Dissertações Defendidas - Turma 1 (2015)

ALTAIR CAMARGO FILHO

Título: Impacto das atividades de marketing nos primeiros anos do negócio em seu desempenho futuro

Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar como o momento do início da realização de atividades de marketing nos primeiros anos de uma empresa impacta no seu desempenho futuro. Para atingir o objetivo foi utilizada a base de dados longitudinal do Panel Study of Entrepreneurial Dynamics (PSED), que consistiu na aplicação de questionários, via telefone, a 1214 empreendedores nascentes dos Estados Unidos entre os anos de 2005 e 2011. A análise de dados se deu por estatística descritiva e análise de regressão logística, em que as variáveis dependentes consideradas como desempenho foram a sobrevivência e a rentabilidade das empresas. Como variáveis independentes – atividades de marketing – foram consideradas o “diálogo com clientes”, “coleta de informações dos concorrentes”, e “execução de esforços promocionais”. Para a análise, foram relacionados o início da realização das atividades de marketing no primeiro e no segundo anos da empresa com o desempenho do negócio no segundo, terceiro e quarto anos. Como resultados, esta pesquisa mostra que ao longo do primeiro ano de funcionamento é o momento ótimo para que o empreendedor inicie diálogos com seus clientes, ou seja, que leva a empresa ao melhor desempenho nos anos subsequentes. Constatou-se que a execução de esforços promocionais logo no primeiro ano também leva a resultados positivos para o negócio, mas não foram encontrados resultados conclusivos sobre o momento ótimo para realizar esta ação, bem como para coletar informações dos concorrentes.

Orientador: Prof. Dr. Candido Vieira Borges Junior

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BRUNO ALENCAR PEREIRA

Título: Caracterização da inovação em modelos de negócios: aplicações no transporte aéreo

Resumo: No setor do transporte aéreo, especialmente nas companhias aéreas, a inovação nos modelos de negócios pode contribuir para a criação de valor, vantagem competitiva e lucratividade com novas possibilidades de atuação no setor. A pesquisa proposta teve por objetivo identificar os modelos de negócios adotados pelas companhias aéreas brasileiras e caracterizar como a inovação ocorre para a criação de valor, vantagem competitiva e lucratividade nos modelos aplicados ao setor, com a identificação e aplicação de indicadores ainda não explorados adequados à essa compreensão. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa empírica, exploratória e descritiva realizada por estudo multicaso com três das principais companhias aéreas brasileiras, permitindo uma investigação para levantar as características significantes e holísticas dos indicadores de inovação aplicados aos modelos de negócios adotados no transporte aéreo. Os resultados demonstram a busca por rupturas do paradigma relacionado à dicotomia dos modelos tradicionais low-cost e full-service em direção à modelos de negócios híbridos, sendo perceptível a necessidade de um modelo de negócio que mantenha um equilíbrio entre os serviços oferecidos, porém, sem grandes inovações identificadas pela proposição de valor ofertada. Conclui-se que, nas companhias brasileiras a inovação nos modelos de negócios ocorre de forma linear conforme exemplos destacados pelas companhias que, pela percepção das próprias empresas, as mudanças internas nos modelos de negócios são consideradas grandes inovações organizacionais, porém, não se evidencia nos resultados grandes inovações externas para o mercado proporcionada pelos modelos de negócios adotados em um panorama comparativo entre tais companhias.

Orientador: Prof. Dr. Mauro Caetano de Souza

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JESSICA TRAGUETTO SILVA

Título: Instrumento de apoio ao planejamento da inovação em combustíveis ecoeficientes para a aviação

Resumo:  Prevê-se que nos próximos vinte anos o transporte aéreo apresentará um crescimento de quase o dobro da taxa de crescimento do PIB mundial. Projeta-se que enquanto nesse período o PIB crescerá 3,2%, o tráfego aéreo e de passageiros apresentará o crescimento médio de 5%. Essa expansão acelerada do setor tem causado algumas consequências negativas, como o aumento significativo das emissões de dióxido de carbono. A indústria da aviação já se comprometeu na mudança desse cenário e a meta é reduzir pela metade as emissões de CO2 até 2050. Para o alcance dessa meta, torna-se necessário o planejamento de combustíveis ecoeficientes para a aviação que minimizem os impactos negativos, como no caso da substituição de combustíveis fósseis por combustível extraídos a partir de recursos renováveis, o que permite a redução em até 80% das emissões de CO2. A identificação de alternativas que permitam essa substituição tem sido realizada em diferentes grupos de pesquisa, porém, percebe-se que o planejamento das inovações tem sido realizado de modo não integrado e ainda a literatura relacionada negligencia elementos relacionados à gestão da inovação, especialmente ao planjeamento. Nesse sentido, o presente estudo busca preencher essa lacuna teórica e busca contribuir com esse tema através da proposição de um método teórico que oriente a inovação nesse setor. A partir de características de instrumentos de apoio ao planejamento da inovação de destaque na literatura elaborou-se o método de planejamento proposto, identificado como MEPICE. Para a verificação se o método seria considerado aplicável ao contexto a que se destina, o de planejamento da inovação em combustíveis ecoeficientes, utilizou-se a metodologia Delphi. O resultado obtido demonstra a viabilidade do MEPICE e as sugestões dos especialistas foram utilizadas no sentido de aprimorá-lo.

Orientador: Prof. Dr. Mauro Caetano de Souza

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LUCIANA PADOVEZ CUALHETA 

Título: Processo de desenvolvimento de um novo serviço - atividades críticas para o setor de transporte aéreo.

Resumo: O setor de serviços de transporte aéreo é altamente relevante para a economia global e tem crescido cerca de seis vezes mais que o PIB mundial nos últimos anos. Apesar disso, o setor não tem sido capaz de gerar a rentabilidade desejada devido aos altos custos e a incapacidade de entregar um serviço diferenciado ao cliente. Nesse contexto, a inovação em serviços tornase prioritária. O presente estudo teve como objetivo identificar quais são as principais práticas do processo de desenvolvimento de um novo serviço (PDNS) para empresas do setor de transporte aéreo. Para tanto, são identificadas as práticas de PDNS propostas na literatura, que compõem um modelo conceitual. Através da condução de estudos de casos múltiplos e da comparação dos seus resultados com a literatura, identificou-se que dez dessas práticas são recorrentes para as empresas do setor de transporte aéreo, sendo elas a análise do ambiente externo, análise da capacidade financeira da empresa, a criação de atividades de suporte, a definição do preço do novo serviço, o treinamento dos funcionários, a adaptação da estrutura física da empresa, a divulgação do novo serviço, evidenciação dos benefícios do novo serviço para o cliente, a obtenção de feedback dos clientes e a comparação dos custos realizados versus o planejado. Sugere-se que pesquisas futuras busquem compreender como e porque cada uma dessas práticas é realizada, ampliando a compreensão acerca do assunto.

Orientador: Prof. Dr. Mauro Caetano de Souza

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