Dissertações Defendidas - Turma 1 (2016)

ALEX DINIZ LOPES

Título: Financiamento de campanhas eleitorais e empréstimos do BNDES: lobby e interesses privados

Resumo: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em diversos segmentos da economia brasileira. Nos últimos doze anos, uma das principais características da política econômica nacional foi o aumento da atuação do banco, com volumes de empréstimos crescentes e sua maior participação na economia brasileira. Embora parte dos recursos tenha-se dirigido a outros entes estatais, a maior fatia dos dispêndios, foi destinada a empresas privadas, seja em forma de operações de fusões e aquisições ou apoio a projetos de investimento, na maioria das vezes, com taxas de juros subsidiadas. Na lista das empresas que mais foram beneficiadas por empréstimos do banco figuram doadoras contumazes de campanhas eleitorais. A possível influência política sobre as decisões do BNDES é um aspecto bastante relevante, na medida em que se trata de uma empresa pública federal, cujos recursos provêm, essencialmente, de fundos públicos como o Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Tesouro Nacional, ou seja, com origem principalmente, nos tributos pagos pelo cidadão e empresas. O presente trabalho analisou a relação existente entre o financiamento de campanhas eleitorais e as operações de crédito do BNDES. Com o objetivo de entender a dinâmica existente entre as eleições e a política de crédito da estatal empregou-se o método de regressão com dados em painel, utilizando informações quantitativas relativas à: a) prestação de contas de campanhas eleitorais, disponíveis no sitio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral-TSE; e b) Lista de operações diretas e indiretas não automáticas do BNDES, disponível no Sitio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Os resultados demonstraram que as doações de campanha eleitoral destinadas a partidos coligados ao do presidente da república influenciam positivamente o montante dos empréstimos do BNDES, e que, por outro lado, as doações realizadas a partidos não coligados ao presidente, têm o efeito contrário. Nesta mesma linha, encontrou-se, também, evidências de que existe relação positiva entre a vitória do candidato destinatário das doações, notadamente para o cargo de deputado federal, e o acesso ao crédito do BNDES.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Scalco

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ANA PAULA XAVIER AMARAL

Título: Incentivos fiscais e o programa “produzir” em Goiás: impactos

Resumo: O incentivo fiscal é uma política governamental utilizada com o objetivo de atrair empresas e providenciar o desenvolvimento local. Esta ação pública era inicialmente utilizada apenas pelo governo federal, porém, com a Constituição de 1988, os estados também puderam adotar esta medida, o que levou a conflitos internos pela atração de empresas. O incentivo fiscal vem sendo discutido na literatura e ainda não apresenta um consenso. Há autores que defendem sua prática e autores que apontam suas deficiências. Além disso, ainda são poucos os trabalhos que fornecem uma análise estatística a nível regional. O impacto destes programas no desenvolvimento da economia ainda é inconclusivo, dessa forma, o presente estudo se propôs a verificar se há uma correlação significativa entre as políticas públicas de incentivo fiscal e o desenvolvimento regional, analisando os dados relativos às empresas beneficiadas pelo programa de incentivos fiscais implementado no estado de Goiás (Produzir) e verificando se há uma correlação entre esta política pública com os aspectos econômicos das regiões beneficiárias. Os dados foram extraídos da base da Secretaria de Indústria e Comércio do estado de Goiás e dispostos em 8 modelos econométricos. Foi verificado que não há uma correlação positiva entre esta política de incentivo fiscal e o desenvolvimento industrial local em Goiás, além disso, esta correlação é significativa, apesar de apresentar valores pequenos. Os resultados apurados corroboram com pesquisas que apontam à impactos negativos da utilização de incentivos fiscais, além de identificar diversas deficiências do programa que deverão ser sanadas para um melhor desempenho econômico, como a má distribuição de recursos. A presente pesquisa contribui para a área acadêmica na medida que utiliza modelos em Mínimos Quadrados Ordinários para identificar correlação com dados de desenvolvimento econômico dos municípios goianos. Para pesquisas futuras, sugere-se a verificação do porquê ocorre esta má distribuição de recursos, se há requisição de financiamento para áreas pouco incentivadas ou se são as empresas que não desenvolvem interesse em investir em determinado local e o porquê de isso ocorrer.

