e Comércio do estado de Goiás e dispostos em 8 modelos econométricos. Foi verificado que não há uma correlação positiva entre esta política de incentivo fiscal e o desenvolvimento industrial local em Goiás, além disso, esta correlação é significativa, apesar de apresentar valores pequenos. Os resultados apurados corroboram com pesquisas que apontam à impactos negativos da utilização de incentivos fiscais, além de identificar diversas deficiências do programa que deverão ser sanadas para um melhor desempenho econômico, como a má distribuição de recursos. A presente pesquisa contribui para a área acadêmica na medida que utiliza modelos em Mínimos Quadrados Ordinários para identificar correlação com dados de desenvolvimento econômico dos municípios goianos. Para pesquisas futuras, sugere-se a verificação do porquê ocorre esta má distribuição de recursos, se há requisição de financiamento para áreas pouco incentivadas ou se são as empresas que não desenvolvem interesse em investir em determinado local e o porquê de isso ocorrer.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6435/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Ana%20Paula%20Xavier%20Amaral%20-%202016.pdf

Orientador: Sandro Eduardo Monsueto


Daniela Vieira de Oliveira

Título da dissertação: Relação entre gastos educacionais e desempenho escolar nos municípios goianos.

Resumo: O presente trabalho investiga a relação entre gastos públicos municipais em educação e o desempenho escolar médio da rede municipal de ensino goiana. Tal análise é realizada avaliando o quanto os gastos públicos municipais em educação fundamental por aluno influenciam as notas médias dos municípios na Prova Brasil em Língua Portuguesa e em Matemática. São utilizados os dados da Prova a 4º série/5º ano da rede pública municipal goiana, dentre os 25% dos municípios com pior resultado e os 25% dos municípios com melhor resultado, por meio do uso dos métodos de Regressões Quantílicas para os anos 2007, 2009, 2011 e 2013. Os resultados encontrados para o modelo de Regressão Quantílica estimado apontam que o gasto por aluno tem impacto positivo e significativo nas notas médias municipais em todos os quantis tanto para as notas em Língua Portuguesa, quanto para Matemática da rede municipal de ensino fundamental goiana. Além disso, é observado que, nos municípios que apresentam melhores médias (quantil 0,50 e 0,75), a influência positiva do gasto por aluno tende a ser maior. Ressalta-se ainda que, o grupo com as 25% melhores notas apresenta a maior quantidade de municípios com Gastos por alunos acima da média estadual e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), Taxa de Alfabetização e PIB per capita acima dos índices apresentados para o Estado em ambos os anos e disciplinas.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6152/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Daniela%20Vieira%20de%20Oliveira%20-%202016.pdf

Orientador: Sandro Eduardo Monsueto


Greyce Lara Pereira

Título da dissertação: Remuneração e distribuição dos professores da educação básica: uma análise da rede estadual goiana.

