O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Dissertações Defendidas - Turma 3 (2016)

ANA FLÁVIA CORDEIRO SOUZA DE ALMEIDA

Título: A articulação e a coordenação de políticas públicas de desenvolvimento regional: os encontros e desencontros na RIDE/DF

Resumo: A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) tem como principal foco o combate às assimetrias existentes no território brasileiro. Com este intuito e também com o de promover ações integradoras para promoção do desenvolvimento regional a PNDR, apresenta em seu texto a possibilidade de criação de regiões definidas como prioritárias para direcionarem a atuação dos governos e das superintendências de desenvolvimento existentes no Brasil. Com isso em de 4 de Maio de 2011, por meio do Decreto Nº 7.469, foi criada a “Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF)”, que delimita a participação do Distrito Federal, dos Estados de Goiás e Minas Gerais e 21 municípios, sendo 19 goianos e 2 mineiros. A RIDE/DF tem por fim, principal, buscar ações de integração para que objetivos comuns sejam alcançados em áreas compartilhadas e promover o desenvolvimento dos municípios vizinhos à capital federal, Brasília. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo analisar como as políticas públicas de desenvolvimento regional geradas no âmbito da RIDE/DF dão condições para o desenvolvimento regional. Adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso, com coleta de dados a partir de entrevistas semi-estruturadas, documentação da política e dados censitários. Para a análise dos dados, foi realizada análise de conteúdo com o apoio do software NVivo na investigação dos resultados e orientação na pesquisa. Com base na fundamentação teórica, foram criadas categorias de análise para caracterizar o estudo. Foi pesquisado o processo de elaboração da política pública da RIDE/DF (formulação, implementação e avaliação) e verificou-se que as ações no âmbito da RIDE/DF ocorrem de modo disjunto, com ausência de planejamento integrado, alta pulverização de gastos, suprimento de demandas pontuais, pouca (ou nenhuma) articulação em nível local e com concentração de recursos em determinados municípios. Concluiu-se que a desarticulação interfere negativamente nos processos de desenvolvimento regional na RIDE/DF, pois os municípios continuam a apresentar altas assimetrias quando comparados uns com os outros e esta desigualdade aumenta quando comparada ao Distrito Federal.

Abstract: The National Policy for Regional Development (PNDR) has as its main focus the combat against asymmetries in the Brazilian territory. In this way and also to promote integrated actions to regional development, the PNDR brings the possibility to create priority regions to head the government actions. Through the Decree nº 7.469/2011, the Integrated Development Region of the Federal District and Surroundings (RIDE/DF) was created and delimited the participation of the Federal District, the states of Goiás and Minas Gerais. The RIDE/DF has as a main goal the seek for integration actions to achieve common objectives in shared areas and promote the development of the municipalities around the national capital, Brasilia. Thus, this study sought to analyze how the public policies in the scope of the RIDE/DF brought the conditions for the regional development. In this case, as a research strategy, was adopted the data collection from semi-structured interviews, policy documentation and census data. The content analysis was performed with NVivo software, in the results investigation and research orientation. Based on the theoretical basis, categories of analysis were created to characterize the study. The process of elaborating the RIDE/DF (formulation, implementation and evaluation) was investigated and verified that the actions in the scope of the public policy occurred with non-integrated planning, high expenditure in specific demands, poor articulation at the local level and concentration of resources in some municipalities. It was concluded that the disarticulation interferes negatively in the regional development processes on the context of the RIDE/DF, as the municipalities continue with high asymmetries when compared with each other and the Federal District.

Orientador: Professor Vicente Soares da Rocha Ferreira (UFG)

Banca examinadora: Professora Daniela Rosim (UFG) e Professor João Mendes da Rocha Neto (UnB)

Data da defesa: 20 de abril de 2018

Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8415.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8415


BRUNO BATISTA DE CARVALHO LUZ

Título: Da legalidade à legitimidade: vozes em torno da reforma dos tribunais de contas brasileiros no período de 2000 a 2017

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar políticas culturais relacionadas ao debate em torno da reforma dos Tribunais de Contas Brasileiros (TCs). A pesquisa centrou-se em analisar como accounts de legitimidade e estratégias de enquadramento conduzidas por diferentes categorias de atores legais e não legais se manifestaram no debate acerca da reforma dos TCs brasileiros no período de 2000 a 2017. Nesse sentido, o debate sobre a reforma foi entendido como um campo de diálogo e discussão que, entre 2000 e 2017, permitiu a moldagem da legitimidade dos TCs, organizações de aplicação da lei responsáveis pelo controle de recursos públicos. No tocante ao desenvolvimento da pesquisa, em primeiro lugar, descreveu-se o processo de mobilização em torno da reforma. Em segundo lugar, analisou-se os argumentos centrais usados por diferentes categorias de atores. Em terceiro lugar, identificou-se, por meio dos accounts de legitimidade da reforma, os fatores de legitimidade emergentes e os enquadramentos do processo de mobilização. Foram utilizados dados documentais, como discursos parlamentares, audiências públicas, debates e notícias. Também foram utilizadas entrevistas com representantes das várias categorias de atores, incluindo corporações profissionais, mídia, academia, judiciário e sociedade civil organizada. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo com o apoio do software NVivo. Os resultados mostraram (i) uma centralidade de atuação das corporações profissionais tanto na mediação e tradução do debate, como no desenho de estratégicas de intervenção no campo legal; (ii) a identificação de fatores de legitimidade emergentes do debate que sinalizam para uma multidimensionalidade da legitimidade organizacional dos TCs; e (iii) a evidenciação de enquadramento do processo de mobilização em torno da reforma dos TCs sob três formas: como um processo legal associado à construção do significado legal, como um processo normativo associado à mudança de comportamento no nível interorganizacional e como um processo responsivo associado à integração entre grupos das esferas política e jurídica.

