Dissertações Defendidas
EDY LAWSON SILVA SANTOS
Título: Relações raciais e empreendedorismo: um estudo sobre negros empreendedores na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Resumo: O objetivo de pesquisa neste trabalho é compreender as influências raciais na constituição de empreendimentos por negros na região metropolitana do Rio de Janeiro. A escolha em trabalhar com a articulação destas duas categorias teóricas, raça e empreendedorismo, decorreu da lacuna teórica e empírica de pesquisas existente na área de Administração quando a temática é a proposta nesse trabalho. Apesar do empreendedorismo ter se consolidado no campo da Administração em termos de área de estudo, o tema raça ainda é pouco explorado no país nas pesquisas desenvolvidas nessa área. Sendo assim, nesse estudo, a contribuição teórica que apresento é discutir os efeitos da constituição das relações raciais no processo empreendedor realizado por negros no Brasil. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores. Os resultados da pesquisa foram analisados com a técnica de análise interpretativa para análise qualitativa em estudos que possuem base empírica, visando a identificação de categorias conceituais que possibilitem a compreensão sobre como a raça tem relação com o empreendedorismo no Brasil. Para a categorização foi feita de acordo com o modelo de processo empreendedor de Baron e Shane (2015). Foram entrevistados nove empreendedores negros com diferentes negócios na região metropolitana do Rio de Janeiro. As entrevistas colheram as percepções de cada entrevistado sobre raça, empreendedorismo e um pouco da história de vida de cada um. Essas entrevistas, somadas às experiências e percepções do pesquisador e seus registros comporam a parte empírica do estudo. Como resultado o estudo apresenta que a construção de raça e o “lugar” do negro possuem grande impacto na vida e no empreendimento de cada um dos entrevistados, na motivação, na identificação do negócio e no significado do próprio trabalho.
Abstract: This research aims at understanding the racial influences in the constitution of enterprises by black people in the metropolitan region of Rio de Janeiro. It is our intention to approach these two theoretical categories, race and entrepreneurship, due the theoretical and empirical gap of existing research in the Business Administration area concerning the proposed topic. Although entrepreneurship has consolidated itself as a research area in the field of Business Administration studies, race, as theme, is still unexplored by the investigations developed in this area. In this study, I present as a theoretical contribution a discussion on the effects of race in the constitution of entrepreneurial processes conducted by black people in Brazil. The qualitative research was conducted through half-structured interviews with entrepreneurs. The research results were analyzed under the technique of interpretive analysis for qualitative research for studies that have empirical basis, aiming to identify conceptual categories that enable understanding of how race can be related with entrepreneurship in Brazil. The categorization was made according to the entrepreneurial process model proposed by Baron and Shane (2015). Nine black entrepreneurs were interviewed. These entrepreneurs run different businesses in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The interviews have collected the perceptions of each respondent about race, entrepreneurship and a bit of their life stories. These interviews, in addition to the researcher's experiences and perceptions and his records, composed the empirical part of the study. As a result, the study shows that the construction of race and the "place" of black people have great impact on the life and in the enterprise of each respondent, in motivation, in the identification of the business opportunity and in the meaning of their own work.
Orientadora: Professora Josiane da Silva Oliveira
Banca examinadora: Professora Juliana Cristina Teixeira (UFES), Professora Marina Dantas de Figueiredo (UNIFOR).
Data da defesa: 6 de dezembro de 2017
Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8527.
DANIEL DO PRADO PAGOTTO
Título: Formas de capital, capacidade inovadora e inovação em empresas nascentes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar, ao longo do processo de criação de empresas, a influência da composição de diferentes formas de capital na variação de capacidade inovadora e, em seguida, desta na inovação. Para cumprir este objetivo, foi utilizada a base de dados em painel Panel Study of Entrepreneurship Dynamics (PSED) com um corte de apenas empreendedores sem equipes. O desenho da pesquisa foi dividido em dois modelos. No primeiro, as variáveis independentes consideradas foram formas de capital enquanto a variável dependente foi a variação da capacidade inovadora. Em seguida, para o segundo modelo, a capacidade inovadora tornou-se a variável preditora enquanto a inovação foi utilizada como variável resposta. A partir disso, foram realizados testes de regressão múltipla. Considerando os resultados, foi possível identificar que o grau de escolaridade, o capital social físico e as finanças pessoais são recursos que impactam na variação positiva da capacidade inovadora. Em seguida, com base no segundo modelo, observou-se que a capacidade inovadora impacta a inovação nas empresas nascentes.