Resumo: A remuneração condigna dos professores da educação básica pública brasileira é tema recorrente nas pesquisas acadêmicas nos últimos vinte anos no país. A pauta circunda em torno de temas como à concepção do profissional professor, a formação, a carreira, a atratividade e permanência deste profissional na educação pública, além do processo de precarização do trabalho e as políticas recentes de valorização salarial dos docentes brasileiros. Dada a importância dos professores para o processo de ensino e a relevância da remuneração para a concepção de uma carreira e profissionalização do docente, a pesquisa tem como tema de estudo a remuneração e a distribuição dos professores da educação básica pública, sendo o objetivo deste trabalho analisar o nível de remuneração e as características da remuneração dos professores da rede estadual de Goiás e verificar se os professores com melhor posição na carreira e nível maior de remuneração são alocados de forma igualmente proporcional nas unidades de ensino. Para tanto, foi realizado inicialmente uma revisão de literatura sobre remuneração e alocação dos professores nas escolas, e posteriormente uma pesquisa documental para conseguir compreender a estrutura da carreira docente da educação básica na rede de ensino estadual em janeiro de 2009. Além disso, para o tratamento dos dados obtidos da folha de pagamento da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) de Goiás de janeiro de 2009 foi necessário utilizar-se de técnicas de estatísticas descritiva para compreender como estava à carreira docente e a representatividade desta com a despesa total da folha de pagamento daquele período. Em termos de resultados, os dados da folha de pagamento da Seduce de janeiro de 2009 continham registros de 54.656 servidores, distribuídos em 99 cargos (22 cargos docentes e 77 cargos administrativos); 19 tipos de vínculos empregatícios; 39 departamentos e 1.431 unidades de lotação (1.224 escolas e 207 unidades administrativas), tendo servidores situados nos 246 municípios goianos. O gasto total com a folha de pagamento da Seduce em janeiro de 2009 foi de R$ 91.102.325,25, sendo que os proventos individualizados somaram R$ 89.756.982,96 (98,52% do total). Os docentes, sujeitos da pesquisa, perfaziam um universo de 36.606 indivíduos, representando um terço do total de servidores constantes na folha de pagamento da Seduce em janeiro de 2009, com uma média de remuneração de R$ 1.570,00, que em janeiro de 2009 representava 3,4 salários mínimos da época. Foi possível investigar o perfil das escolas em que os servidores constantes na folha de pagamento da Seduce atuavam em janeiro de 2009 no município de Goiânia, sendo 120 escolas localizadas na área urbana da capital, das quais 104 pertenciam à rede estadual e estas atendiam 88,65% do total de matrículas dentre as 120 escolas analisadas nesta pesquisa. Destas, 2/7 atendiam mais de 1.000 matrículas (maior porte) e 3/7 das escolas descritas apresentavam indicador de nível socioeconômico médio alto. Com relação à distribuição de professores, apesar desta pesquisa contar com dados diversos das pesquisas internacionais, os resultados demonstram que no caso dos professores em escolas de Goiânia também há um processo de concentração dos docentes com melhor nível de remuneração e melhor posição na carreira em escolas tidas como historicamente tradicionais.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6145/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Greyce%20Lara%20Pereira%20-%202016.pdf

Orientador: Thiago Alves


Isabela Machado Papalardo Landfeldt

Título da dissertação: Gestão por competências em universidades públicas federais: análise de modelos, aspectos que influenciam sua adoção e respectivos impactos

Resumo: O conceito de competência assume significados distintos nas organizações e alguns recursos são essenciais ao desempenho organizacional. Desta forma, torna-se importante a gestão por competências visando a gestão de pessoas de forma a manter e desenvolver competências requeridas para o desempenho da organização. No setor público brasileiro, a gestão por competências foi instituída por meio do Decreto nº. 5.707/2006 que define a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), incentivando a aprendizagem permanente e o desenvolvimento de competências institucionais a partir de competências individuais. Apesar da gestão por competências não ser propriamente antiga, já é difundida em diversas instituições. As instituições públicas acabam compartilhando e utilizando métodos de gestão aplicados em outras instituições, apresentando características e modelos de gestão muito semelhantes, característica do isomorfismo. Desta forma, considerando a exigência de implementação da gestão por competências nas instituições públicas federais brasileiras, o presente estudo visa identificar e descrever os aspectos que influenciam políticas de gestão por competências em universidades públicas federais e o que o desenvolvimento e implantação dessas políticas geram em termos de aprendizagem. Com base na literatura, inicialmente os conceitos de competências nas organizações, aprendizagem nas organizações e institucionalização de práticas foram definidos. Em seguida foi definida a metodologia, de forma a presente pesquisa se caracteriza como interpretativista, descritiva e estudo de casos múltiplos. Foram analisadas sete universidades federais brasileiras dentre um universo de 14 universidades que já iniciaram a implantação da gestão por competências. Com um roteiro semi-estruturado de perguntas, entrevistas foram realizadas com gestores envolvidos no processo de desenvolvimento, implantação, monitoramento e impacto da gestão por competências. Os dados foram analisados com base nos objetivos estabelecidos. Foi identificado que dentre as sete universidades analisadas, nenhuma delas possui o modelo de gestão por competências consolidado, havendo universidades em etapa de desenvolvimento e outras com processos avançados. As principais áreas que são atingidas pela gestão por competências nas universidades são a avaliação de desempenho e capacitação. Além de relacionar os campos de estudos de competências, aprendizagem e institucionalização, esta pesquisa contribui para as organizações entenderem melhor as demandas do Decreto 5.707/2006 bem como para servir de fonte de ferramentas para uma melhor gestão dos servidores.