Abstract: The objective of this research was to investigate cultural policies related to the debate on the reform of Brazilian Audit Courts (TCs). The study focused on analyzing how accounts of legitimacy and framing strategies conducted by different categories of legal and non-legal actors manifested themselves in the debate on the reform of Brazilian TCs in the period from 2000 to 2017. In this sense, the debate on reform was understood as a field of dialogue and discussion that, between 2000 and 2017, allowed the shaping of the legitimacy of TCs, law enforcement organizations responsible for controlling public resources. With regard to the development of the research, first, the mobilization process on the reform was described. Second, the central arguments used by different categories of actors were analyzed. Third, through legitimacy accounts of the reform, the emerging legitimacy factors and the frameworks of the mobilization process were identified. Documentary data were used, such as parliamentary speeches, public hearings, debates and news. Interviews were also conducted with representatives of the various categories of actors, including professional corporations, media, academia, judiciary, and organized civil society. The data were analyzed using the content analysis technique with the support of NVivo software. The results showed (i) the centrality of professional corporations acting both in the mediation and the translation of the debate, and in the design of intervention strategies in the legal field; (ii) the identification of legitimacy factors emerging from the debate that signal a multidimensionality of the legitimacy of TCs; and (iii) evidence of the framework of the mobilization process on TC reform in three ways — as a legal process associated with the construction of legal meaning, as a normative process associated with behavior change at the interorganizational level, and as a responsive process integration between political and legal groups.

Orientador: Professor Marcos de Moraes Sousa (IGGoiano)

Banca examinadora: Professor Vicente da Rocha Soares Ferreira e Professor Edson Ronaldo Guarido Filho (UFPR)

Data da defesa: 4 de maio de 2018

Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8501.


DÁGMA THÁBATTA SUEYD DE FREITAS PEREIRA

Título: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS INCUBADAS

Resumo:  A fim de estudar a criação do conhecimento organizacional, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender os modos de criação do conhecimento nas experiências das empresas incubadas, durante o processo de incubação. Como objetivos específicos, a pesquisa pretendeu descrever e analisar o processo de incubação de empresas; evidenciar os modos de conversão do conhecimento mais recorrentes durante a incubação; caracterizar as experiências das empresas incubadas que influenciam na criação do conhecimento e contribuir para a reflexão dos empreendedores incubados sobre a preponderância da criação do conhecimento em suas práticas. A estratégia de estudo adotada foi a de múltiplos casos, onde selecionou-se seis casos. O levantamento dos dados se deu por meio da autoscopia, observação e questionário aplicados às empresas incubadas e à incubadora universitária de base tecnológica, considerando as perspectivas da criação do conhecimento nas empresas incubadas. A abordagem analítica adotada foi a qualitativa onde a interpretação e análise dos dados contou com auxílio do software MAXQDA Analytics Pro 2018 e de softwares auxiliares de rodagem e edição dos vídeos, escuta e transcrição das sessões reflexivas para a organização dos dados qualitativos quanto á extração, compilação e análise de informação dos elementos levantados. O estudo examinou a criação do conhecimento das empresas incubadas, cabendo explanar sobre o conhecimento organizacional e o processo de incubação, assim como utilizou-se como modelo de análise os quatro modos de conversão de conhecimento organizacional e as cinco condições promotoras de criação do conhecimento organizacional. Considerou-se examinar portanto de que forma as empresas incubadas criam o conhecimento durante o processo de incubação. Foram identificadas atividades ou ações cotidianas que configuram a existência de um ou mais modos de conversão do conhecimento organizacional dentro das empresas incubadas, bem como foram apontadas as experiências que contribuem para a criação do conhecimento organizacional considerando as cinco condições promotoras, além das cinco experiências preponderantes descobertas por este estudo que promovem a criação do conhecimento organizacional. Foi observado que as empresas incubadas passam por experiências de criação de conhecimento durante a incubação, e que muitas destas experiências estão relacionadas ao ambiente de incubação, sendo a incubadora um ba do conhecimento. Constatou-se ainda que ao refletirem sobre as ações que proporcionam a criação do conhecimento organizacional, os empreendedores acabam por ressignificar os sentidos das atividades que realizam, dando maior importância a elas. As conclusões do estudo ainda estimularam a verbalização sobre o uso do método autoscopia, que foi bem avaliado e conceituado como um método muito importante por levar à reflexão sobre as ações, o que permite a mensuração pessoal do estado de realização desta ação.

Abstract: In order to study the creation of organizational knowledge, this research had purpose to understand the ways of creating knowledge in the incubated companies' experiences during the incubation process. As specific objectives, the research aimed to describe and analyze the incubation process of companies; to demonstrate the most recurrent knowledge conversion modes during incubation; characterize the experiences of incubated companies that influence the creation of knowledge and contribute to the reflection of entrepreneurs incubated on the preponderance of knowledge creation in their practices. The study strategy adopted was that of multiple cases, where six cases were selected. The data collection was through the autoscopy, observation and questionnaire applied to the incubated companies and university incubator of technology-based, considering the perspectives of knowledge creation in incubated companies. The analytical approach adopted was the qualitative one where the interpretation and analysis of the data counted on the software MAXQDA Analytics Pro 2018 and auxiliary softwares of shooting and editing of videos, listening and transcription of reflexive sessions for the organization of qualitative data regarding the extraction, compilation and analysis of information of the elements raised. The study examined the creation of the knowledge of incubated companies, explaining the organizational knowledge and incubation process, as well as using as an analysis model the four ways of converting organizational knowledge and the five conditions promoting the creation of organizational knowledge. It was considered therefore to examine how the incubated companies create knowledge during the incubation process. It was identified activities or daily actions that configure the existence of one or more ways of converting organizational knowledge within incubated companies, as well as the experiences that contribute to the creation of organizational knowledge considering the five promoting conditions, besides the five prevailing experiences discovered by this study that promote the creation of organizational knowledge. It was observed that the incubated companies undergo experiences of knowledge creation during incubation, and that many of these experiments are related to the incubation environment, being the incubator a ba of knowledge. It was also observed that in reflecting on the actions that provide the creation of organizational knowledge, entrepreneurs end up re-meaning the meanings of the activities they perform, giving greater importance to them. The conclusions of the study also stimulated the verbalization about the use of the autoscopy method, which was well evaluated and conceptualized as a very important method by leading to reflection on the actions, which allows the personal measurement of the state of performance of this action.