Abstract: This research identifies, along the process of venture creation, the relationship of different forms of capital on innovation capability’s variation and, further, the impact of the latter on innovation. In order to achieve this goal, the Panel Study of Entrepreneurship Dynamics (PSED) was used, considering only solo entrepreneurs. The research design was split in two models. In the first one, different forms of capital – financial, human and social – were used as independent variables while the variation of innovation capability was considered the dependent variable. In the second model, innovation capability’s variation becomes the predictor variable and innovation turn into response variable. Multiple linear regressions were conducted to test both models. Results showed that formal education, physical social capital and personal finances are resources that positively impact innovation capability’s variation. Furthermore, the second model presented a positive and significant relationship between the innovation capability and innovation of nascent entrepreneurs.
Orientador: Prof. Cândido Vieira Borges Junior
Banca Examinadora: Professor Marcos Inácio Severo de Almeida (UFG) e Valmir Emil Hoffmann (UnB)
Data da defesa: 31 de maio de 2017
Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8084.
ALESSANDRO PIRES DE CARVALHO
Título: Fatores institucionais associados à evasão na educação superior
Resumo: A evasão é um dos gargalos a ser superado pela educação em seus diversos estágios, de modo especial na Educação Superior, onde as Instituições de Ensino sofrem com as perdas constantes de alunos. Com o intuito de entender melhor esse fenômeno, esta pesquisa teve como objetivo descrever os fatores institucionais a ele associados, utilizando como referência normativa o conceito de evasão da Comissão Especial de Estudos da Andifes, que entende como evadido qualquer aluno que saia definitivamente do curso de origem sem, portanto, concluí-lo. A pesquisa foi realizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, que possui quatorze campus em diversas cidades do estado. Foram utilizados os microdados do Censo da Educação Superior, no período de 2010 a 2014, sendo eles analisados utilizando mecanismos da Estatística Descritiva. Como resultado, observou-se que diversos fatores institucionais citados na literatura com relação à taxa de evasão não influenciavam significativamente na evasão na instituição de ensino analisada, como é o caso, por exemplo, do turno de oferta e duração do curso. A taxa média de evasão por curso encontrada no estudo é bastante flutuante, chegando a ser muito díspares os valores entre o curso com menor e o com maior taxa de evasão, 8% e 42%, respectivamente. Na instituição analisada, há políticas educacionais que contribuem – ou pelo menos deveriam contribuir – para a permanência do aluno no curso. O aspecto do suporte pedagógico mais evidente na instituição é o programa de monitoria, que auxilia os alunos com mais dificuldade em algumas disciplinas do curso. A avaliação institucional permite que tanto a comunidade interna quanto a externa contribua, de forma a permitir que a instituição consiga visualizar possíveis gargalos que afetam a administração. Por outro lado, ao analisar a evasão média anual dessa Instituição no período, nota-se que ela segue um padrão de similaridade.
Abstract: Dropout is one of the bottlenecks to be overcome by education in its various stages, especially in Higher Education, in which the Educational Institutions suffer from the constant losses of students. In order to better understand this phenomenon, this research aimed to describe the institutional factors associated with it, using as normative reference the concept of evasion of the Special Study Committee of ANDIFES, which defines as evade any student who definitively leaves the original course without, therefore, concluding it. The research was carried out within the framework of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, which has fourteen campuses in several cities of the state. The microdata of the Higher Education Census, in the period from 2010 to 2014, were used and analyzed using Descriptive Statistics mechanisms. As a result, it was observed that several institutional factors mentioned in the literature regarding the dropout rate did not significantly influence evasion in the analyzed educational institution, such as the course shift and duration. The average dropout rate per course found in the study is quite floating, with the values between the lowest and the highest evasion rates being very different, 8% and 42%, respectively. In the analyzed institution, there are educational policies that contribute - or at least should contribute - to the permanence of the student in the course. The most evident pedagogical aspect of the institution is the monitoring program, which assists students with more difficulty in some course subjects. The institutional evaluation allows both the internal and external community to contribute, in order to allow the institution to identify possible bottlenecks affecting the administration. On the other hand, when analyzing the average annual evasion of this institution in the period, it is noted that it follows a pattern of similarity.