Link da dissertação: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6552

Orientador: Profa. Dra. Catarina Cecília Odelius


Karla Mendonça de Araújo

Título da dissertação: FCO rural nos municípios goianos: um estudo acerca de seus impactos socioeconômicos de 2008 a 2012.

Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar o impacto do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no âmbito da agropecuária do estado de Goiás para a indução do crescimento dos municípios nos quais se inserem esse programa e, assim, sua contribuição para a redução das desigualdades regionais do Brasil. Os resultados empíricos apontam a importância do agronegócio para Goiás, além de explicitar a problemática da desigualdade regional. Os resultados estatísticos indicam que as variáveis analisadas (PIB, emprego, renda e produtividade) não apresentam relações significativas com o emprego do FCO Rural, ou seja, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste não apresentou relação significativa com o diferencial de crescimento econômico dos municípios onde está inserido.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6744/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Karla%20Mendon%C3%A7a%20de%20Ara%C3%BAjo%20-%202016.pdf

Orientador: Paulo Roberto Scalco


Marcos Linhares Goes

Título da dissertação: Avaliação dos impactos de um programa de mobilidade acadêmica internacional: o caso Brasil-França, ao nível de graduação em ciências agrárias.

Resumo: A internacionalização do ensino superior refere-se ao aumento de interligações entre os sistemas nacionais de educação, em que o envio e o recebimento de estudantes, docentes e funcionários técnico- administrativos é um dos componentes essenciais. Neste contexto, o presente estudo visa avaliar o programa de mobilidade acadêmica internacional CAPESBRAFAGRI, de 2006 a 2014, contido na política pública de internacionalização do ensino superior Parcerias Universitárias Binacionais. O estudo parte de documentos normatizadores da CAPES e da UFG e do mapeamento de processos que descrevem as ações do programa BRAFAGRI: financiamento, cursos de graduação elegíveis, seleção, envio e retorno dos estudantes e avaliação das atividades executadas. Para mensurar o desempenho acadêmico durante o período de mobilidade, foram coletados dados sobre disciplinas cursadas, aprovadas e aproveitadas nos processos acadêmicos e para mensurar as percepções dos estudantes sobre a mobilidade acadêmica internacional e tendência de empregabilidade, foi submetido aos estudantes um questionário estruturado. Por meio dos documentos e do mapeamento de processos foi descrito o ciclo de política pública do programa em que foram identificados: os atores, as atividades, as arenas e o ambiente institucional. As informações dos processos acadêmicos mostraram que a quantidade de vagas ofertadas para mobilidade acadêmica em instituições francesas é maior do que a demanda; os estudantes foram aprovados em 70% das disciplinas cursadas, porém, apenas 50% dessas disciplinas são aproveitadas no núcleo específico das estruturas curriculares dos cursos de origem; o curso de Engenharia de Alimentos é o que tem maior probabilidade para celebrar duplo-diploma. Os dados sobre as percepções dos estudantes mostram que: a mobilidade acadêmica internacional foi muito importante para a formação profissional e para empregabilidade; a expectativa sobre a mobilidade foi satisfeita; o ensino de línguas e interculturalidade são melhores nas instituições de ensino superior francês; o baixo conhecimento anterior sobre idiomas estrangeiros dificultou a execução de atividades acadêmicas e integração social. A política de internacionalização do ensino superior direcionada aos estudantes de graduação preenche uma lacuna, ao proporcionar aos estudantes brasileiros, inclusive os de baixa renda, cursar disciplinas e realizar estágios em diversos países, o que contribuiu com a melhoria da formação do estudante e incremento da internacionalização das universidades brasileiras. Estudos que adotem a metodologia desenvolvida nesse trabalho podem ser feitos em outros programas que compõem a política Parceria Universitária Binacional da Capes. Como contribuição ao entendimento sobre internacionalização do ensino superior, sugerem-se outros estudos sobre o posicionamento estratégico da internacionalização do estudo superior nos planejamentos estratégicos das universidades, estudos comparativos de estratégias e resultados entre as políticas de internacionalização feitas no Brasil e em outros países.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5728/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Marcos%20Linhares%20Goes%20-%202016.pdf