Orientadora: Professora Maria Salete Batista Freitag

Banca examinadora: Professor Ricardo Messias Rossi (UFG) e Professora Denize Grzybovski (UPF)

Data da defesa: 30 de abril de 2018

Texto completo:


DAIANE LIMA DA SILVA

Título: Economia solidária e seu estágio de institucionalização: contribuições das políticas públicas

Resumo: Este trabalho teve por objetivo identificar e descrever a contribuição das políticas públicas para o processo de institucionalização do campo da economia solidária. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo e finalidade exploratória e descritiva. Adotou-se como estratégia de pesquisa casos múltiplos, e foram selecionados quatro casos para o estudo. O objeto de análise foram as políticas públicas estaduais de economia solidária. Para a coleta de dados recorreu-se à pesquisa documental e entrevistas. A pesquisa documental foi realizada em duas fases, anteriormente à pesquisa em campo e ao final da análise dos casos pesquisados. Os dados foram tratados com o auxílio do software NVivo, e a estratégia de análise foi a análise por meio de categorias analíticas. A escolha das categorias de análise foi feita a priori tendo como fundamento o referencial teórico. Foi examinada a implementação dos instrumentos instituídos pelas políticas públicas de economia solidária e como contribuíram para fomentar e apoiar os empreendimentos econômicos solidários. Primeiramente foram analisados e caraterizados os contextos de cada caso, identificando como a economia solidária estava presente na estrutura de cada estado, os programas voltados ao tema, a quantidade de pessoas envolvidas na implementação da política e os recursos orçamentais destinados a essas políticas. Depois foram identificados os instrumentos instituídos em lei e aqueles implementados com base nas principais áreas apontadas pela literatura que precisam de apoio do poder público, que são comercialização, apoio técnico, formalização, acesso ao crédito e ações intragovernamentais e com outros atores da política. Foram identificados nos quatro casos de análise ações e atividades desenvolvidas nessas cinco áreas. Foi possível constatar também que a prática das atividades públicas investigadas está em consonância com o quadro teórico a respeito da economia solidária. Conclui-se que dois casos possuem alto grau de implementação, por estarem proporcionando, por meio de suas ações, reconhecimento social e legitimação, e disseminando a cultura da economia solidária.

Abstract: This paper aimed to identify and describe the contribution of public policies to the process of institutionalization in the field of solidarity economy. It is a research of qualitative focus and exploratory and descriptive purpose. Multiple cases were adopted as a research strategy, and four cases were selected for the study. The object of analysis was the state public policies of solidarity economy. For data collection we used documentary research and interviews. The documentary research was carried out in two phases, prior to field research and at the end of the analysis of the researched cases. The data were treated with the aid of the NVivo software, and the analysis strategy was the analysis by means of analytical categories. The choice of categories of analysis was made a priori based on the theoretical framework. The implementation of the instruments instituted by the public policies of solidarity economy and how they have contributed to foment and support the solidary economic enterprises were examined. Firstly, the contexts of each case were analyzed and characterized, identifying how solidarity economy was present in the structure of each state, the programs related to the theme, the number of people involved in the implementation of the policy and the budgetary resources allocated to those policies. Then, instruments established by law and those implemented based on the main areas identified in the literature that need public support, such as commercialization, technical support, formalization, access to credit and intragovernmental actions and with other actors of the policy were identified. Actions and activities developed in these five areas were identified in the four cases of analysis. It was also possible to verify that the practice of the public activities investigated is in line with the theoretical framework regarding the solidarity economy. It is concluded that two cases have a high degree of implementation, because they are providing, through their actions, social recognition and legitimation, and disseminating the culture of solidarity economy.

Orientador: Professor Vicente da Rocha Soares Ferreira (UFG)

Banca examinadora: João Luiz Passador USP-RP) e Professor Genauto Carvalho de França Filho (UFBA)

Data da defesa: 30 de maio de 2018

Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8586.


GABRIEL DO CARMO YAMAMOTO

Título: Imigração como prática social: estratégias e táticas de organização dos imigrantes haitianos na região metropolitana de Goiânia, Goiás

Resumo: Nesta dissertação trabalhamos a imigração como prática social por meio de uma pesquisa empírica com imigrantes haitianos. Nosso objetivo foi compreender as práticas de organização dos imigrantes haitianos na região metropolitana de Goiânia, Goiás. Isso porque a prática social da imigração é a base de produção de processos organizativos, cuja construção de espaços e lugares se constitui a partir da mobilidade socioespacial dos sujeitos sociais. Para o desenvolvimento desse argumento teórico, nos respaldamos principalmente nos conceitos trabalhados por Michel de Certeau e Tim Cresswell sobre práticas e de imigração, respectivamente. A pesquisa de campo foi conduzida em comunidades haitianas estabelecidas na Região Metropolitana de Goiânia, que juntas contam com mais de 500 sujeitos provenientes do Haiti. Para produção de material empírico utilizamos as técnicas de história de vida e observação participante. As entrevistas contaram com roteiro semiestruturado. Os resultados obtidos foram analisados por meio da técnica interpretativa, sendo encontradas cinco práticas principais na organização de imigrantes haitianos: prática de caminho; prática econômica e de trabalho; prática de coabitação; prática de cuidado; e prática de religião. Como principais contribuições do trabalho pontuamos: 1) realização de aproximações de teorias da prática com as discussões sobre mobilidade socioespacial; 2) o entendimento da imigração como prática social; 3) aprofundamento da compreensão do processo imigratório/organizativo de sujeitos haitianos em terras brasileiras; e 4) discussão das políticas de recepção de imigrantes no contexto pesquisado.

Abstract: In this dissertation, we have worked on immigration as a social practice through empirical research with Haitian immigrants. Our objective was to understand the organization practices of Haitian immigrants in the Metropolitan Region of Goiânia, Goiás. This study is justified by the argument that social practice of immigration is a base of production of organizational processes, as well the construction of spaces and places is constituted from the socio-spatial mobility of social subjects. For the development of theoretical argument, we mainly focused on the concepts worked by Michel de Certeau and Tim Cresswell about practices and immigration, respectively. The empirical research was conduceted in the Metropolitan Region of Goiânia, which all the cities together have more than 500 subjects coming from Haiti. For the production of empirical material we used as tools the life history and participatory observation. The interviews had a semi-structured script. The results obtained were analyzed by means of the interpretative technique, being found five main practices in the organization of Haitian immigrants: practice of path; economic and labor practice; cohabitation practice; practice of care; and practice of religion. As the main contributions of the work we point out: 1) realization of approximations of practical theories with as discussions about socio-spatial mobility; 2) the understanding of immigration as a social practice; 3) deepening the understanding of the immigrant / organizational process of Haitian subjects in Brazilian lands; and 4) discussion of the reception policies of immigrants in the context researched.

Orientadora: Professora Josiane da Silva Oliveira (UEM)

Banca examinadora: Professora Letícia Dias Fantinel (UFES) e Professor Marcio Pascoal Cassandre (UEM)

Data da defesa: 11 de dezembro de 2017

Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8100.