Orientador: Prof. Marcos de Moraes Souza
Data da defesa: 7 de julho de 2017
Banca examinadora: Profa. Gizele Geralda Parreira e Professor Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso.
Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7694.
ÉRICA DE AGUIAR BOTELHO
Título: Desaprendizagem organizacional em empresas graduadas
RESUMO: Este estudo teve por objetivo analisar como ocorre a desaprendizagem organizacional em empresas que foram graduadas após processo de incubação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, abrangendo horizonte temporal longitudinal retrospectivo. Adotou-se a estratégia de estudo de casos múltiplos, tendo sido selecionados seis casos. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, documentação e observações diretas. Perspectivas relacionadas às empresas e à incubadora foram consideradas. Para a análise dos dados, foi realizada análise de conteúdo. Foi adotado o software NVivo para suporte à condução da pesquisa. Com base na fundamentação teórica, foi elaborado um quadro de análise que especificou as abordagens que foram seguidas. Foi examinado como o contexto organizacional das empresas graduadas, que tiveram vínculo com Incubadora de Empresas de Universidade com atuação no setor de tecnologia, pode influenciar a desaprendizagem organizacional. Foram descritas mudanças nas rotinas organizacionais das empresas graduadas, tendo sido tratadas rotinas específicas, a partir dos processos de criação e desenvolvimento de novos negócios. Foi verificada a ocorrência de desaprendizagem organizacional, com predominância do descarte da rotina de elaboração ou atualização de plano de negócios. Foram identificados tipos de interação entre aprendizagem e desaprendizagem organizacional, constatando-se ocorrência de aprendizagem organizacional isolada em todas as rotinas examinadas e classificação de todas as situações de desaprendizagem organizacional como isolada. Assim, foi corroborada a distinção entre os dois processos. Não foram observadas situações de desaprendizagem organizacional precedendo tampouco ocorrendo simultaneamente à aprendizagem organizacional. Foi verificada reaprendizagem apenas na rotina de elaboração ou atualização de plano de negócios. Percebeu-se que não somente após a graduação, mas também durante o período de incubação, o contexto dessas empresas oferece oportunidades para o estudo da desaprendizagem organizacional. Proposições foram formuladas, tendo sido fundamentadas nas literaturas de incubação de empresas, processos de criação e desenvolvimento de novos negócios e desaprendizagem organizacional.
ABSTRACT: The aim of this study was to analyse how organizational unlearning occurs in ventures that have graduated from business incubation process. The research is exploratory, qualitative, with retrospective longitudinal time frame. A multiple case study was conducted, with the selection of six cases. Data was collected from semi-structured interviews, documentation and direct observations. Ventures and incubator perspectives were considered. Content analysis was taken. NVivo software was used to support the research. Based on theoretical backgrounds an analysis frame was elaborated in order to present the selected approaches. How organizational context of gradutated ventures that were bonded to a University Business Incubator in the technology sector can influence organizational unlearning was examined. Changes in organizational routines of graduated ventures were described, involving specific routines, from the new venture creation and development processes. Organizational unlearning was verified, predominantly in writing or updating business plan routine. Types of interplay between organizational learning and unlearning were identified. Isolated organizational learning was identified in every routine and all organizational unlearning situations were caracterized as isolated. Thus distinction between the two processes was corroborated. Situations where organizational unlearning precedes or occurs simultaneously to organizational learning were not observed. Relearning was verified only in writing or updating business plan routine. It was noticed that the context of these ventures offers opportunities for studying organizational unlearning not only after graduation but also during incubation period. Propositions were established based on venture incubation, new venture creation and development processes and organizational unlearning.
Orientador: Professora Maria Salete Batista Freitag
Texto completo: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6121
Defesa: 27 de abril de 2016
KARLA MENDONÇA DE ARAÚJO
Título: FCO rural nos municípios goianos: um estudo acerca de seus impactos socioambientais de 2008 a 2012.
RESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar o impacto do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no âmbito da agropecuária do estado de Goiás para a indução do crescimento dos municípios nos quais se inserem esse programa e, assim, sua contribuição para a redução das desigualdades regionais do Brasil. Os resultados empíricos apontam a importância do agronegócio para Goiás, além de explicitar a problemática da desigualdade regional. Os resultados estatísticos indicam que as variáveis analisadas (PIB, emprego, renda e produtividade) não apresentam relações significativas com o emprego do FCO Rural, ou seja, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste não apresentou relação significativa com o diferencial de crescimento econômico dos municípios onde está inserido.
ABSTRACT: The aim of this study is to analyze the impact of the Constitutional Fund of the Midwest Finance (FCO), more specifically in the Goiás State agriculture for the induction of the growth of the municipalities in which they operate this program, and thus their contribution to reducing regional inequalities in Brazil. The empirical results show the importance of agribusiness to Goiás as well as explains the issues of regional inequality as well as indicating that the variables (GDP, employment, income and productivity) no significant relationship with the employment of rural FCO, however, that is the Constitutional Fund of the Midwest Finance showed no significant relationship with the differential economic growth of the cities where it operates.
Orientador: Professor Paulo Scalco
Defesa: 26 de abril de 2016
ALEX DINIZ LOPES
Título: Financiamento de campanhas eleitorais e empréstimos do BNDES: lobby e interesses privados
RESUMO: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em diversos segmentos da economia brasileira. Nos últimos doze anos, uma das principais características da política econômica nacional foi o aumento da atuação do banco, com volumes de empréstimos crescentes e sua maior participação na economia brasileira. Embora parte dos recursos tenha-se dirigido a outros entes estatais, a maior fatia dos dispêndios, foi destinada a empresas privadas, seja em forma de operações de fusões e aquisições ou apoio a projetos de investimento, na maioria das vezes, com taxas de juros subsidiadas. Na lista das empresas que mais foram beneficiadas por empréstimos do banco figuram doadoras contumazes de campanhas eleitorais. A possível influência política sobre as decisões do BNDES é um aspecto bastante relevante, na medida em que se trata de uma empresa pública federal, cujos recursos provêm, essencialmente, de fundos públicos como o Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Tesouro Nacional, ou seja, com origem principalmente, nos tributos pagos pelo cidadão e empresas. O presente trabalho analisou a relação existente entre o financiamento de campanhas eleitorais e as operações de crédito do BNDES. Com o objetivo de entender a dinâmica existente entre as eleições e a política de crédito da estatal empregou-se o método de regressão com dados em painel, utilizando informações quantitativas relativas à: a) prestação de contas de campanhas eleitorais, disponíveis no sitio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral-TSE; e b) Lista de operações diretas e indiretas não automáticas do BNDES, disponível no Sitio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Os resultados demonstraram que as doações de campanha eleitoral destinadas a partidos coligados ao do presidente da república influenciam positivamente o montante dos empréstimos do BNDES, e que, por outro lado, as doações realizadas a partidos não coligados ao presidente, têm o efeito contrário. Nesta mesma linha, encontrou-se, também, evidências de que existe relação positiva entre a vitória do candidato destinatário das doações, notadamente para o cargo de deputado federal, e o acesso ao crédito do BNDES.
ABSTRACT: The National Bank for Economic and Social Development (BNDES) and one of the world's development banks and the main instrument of Federal Government long term investment and Financing in almost all the segments of the Brazilian economy. Last doze years, one of the main features of national economic policy was the increase in bank acting, of increasing loans and their greater participation in the Brazilian economy. While some of the resources have been directed one other state entities, the largest share of expenditures, was destined to private companies, in the form of fusions operations or support for investment Projects, most of the time, with interest rates subsidized. In list of companies that were more benefited by the Bank loans include contumacious donors of election campaigns. The possible political influence over the decisions of the BNDES is a very important aspect, in that it is a federal public company, its resources come mainly from public funds as FAT and the National Treasury, originating mainly in the taxes paid by citizens and businesses. This study analyzed the relationship between the financing of election campaigns and the BNDES credit operations. In order to understand the dynamics between the elections and the state of the credit policy we used the regression method with panel data, using quantitative information on: a) provision of election campaigns accounts available in the electronic site of Election-TSE Superior Court; and b) List of direct and indirect operations not automatic BNDES, available on the Site of the National Bank for Economic and Social Development. The results showed that the donations campaign designed to related parties the president of the republic positively influence the BNDES loans and, on the other hand, the donations the opposition parties have the opposite effect. In this same vein, it was found also evidence that there is a positive relationship between the victory of candidate recipient of donations, especially for the post of federal deputy, and access to BNDES credit.