Orientador: Estela Najberg


Patrícia Pereira da Silva Nicácio

Título da dissertação: Desigualdades de condições de oferta de ensino médio regular em Goiânia

Resumo: Este trabalho pretende contribuir com o estudo da desigualdade nas condições de oferta educacional, sob o enfoque do direito à educação. A análise focaliza o ensino médio regular, visto que esta etapa de ensino não tem sido contemplada nas pesquisas brasileiras que abordam a desigualdade educacional. O objetivo da pesquisa é identificar, evidenciar e analisar as desigualdades nas condições de oferta de ensino médio regular na cidade de Goiânia, para tanto, a análise das condições de oferta e as discussões foram realizadas sob a perspectiva da gestão, visando contribuir para a formulação de políticas públicas. Foram construídos dois bancos de dados, o primeiro composto por variáveis das áreas de ponderação e outro por variáveis das escolas. A partir destes bancos de dados realizaram-se análises descritivas, de clusters e espacial. As áreas de ponderação foram classificadas conforme o nível socioeconômico (NSE), as escolas foram caracterizadas conforme as condições de oferta. Verificou-se que áreas com menor NSE possuem escolas com condições de oferta menos favoráveis. Além disso, nas regiões em que o percentual de jovens negros é maior, tanto o NSE da área quanto o índice de nível socioeconômico (INSE) das escolas possuem valores menores que de regiões com menor percentual de negros. Outra constatação é que nas escolas localizadas em áreas com menor NSE, as taxas de distorção e de abandono são maiores, o que evidencia a influência do NSE no desempenho escolar. Estas constatações demonstram que há desigualdade nas condições de oferta de ensino médio regular em Goiânia e as piores condições se apresentam nas áreas com menor nível socioeconômico. Tal fato demonstra que a distribuição das condições de oferta de ensino não tem sido feita de maneira equitativa e, portanto, há necessidade de políticas educacionais com foco na distribuição equitativa das condições de oferta, com o propósito de oferecer condições de ensino condizentes à realidade dos discentes.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6120/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Patr%C3%ADcia%20Pereira%20da%20Silva%20Nicacio%20-%202016.pdf

Orientador: Thiago Alves


Rassan Solarevisky de Jesus

Título da dissertação: Análise da implementação da política de turismo na região de negócios e tradições em Goiás (2008-2014)

Resumo: A partir de um adequado planejamento e da efetiva implementação de uma política pública voltada para o desenvolvimento do turismo, este setor pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma região. Essa pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os fatores intervenientes na implementação da política de turismo na região de negócios e tradições no estado de Goiás, entre 2008 e 2014. A pesquisa valeu-se da abordagem qualitativa, tendo no estudo de caso único o método para sua operacionalização, o que permitiu concluir que houve um baixo grau de implementação dos programas e ações previstos nos documentos que norteiam a política de turismo na região estudada: Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (2012), Plano de Negócios (2008), Planos Municipais de Turismo de Goiânia, Anápolis e o Plano de Marketing de Trindade. Os fatores identificados pra tanto são: os jogos políticos estabelecidos nas redes de negociação; a alternância de poder; a não especificação de recursos técnicos, humanos e financeiros; a implementação das ações, projetos e estratégias de forma top-donw, além de um processo muito incipiente de intersetorialidade do processo de gestão da política pública de turismo na Região de Negócios e tradições. Foram sugeridas algumas alternativas visando a um maior êxito na implementação deste tipo de política, como: gestão da política de forma mais interativa entre os atores, a articulação entre os planos regionais e municipais, maior participação do setor privado na gestão das políticas públicas de turismo; e ainda uma melhor especificação dos recursos humanos, técnicos e financeiros para cada ação proposta.

Link da dissertação: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6357/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Rassan%20Solarevisky%20de%20Jesus%20-%202015.pdf

Orientador: Estela Najberg


 

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