GABRIELA DE ARAUJO ROMÃO

Título: Análise da formulação da política pública de saneamento básico em municípios goianos

Resumo: Esta pesquisa analisou a formulação da Política Pública de Saneamento Básico em municípios goianos, tendo como base o art. 9º da Lei nº 11.445/2007 e do art. 23º do Decreto de Regulamentação nº 7.217/2010, em que são apresentados sete preceitos necessários para o município formular e sancionar a sua Política Municipal de Saneamento. Considerando a importância de responder se a política foi formulada com base na lei federal, foram feitas três análises. A primeira, se os municípios pesquisados elaboraram os respectivos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB’s) fundamentados no conteúdo mínimo, que corresponde ao primeiro preceito exigido em lei. O segundo, se os outros seis preceitos também foram considerados e o terceiro, tratou de identificar quais foram os dificultadores na formulação da política, desde a elaboração do PMSB até a sanção da Lei Municipal de Saneamento. A estratégia utilizada nesta pesquisa foi o estudo comparativo de casos, tendo como foco de trabalho os municípios de Pontalina, Itapirapuã, Terezópolis de Goiás, Mossâmedes e Uirapuru. Para a coleta de dados, foram utilizados dados secundários e entrevistas semiestruturadas. O tratamento ocorreu mediante análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os cinco municípios formularam a sua Política Pública de Saneamento Básico respeitando a maior parte das exigências expostas nos sete preceitos da Lei Federal de Saneamento, isto é, os seus planos foram elaborados, quase que inteiramente, de acordo com o conteúdo mínimo e com os outros seis preceitos considerados. No que diz respeito aos dificultadores, os principais relatados pelos atores governamentais e não governamentais no processo de elaboração do PMSB foram: a) a não participação do município na formulação da Política Federal de Saneamento; b) corpo técnico não capacitado no município para elaborar o PMSB; c) a troca de gestão; entre outros. Em relação aos possíveis dificultadores após a conclusão do PMSB, cada município geriu o saneamento básico de maneira específica, ou seja, em Pontalina o plano foi engavetado, em Itapirapuã se priorizou a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e em Mossâmedes e Uirapuru, procurou-se angariar recursos financeiros. E no que diz respeito à sanção da Política Municipal de Saneamento, apenas os municípios de Mossâmedes e Uirapuru a instituíram.

Abstract: This research aimed to analyse the public policy formulation regarding basic sanitation in municipalities of Goiás, based on the 9th article of Law no. 11,445/2007 and the 23rd article of Regulatory Decree no. 7,217/2010, in which seven principles are considered to be necessary for the city to formulate and sanction its Municipal Sanitation Policy. Considering the importance of answering whether such public policy was formulated based on federal law, three analysis were performed: the first one aimed at answering if the surveyed municipalities elaborated their Municipal Basic Sanitation Plans (MBSPs) considering the minimum content, which corresponds to the first principle required by law; The second one further analysed whether the other six principles were also considered and the third attempted to identify which difficulties were prevalent when formulating such policy, from the drafting process of the MBSP to sanctioning the Municipal Sanitation Law. The undertaken strategy in the present research was the comparative cases study, focusing on the municipalities of Pontalina, Itapirapuã, Terezópolis de Goiás, Mossâmedes and Uirapuru. Secondary data and semistructured interviews were used to collect data; a content analysis was carried out in order analyse such data. From this, it was concluded that the five surveyed municipalities formulated their Public Policy on Basic Sanitation respecting most of the requirements previously set out in the seven principles stated in the Federal Sanitation Law, which means that their plans were elaborated almost entirely according to the minimum content and the other six considered principles. Regarding difficulties, the main barriers reported by the governmental and non-governmental actors throughout the MBSP elaboration process were: a) the municipality does not participate in the formulation of the Federal Sanitation Policy; b) lack of qualified technical staff to elaborate the MBSP; c) changes in management team; among others. In relation to possible obstacles after the conclusion of the MBSP formulation, each municipality managed the basic sanitation in a specific way. In Pontalina, the plan was shelved; in Itapirapuã, priority was given to the construction of Water Treatment Plant and Sewage Treatment Plant, whereas Mossâmedes and Uirapuru sought to raise financial resources. Additionally, with regards to sanctioning the Municipal Sanitation Policy, only the municipalities of Mossâmedes and Uirapuru have already instituted it.

Orientadora: Professora Estela Najberg (UFG)

Banca examinadora: Professor Vicente da Rocha Soares Ferreira (UFG), Professora Kátia Alcione Kopp (UFG) e Professor Valdir Machado Valadão Júnior (UFU)

Data da defesa: 18 de maio de 2018

Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8567.


JÉSSICA BORGES DE CARVALHO

Título: APRENDIZAGEM DO EMPREENDEDORISMO POR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA

Resumo: Este estudo teve como objetivo explicar como ocorre a aprendizagem do empreendedorismo por pessoas em situação de pobreza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, adotando a estratégia de estudo de casos múltiplos, onde investigou-se nove casos. Como método de coleta de dados realizou-se dez entrevistas com roteiros semiestruturados (um caso teve dois empreendedores) e observações diretas. Para análise utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo para dar suporte à organização dos dados da pesquisa. Com base nos resultados do estudo, verificou-se que o empreendedorismo em situação de pobreza está associado com desemprego, necessidade e informalidade, por sua vez, nem sempre está relacionado ao nível de escolaridade do empreendedor. A pesquisa adotou os seguintes modos de aprendizagem: experiências anteriores, observação, relacionamentos e ação. Identificou-se que a aprendizagem pelas experiências anteriores foi utilizada pelos quatro empreendedores que tiveram negócios anteriormente ou trabalharam no ramo de vendas; por sua vez, a aprendizagem pela observação e pelos relacionamentos foram melhores aproveitadas pelos outros seis participantes que não tiveram nenhum negócio anteriormente; a aprendizagem na ação foi utilizada por todos os empreendedores. A principal contribuição desta pesquisa para outros estudos foi propiciar discussões sobre a aprendizagem empreendedorismo em situação de pobreza, uma vez que o tema nesse contexto ainda é pouco explorado. Em relação às contribuições para a prática, a aprendizagem por meio de relacionamentos e observação são importantes modos de aprendizagem para os empreendedores que começaram em situação de pobreza e nunca tiveram experiência com criação de negócios anteriormente. Como limitação do estudo destaca-se o critério de seleção dos casos, a oscilação no tempo das entrevistas e não ter incluído o modo de aprendizagem formal. Sugere-se investigar em pesquisas futuras a relação de companheirismo entre os concorrentes que empreendem em situação de pobreza e a influência na aprendizagem.