Texto completo: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5907.
Orientador: Professor Paulo Scalco
Defesa: 20 de abril de 2016
MARCOS LINHARES GOES
Título: Avaliação dos impactos de um programa de mobilidade acadêmica internacional: o caso Brasil-França, ao nível de Graduação em Ciências Agrárias
RESUMO: A internacionalização do ensino superior refere-se ao aumento de interligações entre os sistemas nacionais de educação, em que o envio e o recebimento de estudantes, docentes e funcionários técnico- administrativos é um dos componentes essenciais. Neste contexto, o presente estudo visa avaliar o programa de mobilidade acadêmica internacional CAPESBRAFAGRI, de 2006 a 2014, contido na política pública de internacionalização do ensino superior Parcerias Universitárias Binacionais. O estudo parte de documentos normatizadores da CAPES e da UFG e do mapeamento de processos que descrevem as ações do programa BRAFAGRI: financiamento, cursos de graduação elegíveis, seleção, envio e retorno dos estudantes e avaliação das atividades executadas. Para mensurar o desempenho acadêmico durante o período de mobilidade, foram coletados dados sobre disciplinas cursadas, aprovadas e aproveitadas nos processos acadêmicos e para mensurar as percepções dos estudantes sobre a mobilidade acadêmica internacional e tendência de empregabilidade, foi submetido aos estudantes um questionário estruturado. Por meio dos documentos e do mapeamento de processos foi descrito o ciclo de política pública do programa em que foram identificados: os atores, as atividades, as arenas e o ambiente institucional. As informações dos processos acadêmicos mostraram que a quantidade de vagas ofertadas para mobilidade acadêmica em instituições francesas é maior do que a demanda; os estudantes foram aprovados em 70% das disciplinas cursadas, porém, apenas 50% dessas disciplinas são aproveitadas no núcleo específico das estruturas curriculares dos cursos de origem; o curso de Engenharia de Alimentos é o que tem maior probabilidade para celebrar duplo-diploma. Os dados sobre as percepções dos estudantes mostram que: a mobilidade acadêmica internacional foi muito importante para a formação profissional e para empregabilidade; a expectativa sobre a mobilidade foi satisfeita; o ensino de línguas e interculturalidade são melhores nas instituições de ensino superior francês; o baixo conhecimento anterior sobre idiomas estrangeiros dificultou a execução de atividades acadêmicas e integração social. A política de internacionalização do ensino superior direcionada aos estudantes de graduação preenche uma lacuna, ao proporcionar aos estudantes brasileiros, inclusive os de baixa renda, cursar disciplinas e realizar estágios em diversos países, o que contribuiu com a melhoria da formação do estudante e incremento da internacionalização das universidades brasileiras. Estudos que adotem a metodologia desenvolvida nesse trabalho podem ser feitos em outros programas que compõem a política Parceria Universitária Binacional da Capes. Como contribuição ao entendimento sobre internacionalização do ensino superior, sugerem-se outros estudos sobre o posicionamento estratégico da internacionalização do estudo superior nos planejamentos estratégicos das universidades, estudos comparativos de estratégias e resultados entre as políticas de internacionalização feitas no Brasil e em outros países.
