Pesquisa do PPGADM sobre Políticas Públicas na Guiné-Bissau é Premiada no XXVII ENGEMA

Pesquisa do PPGADM sobre Políticas Públicas na Guiné-Bissau é Premiada no XXVII ENGEMA

O trabalho intitulado "Políticas Públicas de Promoção Turística e Desenvolvimento Local e Sustentável: Um estudo de caso em Bolama/Bijagós - Guiné-Bissau" recebeu o prêmio de melhor trabalho do tema "Políticas Públicas para a Sustentabilidade" no XXVII ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.

O evento, realizado de forma híbrida na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2025, é um dos mais tradicionais fóruns de discussão sobre o caos global e os desafios da inovação para a sustentabilidade.

O estudo premiado é de autoria do egresso Agnelo Pinto e da Profª Estela Najberg. Este reconhecimento soma-se à recente trajetória de sucesso do PPGADM, que também celebrou o destaque de outros egressos em premiações científicas de prestígio, como o Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência.

A pesquisa em Bolama/Bijagós destaca-se por sua aplicação prática e relevância social, analisando como políticas públicas podem fomentar o turismo e o desenvolvimento sustentável em contextos locais desafiadores. A premiação no XXVII ENGEMA valida a qualidade da produção científica do programa e o empenho de seus docentes e discentes em produzir conhecimento que ultrapassa as fronteiras nacionais.

A vitória no tema de Políticas Públicas para a Sustentabilidade reforça o compromisso do PPGADM/UFG em investigar soluções para problemas contemporâneos complexos. Assim como o estudo premiado pela SBPC/GO sobre o engajamento ESG em empresas, o trabalho de Agnelo Pinto e Estela Najberg contribui para o fortalecimento da ciência aplicada, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a gestão pública e ambiental.