Abstract: This study aims to explain how the entrepreneurship learning occurs by people in poverty situation. It is a qualitative research, adopting the strategy of multiple case study, where nine cases were investigated. The data collection was done by ten interviews with semi-structured script (one case had two entrepreneurs) and direct observation. To the analysis the content analysis technique was used, with the assistance of the NVivo software to support the organization of the research data. Based on the study results, it was verified that the entrepreneurship in poverty situation is associated with unemployment, necessity and informality, on the other hand, is not always associated to the education level of the entrepreneur. The research adopted the following forms of learning: preview experiences, observation, relationships and action. It was identified that the preview experiences learning was used by four entrepreneurs that had business before or worked in the same sales field; on the other hand, the observation and relationship learning were better used by the other six participants that have never had business before; the action learning was used by all entrepreneurs. The main contribution of this research to the other studies was to provide discussions about entrepreneurship learning in poverty situation since the theme in this context is almost not explored. Regarding to the practical contributions, the relationship and observation learning are important ways of learning to entrepreneurs that started in a poverty situation and have never had experience with business creation before. As a study limitation, it highlights the cases selection criteria, the time oscillation of the interviews and not have included the formal learning mode. It is suggested to investigate future researches regarding to the companionship among the competitors that undertake in poverty situation and the influence on learning.

Orientador: Professora Maria Salete Batista Freitag (UFG)

Banca examinadora: Professor Cândido Vieira Borges Junior (UFG) e Professora Rivanda Meira Teixeira (UFPB)

Darta da defesa: 26 de abril de 2018

Texto completo


LUANA PONTES TONDOLO

Título: Resultados da política do microempreendedor Individual (MEI) para os empreendedores de baixa renda

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os resultados da política do MEI para os empreendedores de baixa renda. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa. Adotou-se a estratégia de estudo de caso único, o município de Silvânia. Recorreu-se a entrevistas com roteiros semiestruturados em dois grupos: empreendedores e atores locais da política, e a documentação como fonte de dados. Para a análise dos dados, foi realizada análise de conteúdo e adotado o software NVivo para suporte à condução da análise. Os resultados da pesquisa evidenciam que no geral, os empreendedores tinham um negócio informal antes da formalização e tiveram como benefícios pela adesão ao MEI, acesso a novos mercados, melhora da relação com fornecedores, melhora na renda, cidadania, e os benefícios da previdência social. É possível concluir que os objetivos da política que criou o MEI, qual sejam, a formalização dos empreendedores, a inclusão social e a proteção previdenciária estão sendo alcançados. O MEI está proporcionando impactos positivos nos empreendedores, no negócio e na região.

Abstract: This paper aims to analyze the results of the MEI public policy on low-income entrepreneurs. It is an exploratory and descriptive study of qualitative nature. A single case study strategy was adopted: the city of Silvânia. It was called upon interviews with semi structured scripts in two groups: entrepreneurs and local policy actors, and, in addition, documents as data resource. A content analysis was conducted through the software NVivo. The results show that, altogether, entrepreneurs had an informal business before formalizing, and had benefits resulted from the accession to the MEI policy, such as new market access, better relations with suppliers, income improvement, citizenship and social security. It is possible to conclude that the objectives of the policy that made MEI possible, such as the entrepreneurs’ formalization, social inclusion and social protection are being achieved. The MEI is providing positive impact on entrepreneurs, businesses and the region.

Orientador: Professor Cândido Vieira Borges Junior (UFG)

Banca examinadora: Professor Vicente da Rocha Soares Ferreira (UFG) e Magnus Luiz Emmendoerfer (UFV)

Data da defesa: 26 de abril de 2018

Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8542.


LUCÉLIA ROCHA DA SILVA

Título: ANCORAGEM DOS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMO APERFEIÇOAMENTO DO CONTROLE SOCIAL

Resumo: Esta pesquisa se propôs a investigar junto a conselheiros, governo municipal e membros do Ministério Público de Goiás – MP-GO a ancoragem social e institucional dos conselhos de políticas públicas para o fortalecimento desses espaços formais de controle social. Pode-se conceituar ancoragem como a atuação dos conselhos apoiada na presença, participação e aprovação das pessoas e instituições – audiência – que seja capaz de equalizar as diferenças de poder relativas a questões econômicas, sociais, culturais, entre outras – abrangência. Neste caso, o controle social pode ser descrito como a participação das pessoas e instituições na gestão das políticas públicas. Trata-se de um estudo de múltiplos casos, longitudinal, de natureza qualitativa, baseada em triangulação, por meio da análise de conteúdo. Para realizar a triangulação foram utilizadas entrevistas, notas de campo de observação não participante e análise de documentos como leis, regimentos internos e atas dos conselhos. Os conselhos foram escolhidos pelo fato de terem participado de forma mais enfática de um trabalho de fortalecimento do controle social realizado pelo MP-GO. Dessa forma, a pesquisa identificou a presença de elementos formadores da ancoragem, quais sejam: audiência, abrangência e tendência política em sete casos, sendo cinco conselhos municipais de saúde e dois conselhos municipais de educação localizados no Estado de Goiás. Para suportar os resultados, o software NVivo foi adotado para contribuir com a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a audiência e abrangência são retratadas nas leis e nos regimentos internos de forma clara e bem definidas, contrastando com práticas que não são amparadas pelo ditame legal. Essas práticas não extrapolam a audiência e especialmente tensionam a abrangência que ainda requer evoluir para amparar a diversidade de atores envolvidos nas políticas públicas. Quanto à tendência política há clara valorização da capacidade de resposta e de aspectos voltados ao controle e fiscalização da política pública. Isso parece limitar a ancoragem, majoritariamente renegada quando se identifica a efetividade das ações desses conselhos, considerando o pouco que a mesma impactou ou foi impactada pelas realizações dos conselhos. A ancoragem parece não ter contribuído com a efetividade das ações e essas também não tiveram o fortalecimento da ancoragem como uma de suas vertentes.