ABSTRACT: The internationalization of higher education refers to the increasing interconnections among national education systems, in which the sending and receiving of students, professors and technical-administrative staff is an essential component. In this context, the present study aims at assessing the international academic mobility program CAPES-BRAFAGRI, from 2006 to 2014, contained in the public policy of internationalization of higher education Binational University Partnerships. The study takes as starting point regulatory documents from CAPES and from UFG and processes mapping that describe the actions of BRAFAGRI program: funding, eligible undergraduate courses, selection, sending and receiving of students and evaluation of the activities performed. To measure the academic performance during the mobility period, were collected data on the studied subjects, approved and utilized in academic processes and, to measure the students perceptions on international academic mobility and employability trend, was submitted to them a structured questionnaire. Through documents and mapping processes it was described the public policy cycle of the program in which were identified: the actors, the activities, the arenas and the institutional environment. Academic processes information have showed that the number of vacancies offered for academic mobility in French institutions is larger than the demand; students have been approved in 70% of subjects taken, however, only 50% of these disciplines are utilized in specific core of the curriculum structures from original courses; Engineering Food is most likely to celebrate double University Degree. Data on students perceptions have shown: international academic mobility was very important for University Graduation and then employability; the expectation of mobility has been satisfied; language teaching and interculturalism are better in French higher education institutions; few previous foreign languages knowledge hindered the implementation of academic and social integration activities. The internationalization policy of higher education directed to undergraduate students fills a gap by providing to Brazilian students, including low-income, take courses and perform stages in different countries, which contributed to the improvement of student graduation and increased internationalization of Brazilian universities. Studies to adopt the methodology developed in this work can be done in other programs that make up the policy of Capes Binational University Partnerships. As a contribution to the understanding of internationalization of higher education, we suggest further studies on the strategic positioning of the internationalization of higher education in the strategic plans of universities, comparative studies of strategies and outcomes among internationalization of policies made in Brazil and in other countries.
Texto completo: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5728.
Orientadora: Professora Estela Najberg
Defesa:6 de abril de 2016
BRUNO ALENCAR PEREIRA
Título: Caracterização da inovação em modelos de negócios: aplicações no transporte aéreo
RESUMO: No setor do transporte aéreo, especialmente nas companhias aéreas, a inovação nos modelos de negócios pode contribuir para a criação de valor, vantagem competitiva e lucratividade com novas possibilidades de atuação no setor. A pesquisa proposta teve por objetivo identificar os modelos de negócios adotados pelas companhias aéreas brasileiras e caracterizar como a inovação ocorre para a criação de valor, vantagem competitiva e lucratividade nos modelos aplicados ao setor, com a identificação e aplicação de indicadores ainda não explorados adequados à essa compreensão. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa empírica, exploratória e descritiva realizada por estudo multicaso com três das principais companhias aéreas brasileiras, permitindo uma investigação para levantar as características significantes e holísticas dos indicadores de inovação aplicados aos modelos de negócios adotados no transporte aéreo. Os resultados demonstram a busca por rupturas do paradigma relacionado à dicotomia dos modelos tradicionais low-cost e full-service em direção à modelos de negócios híbridos, sendo perceptível a necessidade de um modelo de negócio que mantenha um equilíbrio entre os serviços oferecidos, porém, sem grandes inovações identificadas pela proposição de valor ofertada. Conclui-se que, nas companhias brasileiras a inovação nos modelos de negócios ocorre de forma linear conforme exemplos destacados pelas companhias que, pela percepção das próprias empresas, as mudanças internas nos modelos de negócios são consideradas grandes inovações organizacionais, porém, não se evidencia nos resultados grandes inovações externas para o mercado proporcionada pelos modelos de negócios adotados em um panorama comparativo entre tais companhias.
ABSTRACT: In the air transport sector, especially in the airlines, innovation in business models can contribute to the creation of value, competitive advantage and profitability with new possibilities of action in the sector. The proposed research aims to identify the business models adopted by Brazilian airlines and characterize how innovation happens to create value, competitive advantage and profitability by models applied to the sector with the identification and implementation of appropriate indicators not yet exploited to this understanding. The methodology consisted of empirical, exploratory and descriptive research by multi case study with three of the main Brazilian airlines, allowing an investigation to raise significant and holistic characteristics of innovation indicators applied to the business models adopted in the sector. The results show the search paradigm breaks related to the dichotomy of the traditionals models low-cost and full-service toward hybrid business models and perceived the need for a business model that maintains a balance between the services offered, however, no major innovations identified by the supplied value proposition. The conclusion is that in the Brazilian airlines the innovation in business models occur linearly as examples highlighted by the companies, that the perception of them, internal changes in business models are considered major organizational innovations, however, there is no evidence results in large external innovations to the market provided by the business models adopted in a comparative panorama of such airlines.
Texto completo: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5575.