Orientador: Prof. Dr. Sandro Eduardo Monsueto

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ANDERSON SCHNEIDER

Título: A aprendizagem do empreendedorismo e a sua influência no processo de criação de empresas

Resumo:  O objetivo desse estudo foi compreender a influência do histórico de aprendizagem dos empreendedores sobre o processo de criação e o desempenho futuro das empresas. Para tanto, utilizou-se o Panel Study of Entrepreneurial Dynamics II (PSED II) como amostra. Trata-se de um painel envolvendo 1.214 empreendedores nascentes dos Estados Unidos que foram acompanhados durante os anos de 2005 a 2011 através de entrevistas por telefone sobre diversos temas que envolvem o processo de criação de empresas. O estudo teve como eixo teórico a aprendizagem organizacional e a aprendizagem do empreendedorismo e foi desenvolvido em duas etapas sendo a primeira com o objetivo específico de avaliar a relação causal entre o histórico de aprendizagem dos empreendedores e a realização de atividades do processo de criação de empresas e pela qual utilizou-se o método de regressão linear múltipla. A segunda envolveu a avaliação da relação causal entre a realização de atividades do processo de criação e o desempenho futuro das empresas, utilizandose para tanto, métodos de regressão logística. Os resultados demonstram que o histórico de aprendizagem dos empreendedores favorece a realização de atividades do processo de criação de empresas, e essas por sua vez, quando realizadas, aumentam as chances das empresas atingirem melhores resultados de desempenho, traduzidos na realização de vendas e o atingimento do equilíbrio entre receitas e despesas. Percebeu-se também, que o histórico de aprendizagem por si só, não possui relações significativas com o desempenho.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Salete Batista Freitag

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DANIELA VIEIRA DE OLIVEIRA

Título: Relação entre gastos educacionais e desempenho escolar nos municípios goianos

Resumo: O presente trabalho investiga a relação entre gastos públicos municipais em educação e o desempenho escolar médio da rede municipal de ensino goiana. Tal análise é realizada avaliando o quanto os gastos públicos municipais em educação fundamental por aluno influenciam as notas médias dos municípios na Prova Brasil em Língua Portuguesa e em Matemática. São utilizados os dados da Prova a 4º série/5º ano da rede pública municipal goiana, dentre os 25% dos municípios com pior resultado e os 25% dos municípios com melhor resultado, por meio do uso dos métodos de Regressões Quantílicas para os anos 2007, 2009, 2011 e 2013. Os resultados encontrados para o modelo de Regressão Quantílica estimado apontam que o gasto por aluno tem impacto positivo e significativo nas notas médias municipais em todos os quantis tanto para as notas em Língua Portuguesa, quanto para Matemática da rede municipal de ensino fundamental goiana. Além disso, é observado que, nos municípios que apresentam melhores médias (quantil 0,50 e 0,75), a influência positiva do gasto por aluno tende a ser maior. Ressalta-se ainda que, o grupo com as 25% melhores notas apresenta a maior quantidade de municípios com Gastos por alunos acima da média estadual e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), Taxa de Alfabetização e PIB per capita acima dos índices apresentados para o Estado em ambos os anos e disciplinas.