Abstract: This research aimed to investigate amongst councilors, municipal government and members of the Public Prosecutor's Office of Goiás - MP-GO the social and institutional anchoring of public policy councils to strengthen these formal spaces of accountability. One can conceptualize anchoring as the actuation of the councils supported in the presence, participation and approval of the people and institutions – audience – which must be able to equalize the power differences related to economic, social, cultural issues, among others – reach. In this case, social accountability can be described as the participation of individuals and institutions in the management of public policies. It is a multiple case study, longitudinal, qualitative in nature, that through content analysis, based on triangulation. Interviews, field notes of non-participant observation and analysis of documents such as laws, internal regiments and council minutes were used to perform the triangulation. The councils were chosen because they participated more emphatically in a work to strengthen social control carried out by MP-GO. Thus, the research identified the presence of anchoring elements such as: audience, reach and political tendency in seven cases, five municipal councils of health and two municipal councils of education located in the State of Goiás. To support the results, NVivo software was used to contribute with the content analysis. The results demonstrated that the audience and reach are portrayed in the laws and internal regulations in a clear end well defined way, contrasting with practices that are not supported by the legal precepts. These practices do not extrapolate the audience and especially strain the reach that still needs to evolve to support the diversity of actors involved in the public policies. As for the political tendency, there is a clear appreciation of the responsiveness and aspects related to public policy control and oversight. This seems to limit the anchorage, mostly renegade when identifying the effectiveness of the actions of these councils, considering how little it impacted or was impacted by the council's achievements. The anchorage does not seem to have contributed to the effectiveness of the actions and these also did not have the strengthening of the anchorage as one of its aspects. 

Orientador: Professor Vicente da Rocha Soares Ferreira (UFG)

Banca examinadora: Professora Estela Najberg (UFG) e Professora Cláudia Souza Passador (USP)

Data da defesa: 28 de maio de 2018

Texto completo:


KAROLINE DE OLIVEIRA DIAS

Título: IDENTIFICAÇÃO DE RECURSOS ESTRATÉGICOS NA SOJICULTURA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS

Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar os recursos estratégicos presentes na produção de soja no estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de classificação básica e abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso, com casos múltiplos, ao todo 7 foram investigados. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas como fonte de dados primários e artigos de revistas comercias para os dados secundários. Para análise dos dados, foi realizada análise de conteúdo. Foi adotado o software Iramuteq para auxiliar à condução da pesquisa. Com base na fundamentação teórica, foi elaborado um quadro de análise que especificou as abordagens que foram seguidas. Foi examinado a presença de recursos estratégicos nas empresas agrícolas e se estes foram adquiridos ou desenvolvidos. Todos os principais recursos estratégicos encontrados foram descritos. A identificação dos recursos deuse dentro do contexto de produção da soja. Foi verificado que os principais recursos estratégicos em sua maioria são desenvolvidos, com predominância de recursos intangíveis. Foi identificado que para os produtores, os recursos estratégicos oferecem suporte às tomadas de decisão referente: a gestão e a comercialização. Todos os recursos estratégicos estão ligados ao conceito de organização e à influência do gestor. Identificou-se que os recursos estratégicos possuem alta integração entre si, na pesquisa integração foi nomeada como “integração mútua”. Esta integração entre recursos estratégicos a partir da presença da organização, reforçou o caráter VRIN dos recursos encontrados. A análise do material secundário apontou que os conteúdos das revistas comerciais do segmento pouco tratam sobre a gestão organizacional agrícola, o foco principal delas são fatores de manejo e gestão operacional. A análise do material das entrevistas com os produtores demonstrou que eles são cientes da necessidade de gestão organizacional, mesmo que de maneira não formalizada, para a boa condução do seu negócio. Deste modo foi possível atender aos objetivos da presente pesquisa. Nas considerações finais uma proposta de futuros estudos foi apresentada, tendo como objetivo a ampliação da análise dos recursos estratégicos.

Abstract: This research aimed to identify the strategic resources present in soybean production in the state of Goiás. This is an exploratory research, basic classification and qualitative approach. The method used was the case study, with multiple cases, in total 7 were investigated. Semistructured interviews were used as primary data source and commercial journal articles for secondary data. For data analysis, content analysis was performed. Iramuteq software was adopted to assist in conducting the research. Based on the theoretical basis, a framework of analysis was elaborated that specified the approaches that were followed. The presence of strategic resources in agricultural enterprises has been examined and whether these have been acquired or developed. All key strategic features have been described. The identification of the resources took place within the context of soybean production. It was verified that the main strategic resources are mostly developed, with a predominance of intangible resources. It was identified that for the producers, the strategic resources support decision making regarding: management and marketing. All strategic resources are linked to the concept of organization and the influence of the manager. It was identified that the strategic resources have high integration among each other, in the integration research was named as “mutual integration”. This integration between strategic resources from the presence of the organization reinforced the VRIN character of the found resources. The analysis of the secondary material indicated that the contents of the commercial magazines of segment little deal with the agricultural organizational management, the main focus of them are factor of technical and operational management. The material analysis of interviews with the producers showed that they are aware of the need for organizational management, even if not formally, for the good conduct of their business. In this way it was possible to meet the objective of the present research. In the final considerations, a proposal for future studies was presented, aiming to broaden the analysis of strategic resources.

Orientador: Professor Ricardo Messias Rossi (UFG)

Banca examinadora: Professor  Sérgio Henrique Barroca Costa(UFG) e Professor  Murilo Alvarenga Oliveira (UFF)

Data da defesa: 22 de março de 2018

Texto completo: 


MARIZÉLIA RIBEIRO DE SOUZA

Título: Quanto vale o show? O papel da profissionalização e do talento no rendimento do trabalho em atividades culturais no Brasil

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da profissionalização e do talento no mercado de trabalho em cultura no Brasil. Para tanto são extraídos dados do Censo 2010 e, os cursos selecionados são aqueles que aplicam uma prova de habilidades específicas, que compõem a lista de formação dos cursos de nível superior no Censo. Estes testes são utilizados como uma proxy para talento dos trabalhadores do campo cultural. Além da formação específica, existem outros fatores não observáveis que influenciam na inserção e numa melhora do rendimento de trabalhadores no segmento de cultura, dentre eles, o talento. Ao verificar os determinantes da probabilidade de que um trabalhador volte sua força laboral para atividades culturais, em tempo exclusivo ou parcial, ou demais atividades produtivas se observa que ter uma formação específica no setor cultural, tende a aumentar seus rendimentos, sendo esse efeito maior para aqueles que trabalham integralmente com atividades artísticas. Na presente dissertação, é utilizada uma decomposição de Oaxaca (1973), com intuito de mensurar essa variável.