Orientador: Professor Mauro Caetano
Defesa: 7 de dezembro de 2015
ALTAIR CAMARGO FILHO
Título: Impacto das atividades de marketing realizadas nos primeiros anos do negócio em seu desempenho futuro.
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi analisar como o momento do início da realização de atividades de marketing nos primeiros anos de uma empresa impacta no seu desempenho futuro. Para atingir o objetivo foi utilizada a base de dados longitudinal do Panel Study of Entrepreneurial Dynamics (PSED), que consistiu na aplicação de questionários, via telefone, a 1214 empreendedores nascentes dos Estados Unidos entre os anos de 2005 e 2011. A análise de dados se deu por estatística descritiva e análise de regressão logística, em que as variáveis dependentes consideradas como desempenho foram a sobrevivência e a rentabilidade das empresas. Como variáveis independentes – atividades de marketing – foram consideradas o “diálogo com clientes”, “coleta de informações dos concorrentes”, e “execução de esforços promocionais”. Para a análise, foram relacionados o início da realização das atividades de marketing no primeiro e no segundo anos da empresa com o desempenho do negócio no segundo, terceiro e quarto anos. Como resultados, esta pesquisa mostra que ao longo do primeiro ano de funcionamento é o momento ótimo para que o empreendedor inicie diálogos com seus clientes, ou seja, que leva a empresa ao melhor desempenho nos anos subsequentes. Constatou-se que a execução de esforços promocionais logo no primeiro ano também leva a resultados positivos para o negócio, mas não foram encontrados resultados conclusivos sobre o momento ótimo para realizar esta ação, bem como para coletar informações dos concorrentes.
ABSTRACT: This study aimed to analyze how the moment in which the venture starts using marketing activities in its early stages affects its future performance. In order to achieve this goal the Panel Study of Entrepreneurial Dynamics (PSED), which consisted of application of questionnaires, via telephone, to 1,214 new entrepreneurs from the United States between the years 2005 and 2011. The data analysis was done using descriptive statistics and logistic regression analysis in which the dependent variables considered as performance were the survival and profitability of companies. The independent variables, marketing activities, were “effort to talk with potential clients”; “effort to collect competitors information”, and “execution of promotional efforts”. For the analysis, it was related the beginning of realization of marketing activities in the first and second years with the new venture’s performance in the second, third and fourth years. Results show that the first year is the optimal time for entrepreneurs to start talking to consumers, that is, the moment that takes the company to perform better in subsequent years. The execution of promotional efforts in the first year also leads to positive results for business, but results regarding the optimal moment to develop this action and regarding the collection of information about competitors were inconclusive.
Texto completo: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5418.
Orientador: Prof. Cândido Borges
Defesa: 4 de dezembro de 2015
LUCIANA PADOVEZ CUALHETA
Título: Processo de desenvolvimento de um novo serviço: atividades críticas para o setor de transporte aéreo.
RESUMO: O setor de serviços de transporte aéreo é altamente relevante para a economia global e tem crescido cerca de seis vezes mais que o PIB mundial nos últimos anos. Apesar disso, o setor não tem sido capaz de gerar a rentabilidade desejada devido aos altos custos e a incapacidade de entregar um serviço diferenciado ao cliente. Nesse contexto, a inovação em serviços torna-se prioritária. O presente estudo teve como objetivo identificar quais são as principais práticas do processo de desenvolvimento de um novo serviço (PDNS) para empresas do setor de transporte aéreo. Para tanto, são identificadas as práticas de PDNS propostas na literatura, que compõem um modelo conceitual. Através da condução de estudos de casos múltiplos e da comparação dos seus resultados com a literatura, identificou-se que dez dessas práticas são recorrentes para as empresas do setor de transporte aéreo, sendo elas a análise do ambiente externo, análise da capacidade financeira da empresa, a criação de atividades de suporte, a definição do preço do novo serviço, o treinamento dos funcionários, a adaptação da estrutura física da empresa, a divulgação do novo serviço, evidenciação dos benefícios do novo serviço para o cliente, a obtenção de feedback dos clientes e a comparação dos custos realizados versus o planejado. Sugere-se que pesquisas futuras busquem compreender como e porque cada uma dessas práticas é realizada, ampliando a compreensão acerca do assunto.