Orientador: Prof. Dr. Sandro Eduardo Monsueto

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ERICA DE AGUIAR BOTELHO

Título: Desaprendizagem organizacional em empresas graduadas

Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como ocorre a desaprendizagem organizacional em empresas que foram graduadas após processo de incubação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, abrangendo horizonte temporal longitudinal retrospectivo. Adotou-se a estratégia de estudo de casos múltiplos, tendo sido selecionados seis casos. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, documentação e observações diretas. Perspectivas relacionadas às empresas e à incubadora foram consideradas. Para a análise dos dados, foi realizada análise de conteúdo. Foi adotado o software NVivo para suporte à condução da pesquisa. Com base na fundamentação teórica, foi elaborado um quadro de análise que especificou as abordagens que foram seguidas. Foi examinado como o contexto organizacional das empresas graduadas, que tiveram vínculo com Incubadora de Empresas de Universidade com atuação no setor de tecnologia, pode influenciar a desaprendizagem organizacional. Foram descritas mudanças nas rotinas organizacionais das empresas graduadas, tendo sido tratadas rotinas específicas, a partir dos processos de criação e desenvolvimento de novos negócios. Foi verificada a ocorrência de desaprendizagem organizacional, com predominância do descarte da rotina de elaboração ou atualização de plano de negócios. Foram identificados tipos de interação entre aprendizagem e desaprendizagem organizacional, constatando-se ocorrência de aprendizagem organizacional isolada em todas as rotinas examinadas e classificação de todas as situações de desaprendizagem organizacional como isolada. Assim, foi corroborada a distinção entre os dois processos. Não foram observadas situações de desaprendizagem organizacional precedendo tampouco ocorrendo simultaneamente à aprendizagem organizacional. Foi verificada reaprendizagem apenas na rotina de elaboração ou atualização de plano de negócios. Percebeu-se que não somente após a graduação, mas também durante o período de incubação, o contexto dessas empresas oferece oportunidades para o estudo da desaprendizagem organizacional. Proposições foram formuladas, tendo sido fundamentadas nas literaturas de incubação de empresas, processos de criação e desenvolvimento de novos negócios e desaprendizagem organizacional.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Salete Batista Freitag

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GREYCE LARA PEREIRA

Título: Remuneração e distribuição dos professores da educação básica: uma análise da rede estadual goiana

Resumo: A remuneração condigna dos professores da educação básica pública brasileira é tema recorrente nas pesquisas acadêmicas nos últimos vinte anos no país. A pauta circunda em torno de temas como à concepção do profissional professor, a formação, a carreira, a atratividade e permanência deste profissional na educação pública, além do processo de precarização do trabalho e as políticas recentes de valorização salarial dos docentes brasileiros. Dada a importância dos professores para o processo de ensino e a relevância da remuneração para a concepção de uma carreira e profissionalização do docente, a pesquisa tem como tema de estudo a remuneração e a distribuição dos professores da educação básica pública, sendo o objetivo deste trabalho analisar o nível de remuneração e as características da remuneração dos professores da rede estadual de Goiás e verificar se os professores com melhor posição na carreira e nível maior de remuneração são alocados de forma igualmente proporcional nas unidades de ensino. Para tanto, foi realizado inicialmente uma revisão de literatura sobre remuneração e alocação dos professores nas escolas, e posteriormente uma pesquisa documental para conseguir compreender a estrutura da carreira docente da educação básica na rede de ensino estadual em janeiro de 2009. Além disso, para o tratamento dos dados obtidos da folha de pagamento da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) de Goiás de janeiro de 2009 foi necessário utilizar-se de técnicas de estatísticas descritiva para compreender como estava à carreira docente e a representatividade desta com a despesa total da folha de pagamento daquele período. Em termos de resultados, os dados da folha de pagamento da Seduce de janeiro de 2009 continham registros de 54.656 servidores, distribuídos em 99 cargos (22 cargos docentes e 77 cargos administrativos); 19 tipos de vínculos empregatícios; 39 departamentos e 1.431 unidades de lotação (1.224 escolas e 207 unidades administrativas), tendo servidores situados nos 246 municípios goianos. O gasto total com a folha de pagamento da Seduce em janeiro de 2009 foi de R$ 91.102.325,25, sendo que os proventos individualizados somaram R$ 89.756.982,96 (98,52% do total). Os docentes, sujeitos da pesquisa, perfaziam um universo de 36.606 indivíduos, representando um terço do total de servidores constantes na folha de pagamento da Seduce em janeiro de 2009, com uma média de remuneração de R$ 1.570,00, que em janeiro de 2009 representava 3,4 salários mínimos da época. Foi possível investigar o perfil das escolas em que os servidores constantes na folha de pagamento da Seduce atuavam em janeiro de 2009 no município de Goiânia, sendo 120 escolas localizadas na área urbana da capital, das quais 104 pertenciam à rede estadual e estas atendiam 88,65% do total de matrículas dentre as 120 escolas analisadas nesta pesquisa. Destas, 2/7 atendiam mais de 1.000 matrículas (maior porte) e 3/7 das escolas descritas apresentavam indicador de nível socioeconômico médio alto. Com relação à distribuição de professores, apesar desta pesquisa contar com dados diversos das pesquisas internacionais, os resultados demonstram que no caso dos professores em escolas de Goiânia também há um processo de concentração dos docentes com melhor nível de remuneração e melhor posição na carreira em escolas tidas como historicamente tradicionais.

Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves

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GUSTAVO ABRANTES CONDEIXA

Título: A relação entre ciência, tecnologia e inovação e o empreendedorismo de alto crescimento

Resumo: O Alto Crescimento é um fenômeno que ocorre em um número pequeno de empresas, estando relacionado a um crescimento acelerado, proporcionando uma expressiva geração de novos empregos. Esta condição, aliada a outros fatores, imprime uma importância estratégica ao fenômeno do alto crescimento tanto para pesquisadores quanto para decisores políticos. Diante desta importância, a presente pesquisa buscou compreender quais fatores se mostram determinantes na criação de empresas de alto crescimento. Optou-se por focar na análise da relação entre os indicadores regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a taxa de empreendedorismo de alto crescimento (TEAC) nos estados brasileiros por meio de uma crosssection para as 27 unidades da federação do Brasil, entre os anos de 2008 a 2012, cujas variáveis explicativas foram agrupadas em quatro indicadores de CT&I, as quais correspondem à Infraestrutura para CT&I; aos Recursos Humanos para CT&I; ao Investimento em P&D; e à Inovação. Com o objetivo de melhor ajustar o modelo proposto, a variável dependente TEAC geral foi segregada entre os setores de Serviço, Indústria e Comércio. Para a obtenção dos resultados apresentados neste trabalho, foram utilizados dados empilhados, sendo o método de estimação adotado o de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Como resultado, este trabalho demonstrou que a relação entre os indicadores regionais de CT&I e a TEAC de forma geral apresentou uma baixa correlação. Contudo, quando analisados os efeitos relativos aos setores segregados, verificou-se que os resultados estão diretamente relacionados ao setor ao qual a empresa está baseada, confirmando também que as diferenças de crescimento podem ocorrer em função da segmentação do setor. Também é verificado um maior impacto proveniente da relação entre os indicadores regionais de CT&I para a TEAC do setor da indústria, sugerindo que empresas que possuem maior relação com inovação podem ser mais beneficiadas com investimentos regionais em CT&I. Finalmente, a contratação de pessoal com nível superior também se mostra como um elemento favorável à promoção do alto crescimento.

Orientador: Prof. Dr. Candido Vieira Borges Junior

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ISABELA MACHADO PAPALARDO LANDFELDT 

Título: Gestão por competências em universidades públicas federais: análise de modelos, aspectos que influenciam sua adoção e respectivos impactos