Abstract: This paper aims to analyze the role of professionalization and the job market talent in culture in Brazil. Therefore, the data is obtained from 2010 Census and the selected courses are those that apply specific skills test, that composes the list of the upper level courses in the Census. These tests are used as a proxy to the talent of the cultural field workers. When verifying the probability determinants that a worker put its labor force to the cultural activities, in exclusive or partial time, or other productive activities, it is observed that having a specific degree on the cultural department tends to increase their incomes, especially to those who work entirely with artistic activities. In addition to the specific training, there are other factors that cannot be observed which influence the insertion and improves the income of the workers in the culture segment, such as the talent. In this paper, it is used an Oaxaca analysis (1973), with the aim to measure this variable. Therefore, the graduation courses in the culture field that require specific skills test are used as proxy.

Orientador: Professor Sandro Eduardo Monsueto (UFG)

Banca examinadora: Professora Estela Najberg (UFG) e Professora Sibelle Cornélio Diniz da Costa (UFMG)

Data da defesa: 26 de março de 2018

Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8455.


MILENA ALVES COSTA

Título: Impacto dinâmico da estratégia de marketing em dispositivos móveis no desempenho de uma empresa varejista

Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da estratégia de marketing em dispositivos móveis, por meio de divulgação promocional e publicitária em aplicativo agregador de ofertas e rede social, no desempenho da empresa, que será representado pela receita de vendas, lucro bruto e número de vendas. Para alcançar este objetivo, foram analisados os dados durante 91 dias, entre 01 de outubro de 2017 a 31 de dezembro de 2017, de um supermercado de médio porte, sua rede social e as visualizações do seu conteúdo em um aplicativo. A análise ocorreu por meio de modelagem de vetores autorregressiva, método que possui como instrumento de análise de resultados a geração da função impulso resposta, que nos fornecerá a elasticidade da estratégia em rede social e aplicativo no desempenho. Os resultados são: as visualizações do aplicativo possuem efeito direto no número de vendas, vendas totais e lucro bruto do supermercado. O alcance das postagens (variável relacionada à rede social), teve efeito apenas no aplicativo, o que demonstra impacto indireto no desempenho. Conclui-se que a integração dos canais de comunicação em dispositivos móveis possui impacto direto e indireto no desempenho do negócio, sendo alternativas viáveis para as empresas varejistas de médio porte realizarem investimentos em marketing.

Abstract: The aim of this paper was to analyze the impact of the marketing strategy in mobile devices, through promotional and advertising publicity in offers aggregator app and social media, in company performance, which will be represented by the sales revenue, gross profit and number of sales. To achieve this goal, the data was analyzed in 91 days, from October 1st to December 31st of 2017, of a midsize supermarket, its social media and the visualizations of its content in an app. The analyses happened by an autoregressive modeling, method that has as an analyses tool result the generation of the impulse response function, that will provide the strategies elasticity in social media and app in performance. The results are: the visualizations of the app have direct effect on the number of sales, total sales and gross profit of the supermarket. The reach of posts (variable regarding to the social media), had effect only on the app, which demonstrates indirect impact in performance. It can be concluded that the communication channels integration in mobiles devices have a direct and indirect impact on the business performance, being a practicable alternative to the midsize retail companies invest in marketing.

Orientador: Professor Marcos Inácio Severo de Almeida (UFG)

Banca examinadora: Professor Ricardo Limongi França Coelho (UFG) e Professor Valter Afonso Vieira (UEM)

Data da defesa: 30 de abril de 2018

Texto completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8502.


MARIANA TORRES UCHÔA

Título: A construção do capital social coletivo a partir do engajamento cívico e a confiança dos empreendedores: uma análise em regiões com elevados índices de pobreza.

Resumo: 

Abstract:

Orientador: Professor Cândido Vieira Borges Junior (UFG)

Banca examinadora: Professor Ricardo Limongi França Coelho (UFG) e Professora Glaucia Maria Vasconcellos Vale (PUC-Minas)

Data da defesa: 3 de maio de 2018

Texto completo:


MURILO MARQUES MENDONÇA

Título: EDUCAÇÃO GERENCIAL: A FORMAÇÃO DE GESTORES DE AGRONEGÓCIOS EM GOIÁS

Resumo: A educação gerencial é um campo de estudo que se tornou perceptível nos últimos quarenta anos, reconhecida como meio para formar pessoas e desenvolver nelas competências de gestão dentro das escolas de negócios. O agronegócio no estado de Goiás é o campo de aplicação deste estudo. A agropecuária brasileira é significativa para: a empregabilidade, a balança comercial e o PIB. As organizações do agronegócio são impactadas pelas mudanças tecnológicas que promovem eficiência e produtividade, mas em alguns casos não garantem a lucratividade. Este fato leva as pesssoas envolvidas na gestão a apresentarem carências, necessidades e demandas por conhecimentos e habilidades, pois novas tecnologias conduzem à desqualificação ou à redução destas habilidades (deskilling). A requalificação e o treinamento permitem a manutenção da atualização e dos níveis de ganho dessas pessoas, que trazem resultados para a administração das propriedades rurais, dos sistemas agroindustriais e da sustentabilidade. O conhecimento é uma capacidade estratégica que faz parte do patrimônio das empresas, conduz à vantagem competitiva e pode ser desenvolvido e enriquecido através de treinamento (FOJT, 1996). Para resolver parte deste desafio argumenta-se que gestores de agronegócios podem ser formados e qualificados em programas de MBA que facilitem o desenvolvimento de suas carreiras através de um ensino focado em práticas gerenciais, mas para isso é preciso que os programas considerem a reformulação dos currículos e métodos de ensino de seus programas. As questões de pesquisa são: Quais conhecimentos e habilidades são necessários aos gestores de agronegócios? Qual a estrutura curricular necessária para que programas de pós-graduação lato sensu em administração estratégica de agronegócios atendam essas necessidades, demandas e carências? Os métodos utilizados foram: revisão sistemática da literatura, pesquisa documental, entrevistas qualitativas, trajetória de vida profissional e observação direta, não participante. Considerouse cinco unidades de análise: conhecimentos, disciplinas, conteúdos, habilidades e métodos de ensino. A revisão sistemática compôs a análise bibliométrica de 57 artigos sobre o tema educação gerencial e administração estratégica. Os resultados desta revisão indicaram que os programas carecem de disciplinas e abordagens de questões globais, sustentabilidade, ética, responsabilidade social, governança corporativa e métodos de ensino experienciais que desenvolvam habilidades interpessoais. Poucos estudos discutem o projeto e o desenvolvimento de currículos para os programas de pós-graduação lato sensu alinhados às demandas dos negócios e à prática gerencial. Não há estudos que considerem a formação e qualificação de gestores de agronegócios. A análise documental, as entrevistas e observações permitiram identificar conjuntos de possibilidades de especialização em Gestão de Agronegócios. Recortes, ênfases e enfoques são dados pelos programas através de disciplinas e conteúdos específicos em diversas áreas como contabilidade, finanças, cooperativismo, associativismo, agricultura familiar e outros. Ao passo que existem lacunas relacionadas a habilidades e conhecimentos onde a educação é necessária (BERNON; MENA, 2013). Os resultados das entrevistas e observações mostram a impotância do networking, da experiência profissional de professores e estudantes no MBA e de disciplinas como gestão de pessoas, de custos e finanças. Também apresentam a importância da concepção do curso ser alinhada com a estrutura curricular. Argumenta-se que as estruturas curriculares dos programas de MBA em agronegócios sejam redefinidas, adaptadas e implementadas a partir das necessidades, demandas e carências dos gestores e dos agronegócios por conhecimentos e habilidades.