ABSTRACT: The air transport sector is highly relevant to the global economy and has grown about six times the global GDP in recent years. Nevertheless, it has not been able to generate the desired profitability, due to high costs and the inability to deliver differentiated services to customers. In this context, innovation in services is a priority. This study aimed to identify what are the main practices in the new service development process (NSDP) for companies in the air transport industry. Several NSDP practices are identified in the literature which make up a conceptual model. By conducting multiple case studies and comparing the results with the literature, ten of those practices are found to be recurrent in the air transport industry. They are: analyzing the external environment, analysis of the financial capacity of the company, the creation of support activities, the new service price definition, employee training, adaptation of the physical structure, the disclosure of the new service, disclosure of the benefits of the new service for the customer, obtaining customer feedback and the comparison of actual costs versus planned costs. Future research should try to understand how and why those activities occur.
Texto completo: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5435.
Orientador: Professor Mauro Caetano
Defesa: 30 de novembro de 2015
JÉSSICA TRAGUETTO SILVA
Título: Instrumento de apoio ao planejamento da inovação em combustíveis ecoeficientes para a aviação.
RESUMO: Prevê-se que nos próximos vinte anos o transporte aéreo apresentará um crescimento de quase o dobro da taxa de crescimento do PIB mundial. Projeta-se que enquanto nesse período o PIB crescerá 3,2%, o tráfego aéreo e de passageiros apresentará o crescimento médio de 5%. Essa expansão acelerada do setor tem causado algumas consequências negativas, como o aumento significativo das emissões de dióxido de carbono. A indústria da aviação já se comprometeu na mudança desse cenário e a meta é reduzir pela metade as emissões de CO2 até 2050. Para o alcance dessa meta, torna-se necessário o planejamento de combustíveis ecoeficientes para a aviação que minimizem os impactos negativos, como no caso da substituição de combustíveis fósseis por combustível extraídos a partir de recursos renováveis, o que permite a redução em até 80% das emissões de CO2. A identificação de alternativas que permitam essa substituição tem sido realizada em diferentes grupos de pesquisa, porém, percebe-se que o planejamento das inovações tem sido realizado de modo não integrado e ainda a literatura relacionada negligencia elementos relacionados à gestão da inovação, especialmente ao planejamento. Nesse sentido, o presente estudo busca preencher essa lacuna teórica e busca contribuir com esse tema através da proposição de um método teórico que oriente a inovação nesse setor. A partir de características de instrumentos de apoio ao planejamento da inovação de destaque na literatura elaborou-se o método de planejamento proposto, identificado como MEPICE. Para a verificação se o método seria considerado aplicável ao contexto a que se destina, o de planejamento da inovação em combustíveis ecoeficientes, utilizou-se a metodologia Delphi. O resultado obtido demonstra a viabilidade do MEPICE e as sugestões dos especialistas foram utilizadas no sentido de aprimorá-lo.
ABSTRACT: It is anticipated that the next twenty years the air transport will present an increase of almost double the growth rate of world GDP. It is projected that while GDP will grow 3.2%, air and passenger traffic present the average growth 5%. This accelerated expansion of the sector has caused some negative consequences, such as the significant increase in carbon dioxide emissions. The aviation industry has already committed in changing this scenario and the target is to halve CO2 emissions by 2050. To achieve this goal, it is necessary to planning ecoefficient aviation fuel that minimize negative effects such as in the case of substitution of fossil fuels by fuel extracted from renewable resources, which allows the reduction by 80% of CO2 emissions. The identification of alternatives that allow this substitution has been carried out in different research groups, however, it is clear that the planning of innovation has been carried out not integrated manner and also the related literature neglects elements related to innovation management, especially planjeamento . In this sense, this study seeks to fill this theoretical gap and seeks to contribute to this issue by proposing a theoretical method that guides innovation in this sector. From characteristics of tools to support the outstanding innovation of planning in the literature was drawn up the proposed planning method, identified as MEPICE. To check if the method would be considered applicable to the context to which it is addressed, the planning of innovation in eco-efficient fuel, used the Delphi methodology. The result demonstrates the feasibility of MEPICE and suggestions of experts were used in order to improve it.
Texto completo: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5183.
Orientador: Professor Mauro Caetano
Defesa: 17 de novembro de 2015