Resumo: O conceito de competência assume significados distintos nas organizações e alguns recursos são essenciais ao desempenho organizacional. Desta forma, torna-se importante a gestão por competências visando a gestão de pessoas de forma a manter e desenvolver competências requeridas para o desempenho da organização. No setor público brasileiro, a gestão por competências foi instituída por meio do Decreto nº. 5.707/2006 que define a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), incentivando a aprendizagem permanente e o desenvolvimento de competências institucionais a partir de competências individuais. Apesar da gestão por competências não ser propriamente antiga, já é difundida em diversas instituições. As instituições públicas acabam compartilhando e utilizando métodos de gestão aplicados em outras instituições, apresentando características e modelos de gestão muito semelhantes, característica do isomorfismo. Desta forma, considerando a exigência de implementação da gestão por competências nas instituições públicas federais brasileiras, o presente estudo visa identificar e descrever os aspectos que influenciam políticas de gestão por competências em universidades públicas federais e o que o desenvolvimento e implantação dessas políticas geram em termos de aprendizagem. Com base na literatura, inicialmente os conceitos de competências nas organizações, aprendizagem nas organizações e institucionalização de práticas foram definidos. Em seguida foi definida a metodologia, de forma a presente pesquisa se caracteriza como interpretativista, descritiva e estudo de casos múltiplos. Foram analisadas sete universidades federais brasileiras dentre um universo de 14 universidades que já iniciaram a implantação da gestão por competências. Com um roteiro semi-estruturado de perguntas, entrevistas foram realizadas com gestores envolvidos no processo de desenvolvimento, implantação, monitoramento e impacto da gestão por competências. Os dados foram analisados com base nos objetivos estabelecidos. Foi identificado que dentre as sete universidades analisadas, nenhuma delas possui o modelo de gestão por competências consolidado, havendo universidades em etapa de desenvolvimento e outras com processos avançados. As principais áreas que são atingidas pela gestão por competências nas universidades são a avaliação de desempenho e capacitação. Além de relacionar os campos de estudos de competências, aprendizagem e institucionalização, esta pesquisa contribui para as organizações entenderem melhor as demandas do Decreto 5.707/2006 bem como para servir de fonte de ferramentas para uma melhor gestão dos servidores.

Orientadora: Profa. Dra. Catarina Cecília Odelius

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KARLA MENDONCA DE ARAUJO 

Título: FCO rural nos municípios goianos: um estudo acerca de seus impactos socioeconômicos de 2008 a 2012

Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar o impacto do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no âmbito da agropecuária do estado de Goiás para a indução do crescimento dos municípios nos quais se inserem esse programa e, assim, sua contribuição para a redução das desigualdades regionais do Brasil. Os resultados empíricos apontam a importância do agronegócio para Goiás, além de explicitar a problemática da desigualdade regional. Os resultados estatísticos indicam que as variáveis analisadas (PIB, emprego, renda e produtividade) não apresentam relações significativas com o emprego do FCO Rural, ou seja, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste não apresentou relação significativa com o diferencial de crescimento econômico dos municípios onde está inserido.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Scalco

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MAIRA JESSIKA FERNANDES SILVA

Título: Corporate venturing externo: o impacto das aquisições e joint ventures no desempenho das empresas

Resumo: O corporate venturing externo é uma das dimensões do empreendedorismo corporativo, o empreendedorismo praticado por empresas já existentes. Por meio do corporate venturing externo as empresas buscam a sobrevivência, consolidação no mercado em que atuam, exploração de novos mercados e obtenção de melhores retornos financeiros. Para a prática do corporate venturing externo as empresas podem realizar operações de aquisições, joint ventures, licenciamentos, fusões e corporate venture capital. Este estudo enfocou as aquisições e joint ventures como práticas de corporate venturing externo. O impacto destas práticas no desempenho das empresas ainda é inconclusivo, assim o objetivo deste estudo foi verificar qual o impacto do corporate venturing externo no desempenho das grandes empresas. Para isso, foram utilizados dados secundários divulgados pelas empresas dos setores de consumo cíclico e não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Analisou-se os fatos relevantes divulgados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para a coleta de dados referentes aos anúncios de aquisições e joint ventures realizados por essas empresas durante os anos de 2010 a 2014, e os demonstrativos contábeis na Bovespa para a coleta de dados financeiros para a mensuração do desempenho. Os dados foram analisados por meio de regressão com dados em painel de efeitos fixos e efeitos aleatórios. Os modelos de regressão foram estimados com as variáveis de desempenho retorno sobre o ativo (ROA) e retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). Os resultados indicam que a realizaçao de operações de aquisição e joint ventures não apresentam impactos significativos estatisticamente no ROA e no ROE das grandes empresas listadas na Bovespa. Apesar dos resultados não serem condizentes com alguns estudos realizados anteriormente sobre o tema, apresentam contribuições para a teoria e para a prática, principalmente em relação ao aspecto do tempo que pode ser determinante na relação entre operações de aquisições e joint ventures e desempenho. Para estudos futuros recomenda-se um horizonte temporal maior e a verificação dos objetivos e estratégias que as empresas possuem ao investir em operações de aquisições e joint ventures, pois se forem adotadas com o objetivo de retornos financeiros a curto prazo podem não ser as mais indicadas.