Abstract: Management education is a field of study that has become perceptible in the last forty years, recognized as a way to train people and develop management skills within business schools. Agribusiness in the state of Goiás is the field of application of this study. Brazilian agriculture is significant for: employability, a trade balance and GDP. As agribusiness organizations are impacted by technological changes that promote efficiency and productivity, but in some cases they do not guarantee profitability. This fact leads as people involved in the management of a company, needs and demands for knowledge and skills, as new technologies lead to disqualification or the reduction of skills (deskilling). A re-qualification and training, produces update which bring results to an administration of rural goods, agroindustrial systems and sustainability. Knowledge is a strategic platform that is part of corporate equity, leads to competitive advantage and can be developed and enriched through training (FOJT, 1996). To solve part of the challenge, credential managers can be trained and qualified in MBA programs that facilitate the development of their careers through social teaching in managerial practices, but for this they are programs that consider a reformulation of the curricula and teaching methods of their programs. The research questions are: What knowledge and skills are needed for agribusiness managers? What is a curricular structure for the implementation of graduate programs in strategic support of credit agencies, demands and needs? The methods used were: systematic review of the literature, documentary research, qualitative interviews, professional life trajectory and direct observation, non - participant. Consider five units of analysis: knowledge, disciplines, content, skills and teaching methods. A systematic review composed a bibliometric analysis of 57 articles on the subject of managerial education and strategic management. The results of this review indicate that programs are free of disciplines and approaches to global issues, sustainability, ethics, social responsibility, corporate governance, and experimental teaching methods that develop interpersonal skills. Few studies on the design and development of curricula for lato sensu graduate programs aligned to the demands of business and management practice. There are no studies that consider training and qualification of agribusiness managers. A documentary analysis, such as interviews and observations allowed to identify sets of possibilities of specialization in Agribusiness Management. Cuttings, emphases and approaches are given by programs through disciplines and specific content in various areas such as accounting, finance, cooperativism, associativism, family farming and others. While there are gaps related to skills and knowledge where education is needed (BERNON; MENA, 2013). The results of the interviews and observations show the impotence of networking, the professional experience of teachers and students in the MBA and disciplines such as people management, costs and finances. It also has a course design structure of an alliance with a curricular structure. It is argued that as curricular structures of agribusiness MBA programs are redefined, adapted and implemented from the needs, demands and needs of managers and investments for knowledge and skills.

Orientador: Professor Ricardo Messias Rossi (UFG)

Banca examinadora: Professora Maria Salete Batiosta Freitag (UFG) e Professor Marco Antonio Conejero (UFF)

Data da defesa: 27 de março de 2018

Texto completo:


UDINELLI ALVES SILVA SANTOS

Título: INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO COMO DETERMINANTE NO DESEMPENHO DO NEGÓCIO: UMA ANÁLISE NA INDÚSTRIA AEROESPACIAL E DE DEFESA NORTE-AMERICANA

Resumo: A inovação visa promover soluções e criar valor, sendo ainda reconhecida como uma importante ferramenta para a vantagem competitiva das firmas e por consequência, viabiliza o crescimento sustentável. Pesquisas anteriores sugerem que a partir da inovação, espera-se um positivo desempenho nas firmas. O presente estudo pretende caracterizar a influência da inovação como determinante em diferentes medidas de desempenho do negócio, considerando firmas da indústria aeroespacial e de defesa norteamericana. A influência da inovação sobre o desempenho das firmas foi analisada considerando nove hipóteses. Para a amostra, foram utilizadas dez firmas norteamericanas que apresentaram balanços patrimoniais nos últimos 30 anos na base de dados da Thomson Reuters Eikon. Para tal análise, utilizou-se modelos dinâmicos de regressão de efeito fixo para dados em painel balanceados, pretendendo captar relações dinâmicas, ao longo do tempo, das observações. Para aprofundar a averiguação, também foram geradas regressões para cada uma das firmas, visando verificar, caso a caso, a relação entre a inovação e desempenho. Os resultados da pesquisa mostram que com o modelo em painel, não é possível afirmar que há uma relação positiva entre inovação e desempenho, pois apenas uma hipótese foi suportada, porém, para a análise de cada firma, encontrou-se diferentes interações de relação.

Abstract: Innovation aims to promote solutions and create value. In that sense, innovation is regarded as an important tool for the competitive advantage of firms and therefore, enables sustainable growth. Previous research suggests that innovation enables positive performance. This study aims to portray the influence of innovation as a determinant of different measures of business performance, considering companies of aerospace and defense industry in the United Stated of America. The influence of innovation on the performance of firms was analyzed considering nine hypotheses. For the sample, ten US firms were used, considering those that showed balance sheets over the past 30 years and adopting the Thomson Reuters Eikon database for such sample. For the analyzes, were used dynamic models of regression for a balanced panel data, intending to capture dynamic relations, over time, of the observations. For further investigation, regressions for each firm were generated to analyze the relationship between innovation and performance in a case-by-case basis. The research results show that with the panel model, it is not possible to assert that there is a positive relationship between innovation and performance, because only one hypothesis was supported, however, for the analysis caseby-case, the firms showed different interactions.

Orientador: Professor Marcos Inácio Severo de Almeida (UFG)

Banca examinadora: Professor Ricardo Limongi França Coelho (UFG) e Professor Rafael Barreriros Porto (UnB)

Data da defesa:  26 de março de 2018

Texto completo: 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.