Orientador: Prof. Dr. Cândido Vieira Borges Junior

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MARCOS LINHARES GOES 

Título: Avaliação dos impactos de um programa de mobilidade acadêmica internacional: o caso Brasil-França, ao nível de graduação em ciências agrárias.

Resumo: A internacionalização do ensino superior refere-se ao aumento de interligações entre os sistemas nacionais de educação, em que o envio e o recebimento de estudantes, docentes e funcionários técnico- administrativos é um dos componentes essenciais. Neste contexto, o presente estudo visa avaliar o programa de mobilidade acadêmica internacional CAPESBRAFAGRI, de 2006 a 2014, contido na política pública de internacionalização do ensino superior Parcerias Universitárias Binacionais. O estudo parte de documentos normatizadores da CAPES e da UFG e do mapeamento de processos que descrevem as ações do programa BRAFAGRI: financiamento, cursos de graduação elegíveis, seleção, envio e retorno dos estudantes e avaliação das atividades executadas. Para mensurar o desempenho acadêmico durante o período de mobilidade, foram coletados dados sobre disciplinas cursadas, aprovadas e aproveitadas nos processos acadêmicos e para mensurar as percepções dos estudantes sobre a mobilidade acadêmica internacional e tendência de empregabilidade, foi submetido aos estudantes um questionário estruturado. Por meio dos documentos e do mapeamento de processos foi descrito o ciclo de política pública do programa em que foram identificados: os atores, as atividades, as arenas e o ambiente institucional. As informações dos processos acadêmicos mostraram que a quantidade de vagas ofertadas para mobilidade acadêmica em instituições francesas é maior do que a demanda; os estudantes foram aprovados em 70% das disciplinas cursadas, porém, apenas 50% dessas disciplinas são aproveitadas no núcleo específico das estruturas curriculares dos cursos de origem; o curso de Engenharia de Alimentos é o que tem maior probabilidade para celebrar duplo-diploma. Os dados sobre as percepções dos estudantes mostram que: a mobilidade acadêmica internacional foi muito importante para a formação profissional e para empregabilidade; a expectativa sobre a mobilidade foi satisfeita; o ensino de línguas e interculturalidade são melhores nas instituições de ensino superior francês; o baixo conhecimento anterior sobre idiomas estrangeiros dificultou a execução de atividades acadêmicas e integração social. A política de internacionalização do ensino superior direcionada aos estudantes de graduação preenche uma lacuna, ao proporcionar aos estudantes brasileiros, inclusive os de baixa renda, cursar disciplinas e realizar estágios em diversos países, o que contribuiu com a melhoria da formação do estudante e incremento da internacionalização das universidades brasileiras. Estudos que adotem a metodologia desenvolvida nesse trabalho podem ser feitos em outros programas que compõem a política Parceria Universitária Binacional da Capes. Como contribuição ao entendimento sobre internacionalização do ensino superior, sugerem-se outros estudos sobre o posicionamento estratégico da internacionalização do estudo superior nos planejamentos estratégicos das universidades, estudos comparativos de estratégias e resultados entre as políticas de internacionalização feitas no Brasil e em outros países.

Orientadora: Profa. Dra. Estela Najberg

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